Entrar

Plano de aula de Literatura: 3ª Fase do Modernismo no Brasil

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: 3ª Fase do Modernismo no Brasil

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico do Brasil na 3ª Fase do Modernismo: Os alunos devem ser capazes de identificar os principais eventos e características históricas que influenciaram a produção literária da 3ª Fase do Modernismo. Isso inclui a Revolução de 1930, a Era Vargas, a Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra.

  2. Analisar e interpretar textos literários da 3ª Fase do Modernismo: Os alunos devem ser capazes de ler, compreender e interpretar os textos literários produzidos nesse período. Eles devem ser capazes de identificar os elementos que caracterizam essa fase, como o experimentalismo, a valorização do regionalismo e a crítica social.

  3. Relacionar a produção literária da 3ª Fase do Modernismo com o contexto histórico e social: Os alunos devem ser capazes de estabelecer conexões entre os textos literários e o contexto histórico e social em que foram produzidos. Eles devem entender como a literatura reflete e critica a realidade da época.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese: Ao preparar-se para a aula, os alunos serão incentivados a buscar informações sobre a 3ª Fase do Modernismo, a fim de aprofundar seu entendimento sobre o tema. Durante a aula, eles terão a oportunidade de sintetizar essas informações em discussões e atividades.

  • Estimular a expressão oral e escrita: As atividades em grupo e as discussões em classe proporcionarão aos alunos a oportunidade de praticar a expressão oral e escrita, essenciais para a comunicação eficaz e para a compreensão da literatura.

  • Promover o pensamento crítico: Ao estudar a literatura da 3ª Fase do Modernismo, os alunos serão desafiados a pensar criticamente sobre os textos, o contexto em que foram produzidos e as questões sociais e culturais que eles abordam.

O professor deve iniciar a aula apresentando esses Objetivos, para que os alunos saibam o que se espera deles e quais habilidades e conhecimentos eles irão desenvolver.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre o que foi estudado nas aulas anteriores, que incluem a 1ª e 2ª Fase do Modernismo no Brasil. Isso é essencial para que os alunos possam entender a evolução e as mudanças que ocorreram na literatura brasileira ao longo do tempo.

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira pode ser: "Como a literatura pode refletir e criticar a realidade de uma época?" e a segunda: "Como os eventos históricos podem influenciar a produção literária?" Estas perguntas servirão como base para a Introdução do tópico e para a discussão ao longo da aula.

  3. Contextualização: O professor deve destacar a importância do estudo da literatura para a compreensão da história e da cultura de um país. Ele pode mencionar como a literatura da 3ª Fase do Modernismo refletiu os desafios e as mudanças sociais e políticas do Brasil da época. Além disso, o professor pode mencionar como os temas e as técnicas literárias utilizados nesse período continuam a influenciar a literatura brasileira contemporânea.

  4. Introdução do tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre a 3ª Fase do Modernismo. A primeira é que essa fase foi marcada por um grande número de manifestações artísticas, não apenas na literatura, mas também na pintura, na música e no cinema. A segunda curiosidade é que, apesar de ser conhecida como a "Fase Pós-Modernista", a 3ª Fase do Modernismo introduziu muitas das técnicas e temas que são considerados característicos do Pós-Modernismo.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode começar a aula com a leitura de um trecho de um poema ou de um conto de um autor da 3ª Fase do Modernismo. Ele pode então desafiar os alunos a adivinhar de qual autor e de qual obra o texto foi retirado. Além disso, o professor pode trazer para a sala de aula exemplos de obras de arte, músicas ou filmes que foram criados durante a 3ª Fase do Modernismo, para que os alunos possam ver como a arte desse período dialoga e complementa a literatura.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-playing - "Uma Noite de Modernismo" (10 - 15 minutos)

    • Preparação: O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um envelope contendo uma breve descrição de um evento histórico importante da 3ª Fase do Modernismo, como a Revolução de 1930, a Era Vargas, a Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra. Os alunos terão alguns minutos para revisar o conteúdo do envelope e preparar-se para a atividade.

    • Descrição: Cada grupo será encarregado de "representar" seu evento histórico em uma festa de "Uma Noite de Modernismo". Eles devem pensar em como se vestiriam, como fariam sua maquiagem e penteado, que tipo de música e dança estariam populares na época, e quais seriam os tópicos de conversa comuns entre as pessoas nesse evento.

    • Execução: Após a preparação, cada grupo terá a oportunidade de "apresentar" seu evento histórico, descrevendo o cenário, as roupas, a música e os tópicos de conversa. Os outros grupos terão a chance de fazer perguntas e comentários.

    • Reflexão: Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão sobre como a literatura da 3ª Fase do Modernismo reflete esses eventos históricos. Os alunos devem ser incentivados a fazer conexões entre o que aprenderam na atividade e os textos literários que estudarão.

  2. Atividade de Pesquisa e Apresentação - "Autores da 3ª Fase do Modernismo" (10 - 15 minutos)

    • Preparação: O professor deve fornecer aos alunos uma lista de autores importantes da 3ª Fase do Modernismo, como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, entre outros. Cada grupo deve escolher um autor para pesquisar.

    • Pesquisa: Os alunos devem usar a internet ou a biblioteca da escola para pesquisar sobre a vida do autor, suas principais obras, as características de sua escrita e como ele foi influenciado pelo contexto histórico da 3ª Fase do Modernismo.

    • Apresentação: Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas para a turma. Eles podem usar slides, cartazes ou dramatizações para tornar a apresentação mais interessante.

    • Discussão: Após todas as apresentações, o professor deve facilitar uma discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os autores da 3ª Fase do Modernismo. Os alunos devem ser incentivados a fazer conexões entre as características da escrita dos autores e o contexto histórico em que eles escreveram.

  3. Atividade de Criação - "Um Poema para a 3ª Fase do Modernismo" (5 - 10 minutos)

    • Descrição: Após aprender sobre os eventos históricos e os autores da 3ª Fase do Modernismo, os alunos devem ser desafiados a criar um poema que reflita o espírito e as características dessa fase.

    • Execução: Os alunos devem trabalhar em seus grupos para criar o poema. Eles podem usar as informações que pesquisaram e as discussões que tiveram para inspirar a criação do poema.

    • Apresentação: Após terminarem de escrever o poema, cada grupo terá a oportunidade de apresentá-lo para a turma. Eles devem explicar a inspiração para o poema e destacar as características da 3ª Fase do Modernismo que tentaram incorporar.

    • Reflexão: Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão sobre os poemas. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre o processo de criação e sobre como a literatura pode ser uma forma de expressar ideias e sentimentos sobre a realidade.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos por grupo): Após a Conclusão das atividades, o professor deve organizar uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 4 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram em suas atividades. Durante as apresentações, o professor deve garantir que todos os alunos estejam envolvidos e ouvindo atentamente. As perguntas comuns que podem ser feitas em cada grupo durante a discussão são:

    • Qual foi o evento histórico que seu grupo recebeu e como ele influenciou a produção literária da 3ª Fase do Modernismo?
    • Quais foram os aspectos mais interessantes que vocês descobriram sobre o autor que pesquisaram?
    • Quais foram os principais desafios que enfrentaram ao criar o poema e como vocês lidaram com eles?
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma síntese das discussões, destacando as principais conexões entre as atividades práticas, a teoria apresentada e o contexto histórico. O professor deve enfatizar como as atividades ajudaram os alunos a compreender melhor o espírito e as características da 3ª Fase do Modernismo, e como a literatura pode refletir e criticar a realidade de uma época.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Eles podem fazer isso respondendo a perguntas como:

    1. Qual foi o conceito mais importante que aprendi hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como eu posso aplicar o que aprendi hoje em outras situações?

    O professor deve dar aos alunos um minuto para pensar sobre as respostas para essas perguntas. Em seguida, ele pode pedir a alguns voluntários para compartilhar suas reflexões com a turma.

  4. Feedback e Encerramento (2 minutos): Finalmente, o professor deve pedir feedback aos alunos sobre a aula, o que inclui o formato de aula invertida, as atividades práticas e a interação com os colegas. O professor deve encorajar os alunos a serem honestos em seu feedback, para que ele possa ajustar sua abordagem de ensino, se necessário. O professor deve agradecer aos alunos por sua participação e esforço, e reforçar a importância do estudo contínuo da literatura brasileira.

Este Retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitir que eles reflitam sobre o que aprenderam e como isso se conecta com o mundo real, e para que o professor avalie a eficácia de sua abordagem de ensino.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos discutidos na aula. Isso inclui o contexto histórico da 3ª Fase do Modernismo, as características da literatura desse período e a importância de entender como a literatura reflete e critica a realidade de uma época. O professor pode usar slides ou um quadro branco para destacar os principais pontos.

  2. Conexão de Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e o mundo real. Ele pode mencionar como as atividades de role-playing permitiram aos alunos vivenciar o contexto histórico da 3ª Fase do Modernismo, como a atividade de pesquisa e apresentação conectou os alunos com os autores dessa fase, e como a atividade de criação de poema permitiu aos alunos aplicar seus conhecimentos de uma forma prática e criativa.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor deve então sugerir materiais extras para os alunos que desejam se aprofundar mais no assunto. Isso pode incluir livros, artigos, documentários ou filmes que discutem a 3ª Fase do Modernismo. Além disso, o professor pode sugerir sites ou blogs de literatura que oferecem análises e discussões sobre os autores e as obras dessa fase.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a importância do estudo da 3ª Fase do Modernismo para os alunos. Ele pode explicar como o conhecimento sobre essa fase da literatura brasileira pode enriquecer sua compreensão da cultura e da história do Brasil, e como as habilidades de análise e interpretação de textos que eles desenvolveram durante a aula podem ser aplicadas em outras áreas de estudo e em suas vidas cotidianas. O professor deve encerrar a aula reforçando a importância do estudo contínuo da literatura e da busca pelo conhecimento.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies