Entrar

Plano de aula de Literatura: 3ª Fase do Modernismo no Brasil

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: 3ª Fase do Modernismo no Brasil

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introdução ao Modernismo Brasileiro: Entender o contexto histórico, social e cultural que deu origem ao Modernismo no Brasil, e como esse movimento influenciou e foi influenciado por outros movimentos artísticos e literários internacionais.

  2. Estudo Aprofundado sobre a 3ª Fase do Modernismo: Em particular, os alunos devem ser capazes de identificar os principais autores, obras e características deste período, como a valorização do regionalismo, a crítica à industrialização e urbanização, e a busca por uma identidade nacional.

  3. Desenvolvimento do pensamento crítico: Promover a reflexão e discussão sobre a relevância do Modernismo no Brasil, especialmente a 3ª Fase, para a formação da identidade cultural e literária do país.

Objetivos secundários:

  • Familiaridade com textos literários: Através do estudo das obras da 3ª Fase do Modernismo, os alunos devem se familiarizar com a leitura e análise de textos literários, desenvolvendo assim habilidades essenciais para o estudo da literatura.

  • Habilidades de pesquisa e apresentação: Para complementar o estudo em sala de aula, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas sobre os autores e obras da 3ª Fase do Modernismo, e a apresentar seus achados para a turma. Isso irá desenvolver suas habilidades de pesquisa, síntese e apresentação oral.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão sobre os principais movimentos literários que antecederam a 3ª Fase do Modernismo no Brasil, como o Romantismo, o Parnasianismo e o Simbolismo. Isso ajudará a situar os alunos no contexto histórico e literário que originou o Modernismo. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problema: O professor apresenta duas situações que despertam a curiosidade dos alunos e os instiga a pensar sobre o tema da aula:

    • Primeira situação: "Como a literatura pode refletir e influenciar a sociedade em que está inserida?"
    • Segunda situação: "Por que é importante valorizar a diversidade cultural e regional do Brasil na literatura?" (2 - 3 minutos)
  3. Contextualização: O professor contextualiza a importância do estudo do Modernismo, ressaltando como este movimento foi fundamental para a construção da identidade cultural brasileira. Além disso, o professor pode mencionar como as ideias e obras dos autores modernistas continuam relevantes e influentes até os dias de hoje. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: O professor introduz o tema da aula, a 3ª Fase do Modernismo, de uma maneira atraente e envolvente, utilizando os seguintes recursos:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que a 3ª Fase do Modernismo no Brasil ficou conhecida como Modernismo regionalista? Isso porque os autores dessa época valorizavam muito a cultura e as tradições de cada região do país, e procuravam retratá-las em suas obras."
    • Curiosidade 2: "Vocês sabiam que o Manifesto Regionalista, escrito por Mário de Andrade, um dos principais nomes do Modernismo, defendia a ideia de que o Brasil deveria se orgulhar de sua diversidade cultural e regional, e não tentar imitar os padrões culturais europeus?" (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Cenário Modernista" (10 - 15 minutos):

    • Dividir a turma em grupos de no máximo cinco alunos. Cada grupo receberá um "kit de cenário modernista" contendo imagens, poemas e trechos de obras de autores da 3ª Fase do Modernismo.
    • O objetivo é que os alunos, a partir do material recebido, criem uma "peça de teatro" que represente o cenário modernista, com um enfoque na diversidade cultural e regional do Brasil.
    • Os alunos terão um tempo determinado para preparar a peça e, em seguida, apresentá-la para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão explicar como as características do Modernismo estão presentes em sua peça.
    • O professor irá circular pela sala, auxiliando os grupos, tirando dúvidas e dando feedbacks.
  2. Atividade "Pesquisando os Modernistas" (10 - 15 minutos):

    • Ainda em grupos, os alunos receberão um autor da 3ª Fase do Modernismo para pesquisar. Cada grupo terá acesso a computadores ou dispositivos móveis para realizar a pesquisa.
    • O professor fornecerá uma lista de perguntas para guiar a pesquisa, como: "Quais são as principais obras do autor?", "Quais são as características do estilo literário do autor?", "Como o autor contribuiu para o Modernismo no Brasil?".
    • Após a pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, de forma criativa e interativa. Por exemplo, podem criar um infográfico, um cartaz ou até mesmo um pequeno vídeo.
    • O professor novamente irá circular pela sala, auxiliando os grupos, tirando dúvidas e dando feedbacks.
  3. Atividade "Criando um Manifesto" (5 - 10 minutos):

    • Ainda em grupos, os alunos serão desafiados a criar um "Manifesto Modernista" para os dias atuais. O manifesto deverá refletir as principais ideias e valores do Modernismo, adaptados para o contexto atual.
    • Após a criação do manifesto, cada grupo irá apresentá-lo para a turma, justificando suas escolhas e explicando como elas se relacionam com o Modernismo.
    • O professor irá novamente circular pela sala, auxiliando os grupos, tirando dúvidas e dando feedbacks.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Compartilhamento das Soluções (5 - 7 minutos): O professor chama cada grupo para apresentar as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades. Cada apresentação deve durar no máximo 3 minutos. Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo assim um debate rico e produtivo.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): Após todas as apresentações, o professor faz uma síntese das principais ideias e conceitos discutidos, fazendo a conexão com a teoria apresentada no início da aula. O professor pode, por exemplo, destacar como as atividades realizadas ilustram as características do Modernismo, como a valorização da diversidade cultural e regional, a crítica à uniformização cultural e a busca por uma identidade nacional.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor faz as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Que questões ainda não foram respondidas?"

    O professor dá um minuto para os alunos pensarem sobre as perguntas e, em seguida, aqueles que se sentirem à vontade podem compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve encorajar os alunos a expressarem suas opiniões e dúvidas, promovendo assim a construção coletiva do conhecimento.

  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos): Por fim, o professor dá um feedback geral sobre a participação e desempenho da turma durante a aula. O professor elogia as contribuições dos alunos, destaca os pontos positivos e sugere áreas de melhoria. O professor também responde a quaisquer perguntas que ainda não foram respondidas e fornece orientações para o estudo autônomo, se necessário.

  5. Encerramento da Aula (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor lembra aos alunos sobre o conteúdo da próxima aula, reforça a importância do estudo autônomo e agradece a participação de todos.

Este Retorno é crucial para consolidar o aprendizado, avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e ajustar o planejamento das próximas aulas de acordo com as necessidades e interesses da turma.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumindo o Conhecimento Adquirido (2 - 3 minutos): O professor retoma os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a importância do Modernismo na formação da identidade cultural e literária brasileira, e destacando as principais características e autores da 3ª Fase. O professor pode, por exemplo, ressaltar a valorização do regionalismo, a crítica à uniformização cultural e a busca por uma identidade nacional. Além disso, o professor pode relembrar as principais ideias e manifestos criados pelos alunos durante as atividades.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do Modernismo. O professor pode, por exemplo, mencionar como as atividades práticas, como o "Cenário Modernista" e o "Manifesto Modernista", permitiram aos alunos vivenciar na prática as ideias e conceitos teóricos apresentados. Além disso, o professor pode ressaltar como o estudo do Modernismo tem aplicações práticas, como a compreensão do papel da literatura na formação da identidade cultural e na crítica social.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o Modernismo. Esses materiais podem incluir livros, filmes, documentários, exposições virtuais, sites de pesquisa e atividades práticas. O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de obras completas de autores da 3ª Fase, como "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa, ou a visualização de filmes ou documentários sobre o Modernismo, como "Mário de Andrade: O homem e o mito".

  4. Relevância do Assunto para o Dia a Dia (1 - 2 minutos): O professor encerra a aula ressaltando a relevância do estudo do Modernismo para o dia a dia dos alunos. O professor pode, por exemplo, destacar como o Modernismo influenciou não apenas a literatura, mas também a arte, a música, a arquitetura e o pensamento brasileiros. Além disso, o professor pode ressaltar como as ideias do Modernismo, como a valorização da diversidade cultural e regional, a crítica à uniformização cultural e a busca por uma identidade nacional, continuam relevantes e importantes para a sociedade atual, especialmente em um contexto de globalização e homogeneização cultural.

  5. Encerramento da Aula (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor agradece a participação dos alunos, reforça a importância do estudo autônomo e dá uma breve visão geral do conteúdo que será abordado na próxima aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies