Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Frase: Oração e Período

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Frase: Oração e Período

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Frase: Oração e Período

Palavras Chavefrase, oração, período, estrutura textual, interpretação de textos, comunicação escrita, atividades práticas, aplicação teórica, análise crítica, trabalho em equipe, metodologia ativa, sala de aula invertida
Materiais Necessáriosenvelopes, trechos de textos literários, trechos de textos jornalísticos, exemplo complexo, blocos de construção, roteiros de encenação, projetor ou quadro para apresentações, material para anotações
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa é crucial para estabelecer uma base sólida de compreensão teórica antes de mergulhar nas atividades práticas. Ao definir claramente os objetivos, os alunos serão capazes de focar suas atenções nas habilidades específicas que precisam desenvolver durante a aula. Isso facilitará uma aprendizagem mais direcionada e eficaz, permitindo que eles apliquem o conhecimento teórico de maneira prática.

Objetivos principais:

1. Diferenciar claramente entre frase, oração e período, enfatizando suas funções e importâncias na construção de textos.

2. Desenvolver a capacidade de identificar frases, orações e períodos em exemplos práticos de textos literários e não literários.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a análise crítica e a discussão sobre a estrutura das frases e seu impacto na clareza e eficácia da comunicação escrita.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para engajar os alunos através de situações problema que os fazem pensar criticamente sobre a aplicação prática dos conceitos de frase, oração e período. Ao contextualizar a importância desses conceitos no dia a dia e em situações profissionais, os alunos podem perceber o valor prático do que aprenderam de forma teórica, motivando-os a aplicar esses conhecimentos de maneira consciente e eficaz.

Situações Problema

1. Considere um momento em que você recebeu uma mensagem que foi difícil de entender devido à sua construção frasal. Como você acha que a clareza poderia ter sido melhorada usando o conhecimento de frases, orações e períodos?

2. Imagine que você é um editor revisando um artigo para um jornal. Você se depara com várias sentenças confusas. Qual seria sua estratégia para identificar e corrigir problemas relacionados à estrutura das orações e períodos?

Contextualização

A habilidade de estruturar corretamente frases, orações e períodos não é apenas crucial para escritores e jornalistas, mas também desempenha um papel fundamental na comunicação diária. Por exemplo, em mensagens de texto ou e-mails profissionais, uma estrutura clara pode ser a diferença entre ser compreendido ou mal interpretado. Além disso, a compreensão desses conceitos ajuda na interpretação de textos literários e não literários, enriquecendo a experiência de leitura e a capacidade analítica dos alunos.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento teórico adquirido sobre frases, orações e períodos. Utilizando metodologias ativas de aprendizagem, as atividades propostas visam reforçar a compreensão dos alunos sobre a estrutura da língua portuguesa, promovendo a análise, a criatividade e a colaboração. Além disso, estas atividades facilitam a contextualização do conteúdo, mostrando sua aplicabilidade em diversas formas de comunicação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro Gramatical

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Identificar e categorizar frases, orações e períodos em contextos variados, desenvolvendo habilidades analíticas e de trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos e receberão envelopes contendo diferentes trechos de textos literários e jornalísticos. Cada trecho estará associado a um tipo particular: frase, oração ou período. Os grupos deverão categorizar os trechos corretamente e, para cada acerto, receberão uma pista que os levará ao próximo envelope, em uma espécie de caça ao tesouro. O objetivo é encontrar o 'tesouro gramatical', um envelope dourado contendo um exemplo complexo que deverá ser analisado e explicado pelo grupo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os envelopes iniciais com os trechos de textos.

  • Explique que cada envelope correto leva a uma pista e, eventualmente, ao 'tesouro gramatical'.

  • Monitore e auxilie os grupos, garantindo a compreensão das categorias gramaticais.

  • Conclua com uma discussão sobre as dificuldades encontradas e a importância de identificar corretamente frases, orações e períodos.

Atividade 2 - Montagem de Cenas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a importância das estruturas gramaticais na construção de significados e na comunicação efetiva.

- Descrição: Os alunos criarão pequenas encenações baseadas em textos que contenham exemplos claros de frase, oração e período. Cada grupo receberá um texto e deverá transformá-lo em um roteiro para ser encenado, identificando e destacando as estruturas gramaticais. Após as apresentações, cada grupo discutirá como a alteração de uma oração ou período poderia alterar o sentido da cena.

- Instruções:

  • Atribua um texto diferente a cada grupo.

  • Peça para transformarem o texto em um roteiro, identificando frases, orações e períodos.

  • Encene as peças para a classe.

  • Promova uma discussão sobre o impacto das estruturas gramaticais na interpretação das cenas.

Atividade 3 - Construtores de Texto

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise gramatical e sintática através de uma atividade prática e interativa.

- Descrição: Utilizando blocos de construção que representam frases, orações e períodos, os grupos deverão montar 'estruturas' que representem textos coerentes e gramaticalmente corretos. Cada bloco conterá parte de um texto, e os alunos deverão decidir como juntá-los para formar um texto que faça sentido, identificando e discutindo as escolhas gramaticais durante o processo.

- Instruções:

  • Explique o significado dos diferentes blocos (frase, oração, período).

  • Distribua os blocos entre os grupos e desafie-os a montar um texto coerente.

  • Peça para cada grupo apresentar seu texto e justificar as escolhas gramaticais feitas.

  • Discuta as diferentes estruturas criadas e suas eficácias.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa é essencial para consolidar o aprendizado e refletir sobre a aplicação prática dos conceitos estudados. A discussão em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam, compartilhem dificuldades e sucessos, e vejam como seus colegas abordaram os mesmos problemas. Este feedback coletivo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos e a destacar a relevância do estudo das estruturas gramaticais no dia a dia e em contextos profissionais.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma revisão geral, perguntando aos alunos como eles se sentiram durante as atividades e o que descobriram. Encoraje cada grupo a compartilhar suas experiências e insights, focando nas diferenças que notaram ao aplicar os conceitos de frase, oração e período em contextos variados. Reforce a importância de entender essas estruturas para melhorar a clareza e a eficácia da comunicação escrita.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao categorizar frases, orações e períodos durante as atividades?

2. Como o entendimento sobre frases, orações e períodos pode ajudar a melhorar a escrita e a leitura?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta particular que mudou a forma como vocês veem a construção de textos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é destinada a consolidar o aprendizado adquirido, vinculando a teoria à prática e destacando a relevância dos conceitos para a comunicação eficaz no dia a dia. Resumir e recapitular ajuda a reforçar o aprendizado, enquanto a discussão sobre a aplicação dos conceitos reafirma sua importância prática.

Resumo

Conclusão

Recapitule os conceitos de frase, oração e período, destacando suas diferenças e aplicações. Relembre a importância de cada elemento na construção de textos claros e eficazes.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a conectar a teoria estudada em casa com situações reais de uso da língua, reforçando a compreensão e a aplicabilidade dos conceitos.

Fechamento

Enfatize como o entendimento destas estruturas gramaticais é crucial não apenas para a academia, mas para a comunicação cotidiana, melhorando a clareza na escrita e na interpretação de textos em diversos contextos.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Intertextualidade
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Pontuação: O uso da Vírgula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Regência Verbal | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Intertextualidade
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies