Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Artigo
Palavras Chave | Artigos, Gramática, Português, Artigos Definidos, Artigos Indefinidos, Concordância Nominal, Casos Especiais, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas, Discussão, Revisão |
Materiais Necessários | Quadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Projetor (opcional), Apostilas ou folhetos com exemplos de frases, Cadernos e canetas para anotações dos alunos, Slides de apresentação (opcional), Material de leitura adicional sobre artigos |
Códigos BNCC | EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais). |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir o conceito de artigos aos alunos, detalhando sua importância e função na estrutura gramatical da língua portuguesa. Isso permitirá que os alunos compreendam como os artigos determinam ou indeterminam os substantivos, facilitando a interpretação e a construção de frases de maneira correta e eficaz.
Objetivos principais:
1. Explicar o conceito de artigo e sua função na língua portuguesa.
2. Identificar e classificar os diferentes tipos de artigos.
3. Fornecer exemplos contextualizados que demonstrem o uso correto dos artigos.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir o conceito de artigos aos alunos, detalhando sua importância e função na estrutura gramatical da língua portuguesa. Isso permitirá que os alunos compreendam como os artigos determinam ou indeterminam os substantivos, facilitando a interpretação e a construção de frases de maneira correta e eficaz.
Contexto
Inicie a aula explicando aos alunos que, na gramática da língua portuguesa, as palavras têm funções específicas que ajudam a construir o significado das frases. Um exemplo importante disso são os artigos, que são palavras que se colocam antes dos substantivos para especificá-los. Destaque que os artigos são essenciais para a clareza e precisão na comunicação, pois determinam se estamos falando de algo específico ou geral. Use exemplos simples do cotidiano, como 'um livro' versus 'o livro', para ilustrar o conceito.
Curiosidades
Você sabia que os artigos estão presentes em quase todas as línguas do mundo, mas nem todas usam artigos definidos e indefinidos da mesma maneira que o português? Em algumas línguas, como o russo e o japonês, não existem artigos, o que pode tornar a tradução direta para o português um desafio interessante.
Desenvolvimento
Duração: (50 - 60 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre os diferentes tipos de artigos e suas funções na língua portuguesa. Ao discutir exemplos práticos e resolver questões, os alunos poderão aplicar o conhecimento teórico em situações reais, consolidando assim sua compreensão e habilidade de uso correto dos artigos.
Tópicos Abordados
1. Definição de Artigos Explique que os artigos são palavras que antecedem os substantivos para determiná-los. Existem dois tipos principais de artigos: definidos e indefinidos. 2. Artigos Definidos Detalhe que os artigos definidos são usados para referir-se a algo específico e conhecido tanto pelo falante quanto pelo ouvinte. Exemplos: o, a, os, as. Use frases como 'o carro' e 'as casas' para ilustrar. 3. Artigos Indefinidos Explique que os artigos indefinidos são usados para referir-se a algo não específico ou não conhecido pelo falante e/ou pelo ouvinte. Exemplos: um, uma, uns, umas. Use frases como 'um carro' e 'umas casas' para ilustrar. 4. Concordância Nominal Aborde a importância da concordância nominal entre artigos e substantivos, destacando que o artigo deve concordar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo ao qual se refere. 5. Casos Especiais Explique algumas situações específicas, como o uso de artigos antes de nomes próprios (por exemplo, 'o Brasil', 'a Maria') e a omissão de artigos em alguns contextos (por exemplo, antes de substantivos abstratos ou no plural genérico).
Questões para Sala de Aula
1. Classifique os artigos nas seguintes frases: 'A menina correu para a escola.','Uns amigos vieram nos visitar.','Ele comprou um carro novo.' 2. Explique a diferença de significado entre as frases: 'Vou comprar uma casa.' e 'Vou comprar a casa.' 3. Dê exemplos de frases em que o uso do artigo definido muda completamente o sentido da frase. Explique essa mudança.
Discussão de Questões
Duração: (25 - 30 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre os artigos na língua portuguesa. Este momento permite que o professor esclareça dúvidas, reforce conceitos importantes e promova uma discussão que ajude a fixar o conteúdo de maneira mais aprofundada e interativa.
Discussão
- Classifique os artigos nas seguintes frases: 'A menina correu para a escola.', 'Uns amigos vieram nos visitar.', 'Ele comprou um carro novo.'
Explique que na frase 'A menina correu para a escola.', o artigo 'A' é definido e antecede o substantivo feminino singular 'menina'. Na frase 'Uns amigos vieram nos visitar.', 'Uns' é um artigo indefinido, antecedendo o substantivo masculino plural 'amigos'. Por fim, na frase 'Ele comprou um carro novo.', 'um' é um artigo indefinido que antecede o substantivo masculino singular 'carro'.
- Explique a diferença de significado entre as frases: 'Vou comprar uma casa.' e 'Vou comprar a casa.'
Detalhe que na frase 'Vou comprar uma casa.', o artigo 'uma' é indefinido, indicando que qualquer casa pode ser comprada, sem especificidade. Já na frase 'Vou comprar a casa.', o artigo 'a' é definido, indicando que a casa em questão é específica e já conhecida pelo falante e pelo ouvinte.
- Dê exemplos de frases em que o uso do artigo definido muda completamente o sentido da frase. Explique essa mudança.
Um exemplo pode ser: 'Ele é um médico.' versus 'Ele é o médico.'. Na primeira frase, com o artigo indefinido 'um', a frase indica que ele é um médico entre muitos. Na segunda frase, com o artigo definido 'o', a frase sugere que ele é o médico específico de quem se estava falando anteriormente.
Engajamento dos Alunos
1. Quais são as situações em que usamos artigos definidos e indefinidos? Dê exemplos. 2. Por que é importante que o artigo concorde em gênero e número com o substantivo? 3. Como a ausência de artigos pode afetar o significado de uma frase? 4. Pesquise e apresente exemplos de línguas que não utilizam artigos. Como essas línguas lidam com a especificidade e generalidade dos substantivos? 5. Explique por que alguns nomes próprios são precedidos por artigos e outros não.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre os artigos na língua portuguesa. Este momento permite que o professor recapitule os pontos principais, esclareça dúvidas remanescentes e reforce a importância do tema para a comunicação eficiente.
Resumo
- Os artigos são palavras que antecedem os substantivos para determiná-los.
- Existem dois tipos principais de artigos: definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas).
- Os artigos definidos referem-se a algo específico e conhecido, enquanto os artigos indefinidos referem-se a algo não específico ou não conhecido.
- A concordância nominal é essencial, pois o artigo deve concordar em gênero e número com o substantivo.
- Existem casos especiais, como o uso de artigos antes de nomes próprios e a omissão de artigos em alguns contextos.
A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos concretos e questões para classificação e diferenciação dos artigos. Dessa forma, os alunos puderam ver como os artigos são usados em frases reais e como a escolha entre artigos definidos e indefinidos pode alterar o significado das frases.
O entendimento correto do uso dos artigos é essencial para a comunicação clara e precisa. No dia a dia, artigos ajudam a especificar ou generalizar substantivos, o que é crucial para evitar mal-entendidos. Além disso, compreender as nuances do uso dos artigos pode enriquecer a escrita e a fala, tornando-as mais articuladas e eficazes.