Entrar

Plano de aula de Artigo

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Artigo

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Artigo

Palavras ChaveArtigos, Gramática, Português, Artigos Definidos, Artigos Indefinidos, Concordância Nominal, Casos Especiais, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas, Discussão, Revisão
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Projetor (opcional), Apostilas ou folhetos com exemplos de frases, Cadernos e canetas para anotações dos alunos, Slides de apresentação (opcional), Material de leitura adicional sobre artigos
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir o conceito de artigos aos alunos, detalhando sua importância e função na estrutura gramatical da língua portuguesa. Isso permitirá que os alunos compreendam como os artigos determinam ou indeterminam os substantivos, facilitando a interpretação e a construção de frases de maneira correta e eficaz.

Objetivos principais:

1. Explicar o conceito de artigo e sua função na língua portuguesa.

2. Identificar e classificar os diferentes tipos de artigos.

3. Fornecer exemplos contextualizados que demonstrem o uso correto dos artigos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir o conceito de artigos aos alunos, detalhando sua importância e função na estrutura gramatical da língua portuguesa. Isso permitirá que os alunos compreendam como os artigos determinam ou indeterminam os substantivos, facilitando a interpretação e a construção de frases de maneira correta e eficaz.

Contexto

Inicie a aula explicando aos alunos que, na gramática da língua portuguesa, as palavras têm funções específicas que ajudam a construir o significado das frases. Um exemplo importante disso são os artigos, que são palavras que se colocam antes dos substantivos para especificá-los. Destaque que os artigos são essenciais para a clareza e precisão na comunicação, pois determinam se estamos falando de algo específico ou geral. Use exemplos simples do cotidiano, como 'um livro' versus 'o livro', para ilustrar o conceito.

Curiosidades

Você sabia que os artigos estão presentes em quase todas as línguas do mundo, mas nem todas usam artigos definidos e indefinidos da mesma maneira que o português? Em algumas línguas, como o russo e o japonês, não existem artigos, o que pode tornar a tradução direta para o português um desafio interessante.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre os diferentes tipos de artigos e suas funções na língua portuguesa. Ao discutir exemplos práticos e resolver questões, os alunos poderão aplicar o conhecimento teórico em situações reais, consolidando assim sua compreensão e habilidade de uso correto dos artigos.

Tópicos Abordados

1. Definição de Artigos Explique que os artigos são palavras que antecedem os substantivos para determiná-los. Existem dois tipos principais de artigos: definidos e indefinidos. 2. Artigos Definidos Detalhe que os artigos definidos são usados para referir-se a algo específico e conhecido tanto pelo falante quanto pelo ouvinte. Exemplos: o, a, os, as. Use frases como 'o carro' e 'as casas' para ilustrar. 3. Artigos Indefinidos Explique que os artigos indefinidos são usados para referir-se a algo não específico ou não conhecido pelo falante e/ou pelo ouvinte. Exemplos: um, uma, uns, umas. Use frases como 'um carro' e 'umas casas' para ilustrar. 4. Concordância Nominal Aborde a importância da concordância nominal entre artigos e substantivos, destacando que o artigo deve concordar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo ao qual se refere. 5. Casos Especiais Explique algumas situações específicas, como o uso de artigos antes de nomes próprios (por exemplo, 'o Brasil', 'a Maria') e a omissão de artigos em alguns contextos (por exemplo, antes de substantivos abstratos ou no plural genérico).

Questões para Sala de Aula

1. Classifique os artigos nas seguintes frases: 'A menina correu para a escola.','Uns amigos vieram nos visitar.','Ele comprou um carro novo.' 2. Explique a diferença de significado entre as frases: 'Vou comprar uma casa.' e 'Vou comprar a casa.' 3. Dê exemplos de frases em que o uso do artigo definido muda completamente o sentido da frase. Explique essa mudança.

Discussão de Questões

Duração: (25 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre os artigos na língua portuguesa. Este momento permite que o professor esclareça dúvidas, reforce conceitos importantes e promova uma discussão que ajude a fixar o conteúdo de maneira mais aprofundada e interativa.

Discussão

  • Classifique os artigos nas seguintes frases: 'A menina correu para a escola.', 'Uns amigos vieram nos visitar.', 'Ele comprou um carro novo.'

Explique que na frase 'A menina correu para a escola.', o artigo 'A' é definido e antecede o substantivo feminino singular 'menina'. Na frase 'Uns amigos vieram nos visitar.', 'Uns' é um artigo indefinido, antecedendo o substantivo masculino plural 'amigos'. Por fim, na frase 'Ele comprou um carro novo.', 'um' é um artigo indefinido que antecede o substantivo masculino singular 'carro'.

  • Explique a diferença de significado entre as frases: 'Vou comprar uma casa.' e 'Vou comprar a casa.'

Detalhe que na frase 'Vou comprar uma casa.', o artigo 'uma' é indefinido, indicando que qualquer casa pode ser comprada, sem especificidade. Já na frase 'Vou comprar a casa.', o artigo 'a' é definido, indicando que a casa em questão é específica e já conhecida pelo falante e pelo ouvinte.

  • Dê exemplos de frases em que o uso do artigo definido muda completamente o sentido da frase. Explique essa mudança.

Um exemplo pode ser: 'Ele é um médico.' versus 'Ele é o médico.'. Na primeira frase, com o artigo indefinido 'um', a frase indica que ele é um médico entre muitos. Na segunda frase, com o artigo definido 'o', a frase sugere que ele é o médico específico de quem se estava falando anteriormente.

Engajamento dos Alunos

1.Quais são as situações em que usamos artigos definidos e indefinidos? Dê exemplos.2.Por que é importante que o artigo concorde em gênero e número com o substantivo?3.Como a ausência de artigos pode afetar o significado de uma frase?4.Pesquise e apresente exemplos de línguas que não utilizam artigos. Como essas línguas lidam com a especificidade e generalidade dos substantivos?5.Explique por que alguns nomes próprios são precedidos por artigos e outros não.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre os artigos na língua portuguesa. Este momento permite que o professor recapitule os pontos principais, esclareça dúvidas remanescentes e reforce a importância do tema para a comunicação eficiente.

Resumo

  • Os artigos são palavras que antecedem os substantivos para determiná-los.
  • Existem dois tipos principais de artigos: definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas).
  • Os artigos definidos referem-se a algo específico e conhecido, enquanto os artigos indefinidos referem-se a algo não específico ou não conhecido.
  • A concordância nominal é essencial, pois o artigo deve concordar em gênero e número com o substantivo.
  • Existem casos especiais, como o uso de artigos antes de nomes próprios e a omissão de artigos em alguns contextos.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos concretos e questões para classificação e diferenciação dos artigos. Dessa forma, os alunos puderam ver como os artigos são usados em frases reais e como a escolha entre artigos definidos e indefinidos pode alterar o significado das frases.

O entendimento correto do uso dos artigos é essencial para a comunicação clara e precisa. No dia a dia, artigos ajudam a especificar ou generalizar substantivos, o que é crucial para evitar mal-entendidos. Além disso, compreender as nuances do uso dos artigos pode enriquecer a escrita e a fala, tornando-as mais articuladas e eficazes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies