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Plano de aula de Colocação Pronominal

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Colocação Pronominal

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Colocação Pronominal

Palavras ChaveColocação Pronominal, Próclise, Ênclise, Mesóclise, Casos Especiais, Norma Culta, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas, Discussão, Revisão, Exercícios Guiados, Clareza na Comunicação, Formalidade, Competência Comunicativa
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Projetor multimídia, Slides de apresentação (PowerPoint ou similar), Folhas de exercícios impressas, Canetas ou lápis, Caderno de anotações
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).; EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam a importância e as regras da colocação pronominal na norma culta da língua portuguesa. Ao definir objetivos claros, o professor poderá guiar a aula de forma estruturada e eficaz, facilitando a compreensão e a aplicação prática do conteúdo pelos alunos.

Objetivos principais:

1. Explicar detalhadamente a colocação pronominal conforme a norma culta da língua portuguesa.

2. Fornecer exemplos claros e diretos para ilustrar as regras de colocação pronominal.

3. Orientar os alunos na identificação e correção de frases com colocação pronominal inadequada.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para entender a relevância do tema que será abordado e criar um ambiente de interesse e curiosidade. Ao fornecer um contexto claro e exemplos práticos, o professor facilita a conexão dos alunos com o conteúdo, tornando-os mais receptivos à aprendizagem das regras e aplicações da colocação pronominal.

Contexto

Para iniciar a aula sobre colocação pronominal, é essencial contextualizar os alunos sobre a importância desse tema na comunicação escrita e oral. Explique que a colocação pronominal se refere à posição dos pronomes átonos em relação ao verbo na frase. Ressalte que essa colocação pode variar conforme o tipo de oração, modo e tempo verbal, e a presença de certas palavras que atraem ou repelem os pronomes.

Apresente o tópico destacando que a colocação pronominal correta é fundamental para a clareza e a formalidade da comunicação, sendo uma habilidade necessária tanto em contextos acadêmicos quanto profissionais. Use exemplos de frases comuns para ilustrar a diferença que a colocação pronominal pode fazer na interpretação de uma mensagem.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que a colocação pronominal é uma das dificuldades mais comuns enfrentadas por falantes nativos e estrangeiros da língua portuguesa? Em muitos concursos e exames, como o ENEM e vestibulares, a correta colocação pronominal é frequentemente cobrada, pois demonstra o domínio das normas gramaticais da língua. Além disso, em ambientes profissionais, o uso correto da colocação pronominal pode transmitir um nível mais alto de formalidade e competência comunicativa.

Desenvolvimento

Duração: 45 a 50 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é detalhar as regras e aplicações da colocação pronominal, fornecer exemplos claros e diversos, e permitir que os alunos pratiquem o conteúdo por meio de exercícios guiados. Ao abordar cada tipo de colocação pronominal e suas situações específicas, o professor garante que os alunos compreendam profundamente o tema e saibam aplicar corretamente as normas em diferentes contextos.

Tópicos Abordados

1. Próclise: Explique que a próclise ocorre quando o pronome átono é colocado antes do verbo. Detalhe que essa colocação é comum em orações negativas, com advérbios, pronomes relativos, pronomes indefinidos e conjunções subordinativas.

Exemplo: Não me diga o que fazer.

2. Ênclise: Explique que a ênclise ocorre quando o pronome átono é colocado depois do verbo. Ressalte que essa colocação é usada quando o verbo inicia a oração ou está no infinitivo impessoal.

Exemplo: Diga-me a verdade.

3. Mesóclise: Explique que a mesóclise ocorre quando o pronome átono é colocado no meio do verbo. Detalhe que essa colocação é utilizada em verbos no futuro do presente ou futuro do pretérito.

Exemplo: Dir-se-á a verdade.

4. Casos Especiais: Aborde as exceções e casos especiais, como o uso de pronomes átonos em locuções verbais e com gerúndios. Detalhe como a posição do pronome pode variar dependendo da construção da frase.

Exemplo: Estava-me contando uma história.

Questões para Sala de Aula

1. Coloque o pronome no lugar correto na frase: Sempre me ajuda quando preciso. 2. Reescreva a frase colocando o pronome no lugar adequado: Diga me a verdade. 3. Identifique e corrija a colocação pronominal na frase: Não sei lhe dizer.

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre a colocação pronominal. Por meio da discussão detalhada das respostas e do engajamento dos alunos com perguntas reflexivas, o professor garante que os alunos esclareçam suas dúvidas, reforcem o aprendizado e se sintam mais seguros na aplicação das regras gramaticais em diferentes contextos.

Discussão

  • Coloque o pronome no lugar correto na frase: Sempre me ajuda quando preciso.

Explicação: A próclise é aplicada aqui devido ao advérbio 'sempre' no início da frase, que é um elemento atrativo para o pronome átono. Portanto, a frase correta é '_Sempre me ajuda quando preciso.'

  • Reescreva a frase colocando o pronome no lugar adequado: Diga me a verdade.

Explicação: A ênclise deve ser usada quando o verbo está no início da oração, sem palavras que atraiam o pronome para antes do verbo. A frase correta é 'Diga-me a verdade.'

  • Identifique e corrija a colocação pronominal na frase: Não sei lhe dizer.

Explicação: A próclise é exigida após palavras negativas, como 'não'. Portanto, a frase correta é 'Não lhe sei dizer.'

Engajamento dos Alunos

1. Por que a palavra 'sempre' na primeira frase atrai o pronome para antes do verbo? 2. Em quais contextos a ênclise é obrigatória? 3. Como a presença de partículas negativas influencia a colocação pronominal? 4. Quais são as diferenças entre próclise, ênclise e mesóclise em termos de aplicação prática? 5. Alguém pode fornecer um exemplo de uma frase onde a mesóclise seria aplicada corretamente?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, recapitulando os principais pontos abordados e reforçando a importância prática do conteúdo. Ao resumir e conectar a teoria com a prática, o professor garante que os alunos compreendam a relevância das regras de colocação pronominal e se sintam mais confiantes em aplicá-las corretamente.

Resumo

  • Próclise: O pronome átono é colocado antes do verbo, comum em orações negativas, com advérbios, pronomes relativos, pronomes indefinidos e conjunções subordinativas.
  • Ênclise: O pronome átono é colocado depois do verbo, usado quando o verbo inicia a oração ou está no infinitivo impessoal.
  • Mesóclise: O pronome átono é colocado no meio do verbo, utilizado em verbos no futuro do presente ou futuro do pretérito.
  • Casos Especiais: Uso de pronomes átonos em locuções verbais e com gerúndios, onde a posição do pronome pode variar dependendo da construção da frase.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas sobre as regras de colocação pronominal, seguidas de exemplos claros e exercícios práticos. Os alunos puderam aplicar as regras em diferentes contextos, identificando e corrigindo frases com colocação pronominal inadequada, o que reforçou o aprendizado teórico por meio da prática guiada.

A correta colocação pronominal é crucial para a clareza e formalidade na comunicação escrita e oral. Em exames como o ENEM e vestibulares, o domínio dessas regras é frequentemente avaliado, demonstrando a competência gramatical do aluno. Além disso, no ambiente profissional, o uso adequado da colocação pronominal pode transmitir um nível mais alto de formalidade e competência comunicativa, sendo essencial para documentos e comunicações formais.

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