Entrar

Plano de aula de Substantivo: Classificação e Flexão de Número

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Substantivo: Classificação e Flexão de Número

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Substantivo: Classificação e Flexão de Número

Palavras ChaveSubstantivos, Classificação, Flexão de Número, Singular, Plural, Substantivos Coletivos, Gramática, Português, 3º ano do Ensino Fundamental, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor (opcional), Slides de apresentação, Cópias de exercícios, Caderno e caneta para anotações dos alunos, Cartazes com exemplos de substantivos, Lista de substantivos coletivos
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e objetiva sobre o que será abordado na aula, estabelecendo as habilidades que os alunos precisam desenvolver. Ao definir os objetivos principais, o professor garante um foco direcionado no conteúdo essencial, facilitando tanto o planejamento quanto a execução das atividades subsequentes.

Objetivos principais:

1. Classificar os substantivos quanto ao número: singular e plural.

2. Flexionar corretamente os substantivos de singular para plural e vice-versa.

3. Reconhecer e utilizar os principais coletivos de substantivos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é captar o interesse dos alunos e introduzir o tema de forma envolvente, contextualizando a importância dos substantivos e suas flexibilidades. Ao fornecer um contexto inicial e compartilhar curiosidades, o professor estabelece uma conexão com os alunos, preparando-os para a aprendizagem que se seguirá.

Contexto

Substantivos são palavras essenciais na comunicação, pois nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos e muitas outras coisas. Eles são uma das bases da linguagem e sua correta utilização é fundamental tanto na escrita quanto na fala. Na aula de hoje, vamos explorar a classificação e flexão dos substantivos, focando em como identificar e transformar os substantivos do singular para o plural e vice-versa, além de conhecer alguns coletivos importantes. Esta compreensão é crucial para aprimorar a clareza e a precisão na comunicação escrita e oral dos alunos.

Curiosidades

Você sabia que a palavra 'cardume' é o coletivo usado para se referir a um grupo de peixes? Interessante, não é? Os substantivos coletivos são usados para designar grupos de seres ou objetos da mesma espécie e são uma parte importante do nosso vocabulário, permitindo uma comunicação mais precisa e rica.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão detalhada e prática sobre os substantivos e suas flexões de número, garantindo que os alunos sejam capazes de aplicar as regras gramaticais aprendidas. Ao abordar os tópicos de maneira estruturada e intercalar explicações com exemplos práticos, o professor facilita a assimilação do conteúdo e promove o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Substantivo: Explique que os substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, ideias e fenômenos. Dê exemplos variados para ilustrar como os substantivos são usados no dia a dia. 2. Classificação dos Substantivos: Detalhe as diferentes classificações dos substantivos (comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos e derivados). Dê exemplos para cada tipo, enfatizando as características que os definem. 3. Flexão de Número: Explique a flexão de número dos substantivos, abordando as regras gerais para formar o plural a partir do singular. Inclua exemplos que cubram diferentes terminações e exceções (e.g., substantivos terminados em -ão, -r, -s, etc.). 4. Substantivos Coletivos: Defina o que são substantivos coletivos e apresente uma lista dos mais comuns, como cardume (peixes), multidão (pessoas) e pomar (árvores frutíferas). Dê exemplos em frases para contextualizar seu uso. 5. Exemplos Práticos e Resolução de Problemas: Realize a resolução guiada de problemas e exercícios, transformando substantivos do singular para o plural e vice-versa, e identificando coletivos em contextos específicos.

Questões para Sala de Aula

1. Classifique o substantivo 'amor' quanto à sua concretude e dê um exemplo de uma frase em que ele seja utilizado. 2. Transforme os seguintes substantivos do singular para o plural: 'coração', 'flor', 'país'. 3. Qual é o substantivo coletivo para um grupo de aves? Use-o em uma frase.

Discussão de Questões

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam não apenas as regras gramaticais, mas também a aplicação prática dessas regras. Ao discutir as respostas e engajar os alunos com perguntas reflexivas, o professor promove um ambiente de aprendizado interativo e colaborativo, reforçando o conteúdo e esclarecendo possíveis dúvidas.

Discussão

  • Classificação do substantivo 'amor': Explique que 'amor' é um substantivo abstrato, pois se refere a um sentimento, algo que não possui existência física. Um exemplo de frase seria: 'O amor entre eles é incondicional.'

  • Flexão de número: Transforme os substantivos do singular para o plural:

  • 'coração' -> 'corações': A palavra 'coração' termina em -ão, e sua forma plural é 'corações'.

  • 'flor' -> 'flores': A palavra 'flor' simplesmente adiciona -es no plural.

  • 'país' -> 'países': A palavra 'país' também adiciona -es no plural.

  • Substantivo coletivo para um grupo de aves: O coletivo de aves é 'bando'. Um exemplo de frase seria: 'Um bando de aves pousou no lago.'.

Engajamento dos Alunos

1. Por que o substantivo 'amor' é considerado abstrato e não concreto? 2. Você consegue pensar em outros substantivos que terminam em -ão e que possuem uma forma plural diferente? 3. Quais outros substantivos coletivos você conhece e pode compartilhar com a turma? 4. Como você explicaria a importância dos substantivos coletivos na comunicação escrita e oral? 5. Em que situações do dia a dia você percebe a necessidade de utilizar corretamente os substantivos no plural?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, resumindo os pontos principais e reforçando a importância do tema para a prática diária. Ao conectar a teoria com exemplos práticos e destacar a relevância do conteúdo, o professor garante que os alunos internalizem as informações e estejam preparados para aplicá-las em situações reais.

Resumo

  • Os substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, ideias e fenômenos.
  • Classificação dos substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos e derivados.
  • Flexão de número dos substantivos, transformando singular para plural e vice-versa, com regras específicas para diferentes terminações.
  • Substantivos coletivos e seus exemplos mais comuns, como 'cardume' para peixes e 'bando' para aves.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos específicos e variados de substantivos, suas classificações e flexões de número, além de realizar a resolução guiada de problemas. Dessa forma, os alunos puderam ver a aplicação direta das regras gramaticais na construção de frases e no uso cotidiano da língua portuguesa.

Compreender a classificação e flexão dos substantivos é crucial para a comunicação eficaz e precisa, tanto na escrita quanto na fala. Além disso, o conhecimento de substantivos coletivos enriquece o vocabulário e permite uma expressão mais clara e detalhada. Por exemplo, saber que 'cardume' se refere a um grupo de peixes pode ser útil em diversas situações, desde a leitura de textos até a escrita criativa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies