Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Substantivo: Classificação e Flexão de Número
Palavras Chave | Substantivos, Classificação, Flexão de Número, Singular, Plural, Substantivos Coletivos, Gramática, Português, 3º ano do Ensino Fundamental, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Projetor (opcional), Slides de apresentação, Cópias de exercícios, Caderno e caneta para anotações dos alunos, Cartazes com exemplos de substantivos, Lista de substantivos coletivos |
Códigos BNCC | EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais). |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e objetiva sobre o que será abordado na aula, estabelecendo as habilidades que os alunos precisam desenvolver. Ao definir os objetivos principais, o professor garante um foco direcionado no conteúdo essencial, facilitando tanto o planejamento quanto a execução das atividades subsequentes.
Objetivos principais:
1. Classificar os substantivos quanto ao número: singular e plural.
2. Flexionar corretamente os substantivos de singular para plural e vice-versa.
3. Reconhecer e utilizar os principais coletivos de substantivos.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é captar o interesse dos alunos e introduzir o tema de forma envolvente, contextualizando a importância dos substantivos e suas flexibilidades. Ao fornecer um contexto inicial e compartilhar curiosidades, o professor estabelece uma conexão com os alunos, preparando-os para a aprendizagem que se seguirá.
Contexto
Substantivos são palavras essenciais na comunicação, pois nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos e muitas outras coisas. Eles são uma das bases da linguagem e sua correta utilização é fundamental tanto na escrita quanto na fala. Na aula de hoje, vamos explorar a classificação e flexão dos substantivos, focando em como identificar e transformar os substantivos do singular para o plural e vice-versa, além de conhecer alguns coletivos importantes. Esta compreensão é crucial para aprimorar a clareza e a precisão na comunicação escrita e oral dos alunos.
Curiosidades
Você sabia que a palavra 'cardume' é o coletivo usado para se referir a um grupo de peixes? Interessante, não é? Os substantivos coletivos são usados para designar grupos de seres ou objetos da mesma espécie e são uma parte importante do nosso vocabulário, permitindo uma comunicação mais precisa e rica.
Desenvolvimento
Duração: (50 - 60 minutos)
A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão detalhada e prática sobre os substantivos e suas flexões de número, garantindo que os alunos sejam capazes de aplicar as regras gramaticais aprendidas. Ao abordar os tópicos de maneira estruturada e intercalar explicações com exemplos práticos, o professor facilita a assimilação do conteúdo e promove o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos.
Tópicos Abordados
1. Conceito de Substantivo: Explique que os substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, ideias e fenômenos. Dê exemplos variados para ilustrar como os substantivos são usados no dia a dia. 2. Classificação dos Substantivos: Detalhe as diferentes classificações dos substantivos (comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos e derivados). Dê exemplos para cada tipo, enfatizando as características que os definem. 3. Flexão de Número: Explique a flexão de número dos substantivos, abordando as regras gerais para formar o plural a partir do singular. Inclua exemplos que cubram diferentes terminações e exceções (e.g., substantivos terminados em -ão, -r, -s, etc.). 4. Substantivos Coletivos: Defina o que são substantivos coletivos e apresente uma lista dos mais comuns, como cardume (peixes), multidão (pessoas) e pomar (árvores frutíferas). Dê exemplos em frases para contextualizar seu uso. 5. Exemplos Práticos e Resolução de Problemas: Realize a resolução guiada de problemas e exercícios, transformando substantivos do singular para o plural e vice-versa, e identificando coletivos em contextos específicos.
Questões para Sala de Aula
1. Classifique o substantivo 'amor' quanto à sua concretude e dê um exemplo de uma frase em que ele seja utilizado. 2. Transforme os seguintes substantivos do singular para o plural: 'coração', 'flor', 'país'. 3. Qual é o substantivo coletivo para um grupo de aves? Use-o em uma frase.
Discussão de Questões
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam não apenas as regras gramaticais, mas também a aplicação prática dessas regras. Ao discutir as respostas e engajar os alunos com perguntas reflexivas, o professor promove um ambiente de aprendizado interativo e colaborativo, reforçando o conteúdo e esclarecendo possíveis dúvidas.
Discussão
-
Classificação do substantivo 'amor': Explique que 'amor' é um substantivo abstrato, pois se refere a um sentimento, algo que não possui existência física. Um exemplo de frase seria: 'O amor entre eles é incondicional.'
-
Flexão de número: Transforme os substantivos do singular para o plural:
-
'coração' -> 'corações': A palavra 'coração' termina em -ão, e sua forma plural é 'corações'.
-
'flor' -> 'flores': A palavra 'flor' simplesmente adiciona -es no plural.
-
'país' -> 'países': A palavra 'país' também adiciona -es no plural.
-
Substantivo coletivo para um grupo de aves: O coletivo de aves é 'bando'. Um exemplo de frase seria: 'Um bando de aves pousou no lago.'.
Engajamento dos Alunos
1. Por que o substantivo 'amor' é considerado abstrato e não concreto? 2. Você consegue pensar em outros substantivos que terminam em -ão e que possuem uma forma plural diferente? 3. Quais outros substantivos coletivos você conhece e pode compartilhar com a turma? 4. Como você explicaria a importância dos substantivos coletivos na comunicação escrita e oral? 5. Em que situações do dia a dia você percebe a necessidade de utilizar corretamente os substantivos no plural?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, resumindo os pontos principais e reforçando a importância do tema para a prática diária. Ao conectar a teoria com exemplos práticos e destacar a relevância do conteúdo, o professor garante que os alunos internalizem as informações e estejam preparados para aplicá-las em situações reais.
Resumo
- Os substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, ideias e fenômenos.
- Classificação dos substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos e derivados.
- Flexão de número dos substantivos, transformando singular para plural e vice-versa, com regras específicas para diferentes terminações.
- Substantivos coletivos e seus exemplos mais comuns, como 'cardume' para peixes e 'bando' para aves.
A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos específicos e variados de substantivos, suas classificações e flexões de número, além de realizar a resolução guiada de problemas. Dessa forma, os alunos puderam ver a aplicação direta das regras gramaticais na construção de frases e no uso cotidiano da língua portuguesa.
Compreender a classificação e flexão dos substantivos é crucial para a comunicação eficaz e precisa, tanto na escrita quanto na fala. Além disso, o conhecimento de substantivos coletivos enriquece o vocabulário e permite uma expressão mais clara e detalhada. Por exemplo, saber que 'cardume' se refere a um grupo de peixes pode ser útil em diversas situações, desde a leitura de textos até a escrita criativa.