Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto e Vocativo
Palavras Chave | Termos Acessórios da Oração, Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto, Vocativo, Análise Sintática, Comunicação Escrita, Comunicação Oral, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Projetor e computador, Slides de apresentação, Folhas de atividades, Canetas, Livros de gramática, Textos literários para análise, Cópias de exercícios |
Códigos BNCC | EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais). |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e detalhada sobre o que será abordado na aula, estabelecendo uma base sólida para a compreensão dos termos acessórios da oração. Isso permitirá que os alunos saibam o que se espera deles, ajudando-os a focar nos pontos principais e a acompanhar a explicação de forma mais eficaz.
Objetivos principais:
1. Compreender a definição e a função dos termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo.
2. Reconhecer e identificar os termos acessórios em diferentes contextos oracionais.
3. Diferenciar os termos acessórios dos termos essenciais e integrantes da oração.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é fornecer um contexto inicial claro e cativante para os alunos, possibilitando que eles compreendam a relevância do tema na prática cotidiana e literária. Ao estabelecer essa conexão, os alunos estarão mais engajados e motivados para aprender sobre os termos acessórios da oração, facilitando a absorção do conteúdo que será explicado ao longo da aula.
Contexto
Para iniciar a aula sobre termos acessórios da oração, é essencial contextualizar os alunos sobre a importância da análise sintática no domínio da língua portuguesa. Explique que compreender a estrutura das orações é fundamental para a clareza e precisão na comunicação escrita e oral. Destaque que os termos acessórios, como adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo, enriquecem a construção das frases, proporcionando detalhes adicionais e nuances de significado que são imprescindíveis para uma comunicação eficaz e expressiva.
Curiosidades
Sabia que, na literatura, o uso dos termos acessórios pode transformar uma frase simples em uma descrição rica e detalhada? Por exemplo, ao ler um romance, os adjuntos adnominais e adverbiais ajudam a criar imagens vívidas e ambientações detalhadas. Já os apostos e vocativos são frequentemente usados em diálogos para dar mais vida e personalidade aos personagens.
Desenvolvimento
Duração: 50 - 60 minutos
A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre os termos acessórios da oração por meio de explicações detalhadas, exemplos práticos e exercícios de identificação. Isso permitirá que os alunos pratiquem o reconhecimento e a classificação dos termos acessórios, consolidando o aprendizado e preparando-os para aplicá-lo em situações reais de comunicação escrita e oral.
Tópicos Abordados
1. Adjunto Adnominal: Defina o adjunto adnominal como o termo acessório que se relaciona diretamente a um substantivo, adicionando-lhe uma característica, qualidade ou especificação. Dê exemplos claros, como 'O livro interessante está na mesa.', onde 'interessante' é o adjunto adnominal. 2. Adjunto Adverbial: Explique que o adjunto adverbial é o termo acessório que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias como tempo, lugar, modo, causa, etc. Exemplifique com frases como 'Ela correu rapidamente.' e 'Ele saiu de manhã.', destacando os adjuntos adverbiais. 3. Aposto: Descreva o aposto como o termo que explica, especifica ou resume outro termo da oração. Mostre exemplos: 'São Paulo, a maior cidade do Brasil, é muito populosa.' e 'João, o médico, está aqui.', evidenciando o papel do aposto. 4. Vocativo: Delimite o vocativo como o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar diretamente uma pessoa ou coisa personificada. Use exemplos como 'Maria, venha aqui!' e 'Senhoras e senhores, por favor, atenção!', destacando a função do vocativo.
Questões para Sala de Aula
1. Identifique os adjuntos adnominais na seguinte frase: 'O cachorro marrom correu para o quintal.' 2. Classifique os adjuntos adverbiais presentes na oração: 'Ele tomou o remédio pela manhã e saiu correndo rapidamente.' 3. Substitua os apostos nas frases: 'O Brasil, um país tropical, é conhecido por suas praias.' e 'Carlos, o engenheiro, resolveu o problema.' 4. Encontre e destaque o vocativo na frase: 'Amigos, vamos nos reunir na biblioteca após a aula.'
Discussão de Questões
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido durante a aula ao discutir e revisar as respostas das atividades realizadas. Isso também permite ao professor esclarecer dúvidas, reforçar conceitos e promover um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde os alunos se sentem engajados e motivados a participar ativamente.
Discussão
-
Identifique os adjuntos adnominais na seguinte frase: 'O cachorro marrom correu para o quintal.'
-
Explique que os adjuntos adnominais são 'O' e 'marrom'. 'O' determina o substantivo 'cachorro' e 'marrom' adiciona uma característica ao substantivo 'cachorro'.
-
Classifique os adjuntos adverbiais presentes na oração: 'Ele tomou o remédio pela manhã e saiu correndo rapidamente.'
-
Indique que os adjuntos adverbiais são 'pela manhã' e 'rapidamente'. 'Pela manhã' indica a circunstância de tempo em que a ação de tomar o remédio ocorreu, enquanto 'rapidamente' indica o modo como ele saiu correndo.
-
Substitua os apostos nas frases: 'O Brasil, um país tropical, é conhecido por suas praias.' e 'Carlos, o engenheiro, resolveu o problema.'
-
Explique que os apostos 'um país tropical' e 'o engenheiro' podem ser substituídos por outras informações que esclareçam ou especifiquem os substantivos. Por exemplo: 'O Brasil, uma nação sul-americana, é conhecido por suas praias.' e 'Carlos, um especialista renomado, resolveu o problema.'
-
Encontre e destaque o vocativo na frase: 'Amigos, vamos nos reunir na biblioteca após a aula.'
-
Mostre que o vocativo é 'Amigos,' pois é o termo utilizado para chamar ou invocar diretamente as pessoas a quem se dirige a mensagem na frase.
Engajamento dos Alunos
1. Pergunte aos alunos: 'Quais outras frases vocês conseguem criar utilizando adjuntos adnominais e adverbiais?'. 2. Sugira que discutam em duplas ou pequenos grupos diferentes apostos e seus usos em frases variadas. 3. Peça para identificarem vocativos em diálogos de filmes ou livros que gostam e trazerem exemplos para a próxima aula. 4. Questione: 'Como a compreensão dos termos acessórios pode melhorar a clareza e expressividade da escrita de vocês?'.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é resumir e recapitular os principais conteúdos apresentados sobre os termos acessórios da oração. Isso garante que os alunos tenham uma visão consolidada do que foi aprendido, reforçando a conexão entre teoria e prática e destacando a importância do tema para a comunicação efetiva.
Resumo
- Definição e exemplos de adjunto adnominal, que se relaciona diretamente a um substantivo, adicionando-lhe uma característica, qualidade ou especificação.
- Explicação e exemplos de adjunto adverbial, que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias como tempo, lugar, modo, causa, etc.
- Descrição do aposto como termo que explica, especifica ou resume outro termo da oração, com exemplos práticos.
- Delimitação do vocativo como termo que serve para chamar, invocar ou interpelar diretamente uma pessoa ou coisa personificada, com exemplos claros.
Ao longo da aula, foi estabelecida uma conexão clara entre a teoria dos termos acessórios da oração e a prática de identificá-los em diferentes contextos oracionais. Foram fornecidos exemplos práticos e exercícios que permitiram aos alunos aplicar os conceitos aprendidos em situações reais de comunicação escrita e oral.
Compreender os termos acessórios da oração é crucial para a clareza e precisão na comunicação. No dia a dia, esses termos enriquecem a construção das frases, proporcionando detalhes adicionais e nuances de significado que são essenciais para uma comunicação eficaz e expressiva. Por exemplo, em redações, diálogos e descrições literárias, o uso adequado de adjuntos, apostos e vocativos pode transformar uma frase simples em uma descrição rica e detalhada.