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Plano de aula de Funções Orgânicas: Amida

Química

Original Teachy

'EM13CNT104'

Funções Orgânicas: Amida

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Entender a estrutura da amida: Os alunos devem ser capazes de identificar a estrutura geral e as características dos compostos de amida. Isso inclui a compreensão das ligações de carbono, oxigênio e nitrogênio, além da distribuição eletrônica.

  2. Diferenciar amidas de outros compostos orgânicos: Os alunos precisam ser capazes de distinguir amidas de outros compostos orgânicos, como aminas e ácidos carboxílicos. Isso pode ser feito através da análise das estruturas e das propriedades físicas e químicas.

  3. Identificar amidas em contextos reais: Os alunos devem ser capazes de identificar amidas em contextos do mundo real, como em medicamentos, plásticos, tecidos e alimentos. Isso envolve a aplicação do conhecimento adquirido sobre a estrutura e as propriedades das amidas.

Objetivos secundários:

  • Promover a colaboração e o pensamento crítico: Através da metodologia de sala de aula invertida, os alunos serão incentivados a trabalhar em grupo, discutir ideias e resolver problemas juntos. Isso promoverá o Desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e de colaboração.

  • Estimular o interesse pela Química: Ao conectar o conteúdo da aula com exemplos do mundo real, os alunos poderão perceber a relevância e a aplicabilidade da Química em suas vidas, o que pode aumentar o seu interesse pela disciplina.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de funções orgânicas já estudados, como aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, aminas e éteres. Esta revisão pode ser feita através de uma rápida discussão em sala de aula ou de uma atividade prática, como a classificação de diferentes compostos em suas respectivas funções.

  2. Situações-problema: Para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o conteúdo, o professor pode apresentar duas situações-problema:

    • Situação 1: "Por que algumas pessoas têm intolerância à lactose, um açúcar encontrado no leite, enquanto outras não? Como a Química pode nos ajudar a entender e a resolver esse problema?"

    • Situação 2: "Como a indústria de plásticos consegue produzir diferentes tipos de plásticos com propriedades tão variadas, desde plásticos macios e flexíveis até plásticos rígidos e resistentes? Quais são os compostos químicos envolvidos nesse processo e como eles se diferenciam uns dos outros?"

  3. Contextualização: O professor deve explicar que a amida é uma função orgânica muito importante, presente em diversos contextos do dia a dia, como na indústria de plásticos, na produção de medicamentos e na biologia (como na formação de proteínas). Além disso, a compreensão das amidas e de como elas se diferenciam de outros compostos orgânicos pode ajudar a entender melhor fenômenos biológicos e processos industriais.

  4. Introdução ao tópico: Para introduzir o tópico da amida, o professor pode:

    • Curiosidade 1: Mencionar que a amida mais simples, a formamida, é um líquido incolor que tem um cheiro semelhante ao de formol, o que lhe deu o nome. No entanto, apesar do cheiro desagradável, a formamida é amplamente utilizada na indústria de tintas, plásticos e resinas.

    • Curiosidade 2: Compartilhar que a formação de amidas é um processo crucial na síntese de proteínas, que são componentes essenciais para a vida. Isso pode ajudar os alunos a entenderem a importância das amidas na biologia e a complexidade dos processos químicos que ocorrem em nosso corpo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Construindo Amidas (10 - 12 minutos)

    • Passo 1: O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos e fornecer a cada grupo um conjunto de peças de modelo de plástico que representam átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio, bem como ligações simples, duplas e triplas.

    • Passo 2: O professor deve então fornecer aos alunos um conjunto de instruções que descrevem como montar a estrutura de uma amida simples, como a formamida. Os alunos devem ser orientados a seguir as instruções em seus grupos, discutindo e resolvendo juntos quais peças de modelo usar e como conectá-las.

    • Passo 3: Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar sua estrutura de amida para a classe, explicando como eles montaram a estrutura e quais desafios encontraram.

    • Passo 4: O professor deve então revisar as estruturas apresentadas pelos grupos, corrigindo quaisquer erros e destacando os aspectos importantes da estrutura da amida.

  2. Atividade 2: Amida no Mundo Real (10 - 12 minutos)

    • Passo 1: O professor deve apresentar aos alunos uma série de imagens de produtos e substâncias do dia a dia, como plásticos, tecidos, medicamentos e alimentos, e pedir aos alunos para identificar quais deles contêm amidas.

    • Passo 2: Os alunos, ainda em seus grupos, devem discutir e chegar a um consenso sobre quais das imagens apresentadas contêm amidas. Eles devem justificar suas respostas com base no conhecimento adquirido durante a aula.

    • Passo 3: Após a discussão, cada grupo deve apresentar suas respostas para a classe, explicando o raciocínio por trás de suas escolhas.

    • Passo 4: O professor deve então revelar quais das imagens realmente contêm amidas, discutindo as respostas corretas e explicando por que certos produtos ou substâncias contêm amidas e outros não.

  3. Atividade 3: Debate sobre Aplicações das Amidas (opcional, se houver tempo) (5 - 7 minutos)

    • Passo 1: O professor deve propor um debate em sala de aula sobre as aplicações das amidas, dividindo a classe em dois grupos. Um grupo deve defender que as amidas são vitais para a vida e para a indústria, enquanto o outro grupo deve argumentar que as amidas são prejudiciais para a saúde e para o meio ambiente.

    • Passo 2: Cada grupo deve preparar seus argumentos e apresentá-los para a classe. Após as apresentações, os alunos devem ter a oportunidade de fazer perguntas e comentários, promovendo uma discussão mais ampla e aprofundada sobre o tema.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe durante as atividades de construção de amidas e identificação de amidas no mundo real.

    • O professor pode iniciar a discussão fazendo perguntas como: "Quais foram os principais desafios na construção da estrutura de amida?" e "Quais critérios vocês usaram para identificar amidas nas imagens apresentadas?".

    • Os alunos devem ser encorajados a compartilhar suas experiências, dificuldades e aprendizados, promovendo assim a troca de ideias e a construção do conhecimento em conjunto.

    • O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar da discussão, incentivando os alunos mais tímidos a se expressarem e orientando os alunos mais falantes a ouvirem atentamente as contribuições de seus colegas.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após a discussão, o professor deve fazer a conexão das atividades realizadas com a teoria apresentada no início da aula.

    • O professor pode destacar como a estrutura das amidas, suas propriedades químicas e suas aplicações foram observadas e discutidas durante as atividades.

    • Por exemplo, o professor pode apontar que, ao construir a estrutura de uma amida, os alunos puderam observar a presença de ligações duplas e da ligação peptídica, características das amidas.

    • Da mesma forma, ao discutir as imagens de produtos e substâncias do mundo real, os alunos puderam ver como as amidas são amplamente utilizadas em indústrias variadas devido às suas propriedades químicas únicas.

  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as atividades realizadas e respondam mentalmente a perguntas como:

      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após um minuto de reflexão, os alunos devem ser convidados a compartilhar suas respostas com a classe. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, fazendo anotações se necessário e planejando como abordar as questões remanescentes nas próximas aulas.

    • Esta reflexão final é uma ferramenta valiosa para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico e para identificar quaisquer lacunas no seu entendimento que precisem ser abordadas.

    • Além disso, a reflexão final proporciona aos alunos a oportunidade de consolidar seu aprendizado, revisando os conceitos e as atividades da aula. Isso pode ajudar a fortalecer a memória do conteúdo e a promover a transferência do conhecimento para novas situações.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a etapa de Conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Isso deve incluir a definição de amida, suas estruturas, como diferenciar amidas de outros compostos orgânicos, e exemplos de amidas no mundo real.
    • O professor deve garantir que todos os alunos entendam esses conceitos, fazendo perguntas e incentivando os alunos a compartilhar suas próprias definições ou explicações.
    • Este resumo ajudará a consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula e a reforçar a importância e a aplicabilidade das amidas.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações das amidas.
    • Ele pode destacar que a atividade de construção de amidas permitiu aos alunos visualizar e manipular as estruturas moleculares, o que ajudou a solidificar o entendimento teórico.
    • Da mesma forma, a atividade de identificação de amidas no mundo real demonstrou aos alunos como o conhecimento teórico pode ser aplicado para entender e interpretar fenômenos do dia a dia.
    • O professor pode também reforçar a importância de entender as amidas, não apenas como uma função orgânica em si, mas também como parte de um conjunto maior de conhecimentos em Química.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre amidas. Estes podem incluir livros de Química, sites educacionais, vídeos explicativos e jogos de Química interativos.
    • O professor deve fornecer uma lista desses materiais, bem como uma breve descrição de cada um e como eles podem beneficiar o aprendizado dos alunos.
    • Este passo ajudará a promover o aprendizado autônomo e a incentivar os alunos a explorar o tópico além do que foi coberto em sala de aula.
  4. Importância do Tópico (1 minuto):

    • Para concluir, o professor deve reforçar a importância do estudo das amidas, não apenas para o exame de Química, mas também para a compreensão de muitos fenômenos do mundo real.
    • O professor pode citar exemplos de como a compreensão das amidas é relevante em diversas áreas, como na medicina (por exemplo, na formulação de medicamentos), na indústria (por exemplo, na produção de plásticos e tecidos), e na biologia (por exemplo, na formação de proteínas).
    • Ao fazer isso, o professor pode ajudar a motivar os alunos a continuar estudando e a aplicar seus conhecimentos de Química em diferentes contextos e situações.

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