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Plano de aula de Funções Orgânicas: Problemas de Funções Orgânicas

Química

Original Teachy

Funções Orgânicas: Problemas de Funções Orgânicas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Funções Orgânicas: Problemas de Funções Orgânicas

Palavras ChaveFunções Orgânicas, Álcool, Amina, Éter, Nomenclatura Química, Propriedades Químicas, Aplicações Práticas, Metodologia Digital, Redes Sociais Educacionais, Aprendizagem Ativa, Colaboração, Gamificação, Pensamento Crítico, Tecnologia Educacional
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Plataforma de quiz online (como Kahoot ou Socrative), Plataforma fictícia de rede social educacional, Materiais de gravação de vídeo (câmeras dos celulares), Acesso a perfis fictícios de redes sociais (para a atividade de detetives químicos), Projetor (para exibir vídeos e resultados dos quizzes), Quadro branco e marcadores
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Orgânica

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa definir claramente os objetivos que devem ser atingidos pelos alunos durante a aula. Ao estabelecer esses objetivos, o professor pode garantir que todas as atividades e discussões estão alinhadas com as habilidades que os alunos precisam desenvolver para resolver problemas de funções orgânicas. A definição de objetivos também ajuda a direcionar o foco dos alunos e a medir o progresso ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Identificar e diferenciar as principais funções orgânicas: álcool, amina e éter.

2. Aplicar corretamente as regras de nomenclatura para compostos pertencentes a essas funções orgânicas.

3. Analisar características e propriedades dos compostos, utilizando problemas práticos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o uso de ferramentas digitais e redes sociais para discutir casos reais e exemplos práticos.
  2. Fomentar a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo, estimulando o debate e a troca de conhecimentos.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos de forma ativa desde o início da aula, utilizando a tecnologia que estão acostumados a usar diariamente. Incentivar a busca por informações e o compartilhamento de descobertas estimula a curiosidade e prepara os alunos para um debate mais aprofundado sobre o tema. Além disso, as perguntas chave direcionam a discussão e ajudam a revisar conceitos importantes previamente estudados.

Aquecendo

Explique aos alunos que a química orgânica é uma área fascinante que estuda os compostos do carbono, essenciais para a vida. As funções orgânicas, como álcool, amina e éter, são categorias de compostos que compartilham propriedades químicas semelhantes. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre uma dessas funções orgânicas e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as principais características de álcoois, aminas e éteres?

2. Quais são algumas aplicações dos álcoois, aminas e éteres no cotidiano?

3. Como a nomenclatura das funções orgânicas ajuda a identificar diferentes compostos?

4. Quais são as diferenças estruturais entre um álcool, uma amina e um éter?

5. Por que o estudo das funções orgânicas é importante para diferentes áreas do conhecimento?

Desenvolvimento

Duração: 65 a 75 minutos

A finalidade desta etapa é promover a aplicação prática dos conhecimentos sobre funções orgânicas de uma forma interativa e criativa. As atividades propostas incentivam o uso de tecnologia, colaboração em grupo e a conexão com o mundo digital, tornando o aprendizado mais relevante e engajador para os alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criadores de Conteúdo Químico

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar aos alunos uma forma criativa e tecnológica de revisar e compartilhar conhecimentos sobre funções orgânicas, desenvolvendo habilidades de comunicação, colaboração e uso de tecnologias digitais.

- Descrição: Os alunos irão se dividir em grupos e criar vídeos curtos (3 a 5 minutos) explicando as características, propriedades e exemplos práticos de uso de álcoois, aminas e éteres. Esses vídeos serão publicados em uma plataforma fictícia de rede social educacional.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma função orgânica (álcool, amina ou éter) para focar seu vídeo.

  • Os alunos usarão seus celulares para gravar vídeos explicativos e criativos sobre a função orgânica escolhida.

  • Os vídeos devem abordar a nomenclatura, características químicas, propriedades e aplicações práticas dos compostos.

  • Os alunos podem usar gráficos, animações e exemplos do cotidiano para enriquecer a explicação.

  • Após a gravação, os vídeos serão enviados para uma plataforma online fictícia onde todos os grupos poderão visualizar e comentar os trabalhos uns dos outros.

Atividade 2 -  Detetives Químicos Online

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico, trabalho em equipe e aplicação prática dos conhecimentos sobre funções orgânicas de maneira divertida e interativa.

- Descrição: Os alunos, em grupos, serão desafiados a resolver um 'mistério químico' utilizando pistas encontradas em diferentes perfis de redes sociais fictícias. Cada perfil representará indícios sobre álcoois, aminas e éteres.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Apresentar o cenário de um 'crime químico' onde uma substância desconhecida precisa ser identificada.

  • Fornecer acessos a perfis de redes sociais fictícias que contêm pistas e informações relacionadas às funções orgânicas.

  • Cada grupo deve seguir as pistas, discutir e analisar as informações para identificar a substância correta.

  • Os alunos usarão celulares e computadores para pesquisar e coletar dados online que possam ajudar na resolução do mistério.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua conclusão e justificará a identificação da substância com base nas pistas encontradas.

Atividade 3 -  Química Gamificada: Desafio Digital

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Incorporar elementos de gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente, incentivando a participação ativa e a revisão dos conceitos de funções orgânicas de maneira dinâmica.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de perguntas e respostas online, onde cada etapa do jogo abordará aspectos diferentes das funções orgânicas - álcoois, aminas e éteres. Ganharão pontos por respostas corretas e poderão competir em tempo real com os colegas.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Utilizar uma plataforma de quiz online (como Kahoot ou Socrative) para criar um jogo com perguntas sobre nomenclatura, propriedades e aplicações das funções orgânicas.

  • Os alunos usarão seus celulares para responder as perguntas em tempo real.

  • Cada grupo discutirá internamente antes de enviar suas respostas.

  • As perguntas podem ser de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, ou abertas para aprofundar a compreensão.

  • Ao término do quiz, o professor fará uma revisão das respostas corretas, explicando cada uma brevemente.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é refletir sobre o processo de aprendizagem, promovendo a avaliação crítica e colaborativa entre os alunos. Ao compartilhar suas experiências e fornecer feedback mútuo, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, escuta ativa e capacidade de autoavaliação, enquanto consolidam os conhecimentos adquiridos durante a aula.

Discussão em Grupo

Convide todos os alunos a se reunirem em um círculo ou disposição de sala que permita a visualização e escuta mútua. Introduza a discussão mencionando a importância de compartilhar o que aprenderam e destacando os pontos altos das atividades realizadas. Um possível roteiro de introdução pode ser:

"Vamos iniciar uma discussão em grupo para compartilhar nossas experiências e conclusões. Cada grupo terá a oportunidade de falar sobre o que aprendeu ao criar os vídeos, resolver o mistério químico e participar do quiz. Gostaria que vocês destacassem as dificuldades encontradas, como as superaram, e as principais descobertas que fizeram. Vamos começar pelo grupo que trabalhou com álcoois, seguido pelos grupos de aminas e éteres. Lembrem-se de ser claros e respeitosos ao falar."

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao realizar as atividades? Como vocês os superaram? 2. Como as atividades realizadas ajudaram a aprofundar seu entendimento sobre as propriedades e a nomenclatura dos compostos orgânicos? 3. Qual foi a atividade mais interessante para o seu grupo? Por quê?

Feedback 360°

Instrua os alunos a participarem de uma etapa de feedback 360°. Explique que cada aluno deve fornecer e receber feedback dos colegas de grupo. Oriente-os a serem construtivos e respeitosos, oferecendo elogios e sugestões para melhoria. Um possível roteiro pode ser:

"Agora vamos fazer uma rodada de feedback 360°. Cada aluno terá a oportunidade de dar e receber feedback de seus colegas de grupo. Lembrem-se de ser construtivos: elogiem aspectos positivos e ofereçam sugestões práticas para melhorias. Vamos começar com o aluno X, seguido pelo aluno Y e assim por diante."

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A conclusão visa revisar de maneira lúdica e envolvente os conceitos-chave abordados durante a aula. Essa etapa reforça a relevância dos conhecimentos adquiridos, conectando-os ao cotidiano dos alunos e ao mundo digital que os cerca. Ao finalizar de maneira criativa e reflexiva, busca-se consolidar o aprendizado e motivar os alunos a continuar explorando o universo das funções orgânicas.

Resumo

Resumo Químico: Funcionalmente Divertido!

Imaginem uma festa onde três convidados especiais estão presentes: o Sr. Álcool, a Sra. Amina e o Sr. Éter. O Sr. Álcool é conhecido por suas festinhas animadas (etanol, estou falando de você!). A Sra. Amina, com seus compostos nitrogenados, é a vida do grupo de proteínas e medicamentos. E o Sr. Éter, sempre discreto, é essencial para muitas anestesias. Cada um deles tem suas próprias regras de nomenclatura, personalidades químicas e papéis vitais no nosso dia a dia e no mundo da química!

No Mundo

No Mundo Atual: Redes sociais, vídeos virais, investigações online... a aula de hoje utilizou essas dinâmicas modernas para ilustrar como a ciência não está confinada a laboratórios. Assim como trendsetters digitais, álcoois, aminas e éteres são 'influencers' no mundo químico, e entender suas características ajuda a nos conectar com inovações tecnológicas e avanços científicos.

Na Prática

️ Aplicações: O que seria de nossas vidas sem esses compostos? Desde o álcool em nossas bebidas e produtos de limpeza, até as aminas em medicamentos, e éteres nos anestésicos, a compreensão de suas propriedades e usos torna possível uma infinidade de avanços médicos, estéticos e industriais que melhoram nosso dia a dia.

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