Entrar

Plano de aula de Introdução a Química Orgânica: Ligações Pi e Sigmas

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Introdução a Química Orgânica: Ligações Pi e Sigmas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Introdução a Química Orgânica: Ligações Pi e Sigmas

Palavras ChaveQuímica Orgânica, Ligações pi, Ligações sigma, Geometria molecular, Propriedades moleculares, Vídeo TikTok, Gamificação, Quiz interativo, Influenciador digital, Ferramentas digitais, Feedback construtivo, Trabalho em grupo
Materiais NecessáriosCelulares (com acesso à internet), Aplicativo TikTok, Aplicativo Kahoot! ou Quizizz, Ferramenta Canva, Computadores ou tablets, Projetor ou TV para exibição de vídeos, Acesso ao Google Drive, Google Classroom ou grupo privado no Facebook
Códigos BNCCEM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Orgânica

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma visão clara dos objetivos principais e secundários da aula, garantindo que os alunos entendam as expectativas do conteúdo a ser trabalhado. Isso prepara o terreno para um aprendizado ativo e engajador, onde os alunos são incentivados a aplicar conceitos teóricos em situações práticas, promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema.

Objetivos principais:

1. Diferenciar as ligações pi e sigma e entender suas consequências nas propriedades das moléculas e geometria.

2. Contar e identificar quantos elétrons pi e sigma existem em uma molécula.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar o conceito de ligações pi e sigma com aplicações práticas na vida cotidiana.
  2. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e utilização de ferramentas digitais para resolver problemas químicos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma visão clara dos objetivos principais e secundários da aula, garantindo que os alunos entendam as expectativas do conteúdo a ser trabalhado. Isso prepara o terreno para um aprendizado ativo e engajador, onde os alunos são incentivados a aplicar conceitos teóricos em situações práticas, promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema.

Aquecendo

Explique aos alunos que a Química Orgânica é uma área fascinante que estuda compostos contendo carbono. Comece esclarecendo que as ligações pi e sigma são tipos de ligações químicas que desempenham um papel crucial na formação das moléculas orgânicas. Instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre ligações pi e sigma, como a diferença em suas energias ou sua influência na reatividade das moléculas. Cada aluno deve compartilhar o fato encontrado com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que diferencia uma ligação pi de uma ligação sigma?

2. Como a presença de ligações pi e sigma pode afetar a geometria de uma molécula?

3. Em que tipos de moléculas orgânicas são geralmente encontradas ligações pi e sigma?

4. Quais são as implicações das ligações pi e sigma nas propriedades físicas e químicas das moléculas?

5. Como você pode identificar o número de ligações pi e sigma em uma molécula orgânica?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é promover a aplicação prática e criativa dos conhecimentos sobre ligações pi e sigma, utilizando recursos tecnológicos e plataformas digitais que fazem parte do cotidiano dos alunos. Isso incentiva a colaboração, o pensamento crítico e a capacidade de comunicar de forma eficaz conceitos químicos complexos de maneira inovadora e engajante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desvendando o TikTok Químico 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar uma plataforma digital popular para estimular a criatividade e a compreensão dos conceitos de ligações pi e sigma, promovendo a colaboração e a expressão individual dos alunos.

- Descrição: Os alunos irão criar um vídeo curto no TikTok explicando as diferenças entre as ligações pi e sigma, bem como suas implicações na geometria molecular e propriedades das moléculas. Eles devem usar uma abordagem criativa, como um esboço humorístico, uma música ou uma dança explicativa. Depois, os vídeos serão compartilhados na sala para discussão e votação do mais informativo e criativo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Peça para cada grupo planejar e roteirizar um vídeo curto (até 1 minuto) explicando as ligações pi e sigma.

  • Incentive o uso de humor, criatividade e clareza nas explicações.

  • Cada grupo deve gravar e editar o vídeo usando seus celulares.

  • Os vídeos devem ser compartilhados em uma plataforma comum (como Google Drive ou um grupo fechado no Facebook).

  • Exiba os vídeos na sala de aula e incentive os alunos a votarem no mais criativo e informativo.

  • Realize uma discussão sobre os pontos fortes de cada vídeo e reforce os conceitos aprendidos.

Atividade 2 - Quiz Show Interativo 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Revisar os conceitos de ligações pi e sigma de maneira divertida e competitiva, utilizando a gamificação para aumentar o engajamento e a retenção do conhecimento.

- Descrição: Organize uma competição estilo quiz show usando uma plataforma digital como Kahoot! ou Quizizz. Os alunos serão desafiados com perguntas sobre ligações pi e sigma, com foco na identificação, diferenciação e implicações das ligações nas propriedades das moléculas. Esta atividade promove o aprendizado gamificado e a revisão dos conceitos de forma divertida.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Prepare um quiz no Kahoot! ou Quizizz com perguntas relacionadas a ligações pi e sigma.

  • Explique as regras do quiz show e a importância de trabalho em equipe.

  • Inicie o quiz e acompanhe a participação dos alunos em tempo real.

  • Após cada pergunta, discuta rapidamente a resposta correta e esclareça dúvidas.

  • No final do quiz, revele o grupo vencedor e ofereça um pequeno incentivo ou reconhecimento.

  • Conclua reforçando os principais conceitos abordados durante o quiz.

Atividade 3 - Influenciador Digital Químico 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos na criação de conteúdos educativos digitais, promovendo o entendimento aprofundado das ligações pi e sigma e suas aplicações de maneira visual e acessível.

- Descrição: Os alunos deverão criar uma série de posts para uma rede social fictícia explicando as diferenças entre ligações pi e sigma. Cada post deve conter imagens, gráficos ou pequenos vídeos. Eles podem usar ferramentas como Canva para criar infográficos atraentes e claros. A ideia é que eles simulem ser influenciadores digitais educando seu público sobre química orgânica.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar uma série de posts (no mínimo 3) sobre ligações pi e sigma.

  • Incentive o uso de ferramentas digitais como Canva para a criação de infográficos e gráficos.

  • Os posts devem ser informativos, visuais e interativos, explicando as ligações pi e sigma com exemplos e imagens.

  • Peça para cada grupo compartilhar seus posts em uma plataforma online comum para a turma (como Google Classroom ou um blog privado).

  • Realize uma breve apresentação de cada grupo, onde eles irão explicar seus posts e a lógica por trás das escolhas feitas.

  • Realize uma votação para escolher a melhor série de posts e discuta os pontos positivos de cada trabalho.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos através da troca de experiências e reflexões em grupo, além de incentivar a prática de feedback construtivo. Essa interação promove uma compreensão mais profunda dos conceitos e desenvolve habilidades interpessoais essenciais para o trabalho em equipe e a comunicação efetiva no ambiente acadêmico e profissional.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhe o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Para introduzir essa discussão, siga o roteiro a seguir:

  1. Introdução: Relembre brevemente os objetivos da aula e a importância das ligações pi e sigma na Química Orgânica.
  2. Compartilhamento de Experiências: Convide cada grupo a compartilhar seu vídeo TikTok, quiz show ou série de posts, explicando os pontos principais que abordaram e os desafios que enfrentaram.
  3. Conclusões e Insights: Peça aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam com as atividades e como isso se relaciona com o conteúdo teórico que estudaram anteriormente.
  4. Debate: Incentive uma discussão aberta onde os alunos possam fazer perguntas uns aos outros, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado.

Reflexões

1. Como a criação de conteúdos no TikTok, quiz shows ou posts em redes sociais ajudou a reforçar seu entendimento das ligações pi e sigma? 2. Quais foram os principais desafios que você encontrou ao explicar ligações pi e sigma de maneira criativa e acessível? 3. Como você acha que os conhecimentos sobre ligações pi e sigma podem ser aplicados em situações do mundo real?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos colegas do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Para facilitar, use este roteiro:

  1. Aspectos Positivos: Cada aluno deve apontar uma qualidade positiva que notou no trabalho de seus colegas.
  2. Sugestões de Melhoria: Discuta uma área específica onde os colegas podem melhorar, mantendo um tom respeitoso e encorajador.
  3. Aprendizado Pessoal: Cada aluno deve compartilhar algo valioso que aprendeu ao trabalhar em grupo nesta atividade.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de forma leve e divertida, reforçando a relevância do tema na vida cotidiana e no futuro acadêmico e profissional dos alunos. Esta conclusão ajuda a amarrar todos os pontos discutidos, destacando a importância prática das ligações pi e sigma e motivando os alunos a aplicarem este conhecimento em diversos contextos. 

Resumo

Resumo: Vamos fazer um resumo pop! Imagine que as ligações sigma são como os tijolos fundamentais de uma casa - fortes e estáveis, enquanto as ligações pi são como as decorações, adicionando beleza e detalhes. As ligações sigma formam o 'esqueleto' da molécula e são as primeiras a se conectar, enquanto as ligações pi adicionam camadas extras e são encontradas em ligações duplas ou triplas. Juntos, eles definem a geometria e as propriedades das moléculas orgânicas! ✨

No Mundo

No Mundo: As ligações pi e sigma não estão apenas nos livros de química - elas fazem parte do nosso cotidiano! Desde os plásticos que usamos, aos medicamentos, até os combustíveis que movem nossos carros, entender essas ligações é fundamental para compreender como os materiais são feitos e funcionam ao nosso redor. Através da lente da Química Orgânica, podemos ver como pequenas mudanças na estrutura molecular podem ter grandes impactos no mundo real. 

Na Prática

Aplicações: Saber diferenciar e contar as ligações pi e sigma é crucial não só para exames, mas também para futuras carreiras nas áreas de química, biologia, engenharia e farmacologia. Isso permite entender e desenvolver novos materiais, medicamentos e tecnologias que melhoram a nossa qualidade de vida. Conhecer essas ligações ajuda, por exemplo, a desenvolver novos remédios mais eficientes e com menos efeitos colaterais. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies