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Plano de aula de Introdução a Química Orgânica: Postulados de Kekulé

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Lara da Teachy


Química

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'EM13CNT302'

Introdução a Química Orgânica: Postulados de Kekulé

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de Química Orgânica: O professor deve garantir que os alunos tenham uma compreensão básica do que é a Química Orgânica, e como ela difere da Química Inorgânica. Isso pode ser feito através de uma breve revisão, ou Introdução, do assunto.

  2. Entender a importância dos postulados de Kekulé: Os alunos devem aprender sobre a contribuição de Friedrich August Kekulé para a Química Orgânica, e por que seus postulados ainda são relevantes hoje. Isso pode ser feito através de uma discussão em sala de aula, ou de um breve vídeo.

  3. Aplicar os postulados de Kekulé na prática: Os alunos devem ser capazes de aplicar os postulados de Kekulé para desenhar estruturas moleculares simples. Isso pode ser feito através de uma atividade prática, como um quebra-cabeça de estruturas moleculares.

Objetivos secundários

  • Promover a participação ativa dos alunos: O professor deve incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula, seja através de perguntas e respostas, discussões em grupo ou atividades práticas.

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico: Os alunos devem ser incentivados a pensar criticamente sobre o assunto, e a aplicar o que aprenderam de maneira criativa e inovadora.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos básicos: O professor deve começar a aula relembrando conceitos básicos de química que são fundamentais para a compreensão da química orgânica. Isso pode incluir a definição de átomos, ligações químicas, moléculas, entre outros.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor pode apresentar duas situações-problema que irão guiar a aula. A primeira pode envolver a formação de uma substância a partir de duas outras, e a segunda pode ser a necessidade de representar tridimensionalmente uma molécula complexa. Estas situações devem servir como motivação para a Introdução dos postulados de Kekulé.

  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância da química orgânica no dia a dia dos alunos. Pode-se mencionar que a química orgânica é a base para a fabricação de medicamentos, plásticos, tintas, cosméticos, entre outros produtos que usamos diariamente.

  4. Introdução do tópico: Para introduzir o tópico de forma atraente, o professor pode contar a história de Friedrich August Kekulé, um químico alemão do século XIX, e como ele desenvolveu os postulados que revolucionaram a forma como a química orgânica é estudada. Pode-se também mencionar que, mesmo depois de mais de um século, os postulados de Kekulé ainda são usados como base para a representação de moléculas orgânicas.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a química orgânica. Por exemplo, pode-se mencionar que a estrutura do DNA, uma das descobertas mais importantes da biologia, só pôde ser decifrada graças ao entendimento da química orgânica. Outra curiosidade é que o carbono, elemento fundamental na química orgânica, é chamado de "elemento da vida", pois é essencial para a formação de todas as moléculas dos seres vivos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Modelagem Molecular (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar a atividade com antecedência, providenciando kits de modelagem molecular ou recursos virtuais de modelagem. Para cada grupo de alunos, deve haver um conjunto de átomos de carbono e hidrogênio, representados por diferentes cores.
    • Explicação: O professor deve explicar aos alunos que eles irão participar de uma simulação do processo que Kekulé usou para desenvolver seus postulados. Eles terão que montar as estruturas moleculares do metano (CH4), etano (C2H6) e eteno (C2H4).
    • Atividade: Os alunos, em seus grupos, devem usar os átomos do kit (ou os recursos virtuais) para montar as estruturas moleculares, seguindo os postulados de Kekulé. Cada grupo deve representar a estrutura de cada molécula de forma tridimensional.
    • Discussão: Após a atividade, o professor deve promover uma discussão em sala de aula sobre as estruturas moleculares formadas e como elas se encaixam nos postulados de Kekulé.
  2. Debate sobre a importância dos postulados de Kekulé (5 - 7 minutos):

    • Formação de Grupos: O professor deve dividir a turma em pequenos grupos e atribuir a cada grupo um postulado de Kekulé para defender.
    • Pesquisa: Os grupos devem pesquisar sobre o postulado atribuído e preparar uma breve apresentação para a classe.
    • Apresentação: Cada grupo deve apresentar seu postulado e seus argumentos para defender a importância dele na química orgânica.
    • Discussão: Após todas as apresentações, o professor deve facilitar uma discussão em sala de aula sobre os diferentes postulados e suas aplicações.
  3. Jogo de Perguntas e Respostas (5 - 6 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar algumas perguntas sobre os postulados de Kekulé e a química orgânica em geral.
    • Divisão em Equipes: Os alunos devem ser divididos em equipes e cada equipe deve receber um sino ou apito para "buzz" quando tiver a resposta.
    • Jogo: O professor faz as perguntas e a primeira equipe a "buzz" tem a chance de responder. Se a resposta estiver correta, a equipe ganha um ponto.
    • Discussão: Após o jogo, o professor deve revisar as respostas e discutir qualquer conceito que possa ter sido mal compreendido.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • Organização: O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou respostas encontradas por cada equipe durante as atividades.
    • Troca de Ideias: Cada grupo deve compartilhar suas conclusões, desafios encontrados e como eles aplicaram os postulados de Kekulé nas atividades de modelagem molecular.
    • Conexões com a Teoria: Durante as apresentações, o professor deve ajudar os alunos a fazerem conexões entre o que foi aprendido na teoria, as atividades práticas e as aplicações no mundo real.
  2. Verificação de Aprendizado (3 - 5 minutos):

    • Questionamento: O professor deve fazer perguntas direcionadas a cada grupo para verificar se eles entenderam os conceitos abordados durante a aula.
    • Feedback: O professor deve fornecer feedback imediato, corrigindo quaisquer mal-entendidos e reforçando os pontos-chave da aula.
    • Esclarecimento de Dúvidas: Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante a aula.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Pedir Opiniões: O professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam durante a aula e compartilhem suas opiniões.
    • Feedback dos Alunos: O professor deve perguntar aos alunos quais foram os conceitos mais difíceis, o que eles acharam mais interessante e o que gostariam de aprender mais sobre o assunto.
    • Resumo da Aula: O professor deve resumir a aula, destacando os principais pontos e reforçando a importância dos postulados de Kekulé na química orgânica.
  4. Atividade de Casa (Opcional):

    • Proposta: Se houver tempo, o professor pode propor uma atividade de casa para reforçar o que foi aprendido. Isso pode incluir desafiar os alunos a desenhar estruturas moleculares complexas utilizando os postulados de Kekulé, ou pesquisar e apresentar sobre outros químicos famosos na história da química orgânica.
    • Feedback: O professor deve informar aos alunos que eles terão a oportunidade de discutir a atividade de casa na próxima aula e que eles podem entrar em contato com qualquer dúvida antes disso.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, relembrando a definição de Química Orgânica, a importância dos postulados de Kekulé, e como estes postulados são aplicados para desenhar estruturas moleculares.
    • É importante que o professor faça um breve resumo das atividades práticas, debates e discussões que ocorreram durante a aula, destacando as principais conclusões obtidas pelos alunos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve enfatizar a conexão entre a teoria, a prática e as aplicações reais. Isso pode ser feito através de exemplos concretos, como a aplicação dos postulados de Kekulé na fabricação de medicamentos, plásticos, tintas, entre outros produtos do dia a dia.
    • O professor deve também reforçar como as habilidades desenvolvidas durante a aula, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, são importantes não apenas para a Química Orgânica, mas também para outras disciplinas e para a vida cotidiana dos alunos.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos e sites especializados em Química Orgânica.
    • O professor pode também indicar exercícios extras para os alunos praticarem a aplicação dos postulados de Kekulé, e oferecer-se para corrigir esses exercícios e responder a quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Para concluir a aula, o professor deve ressaltar a importância do assunto no dia a dia dos alunos.
    • Pode-se mencionar, por exemplo, que a Química Orgânica é essencial para a compreensão de como os medicamentos funcionam, e como eles são fabricados.
    • Além disso, pode-se destacar que a habilidade de representar tridimensionalmente moléculas complexas, desenvolvida durante a aula, pode ser útil em várias carreiras, como medicina, engenharia química, biologia, entre outras.

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