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Plano de aula de Introdução a Química Orgânica: Postulados de Kekulé

Química

Original Teachy

'EM13CNT302'

Introdução a Química Orgânica: Postulados de Kekulé

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Entender o contexto histórico e a importância dos postulados de Kekulé para a Química Orgânica, e como eles contribuíram para a formação de compostos orgânicos.
  2. Identificar os postulados de Kekulé e compreender como esses postulados foram fundamentais para a estruturação e previsão de reações químicas.
  3. Aplicar os postulados de Kekulé na resolução de problemas simples, como a construção de estruturas moleculares e a previsão de possíveis reações.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e estudo autônomo, incentivando os alunos a buscar informações além do conteúdo apresentado em sala de aula.
  2. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos, promovendo discussões sobre a evolução dos conceitos científicos ao longo do tempo.
  3. Fomentar o interesse dos alunos pela Química, demonstrando a aplicabilidade dos conceitos teóricos na prática do dia a dia.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios (3 - 5 minutos): O professor deve começar a aula fazendo uma rápida revisão de conceitos prévios que são fundamentais para o entendimento do tópico da aula. Isso inclui a recapitulação do que são átomos, ligações químicas, e a diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos. Esta revisão pode ser feita através de perguntas direcionadas aos alunos para ativar o conhecimento prévio.

  2. Situações-problema (3 - 5 minutos): Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema que vão despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o tópico da aula. Por exemplo, pode-se perguntar: "Como os cientistas eram capazes de prever a estrutura de uma molécula antes de poderem vê-la?" e "Por que é importante entender a estrutura de uma molécula na Química Orgânica?".

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve então contextualizar a importância do assunto, explicando como a Química Orgânica está presente em nosso dia a dia, desde a produção de medicamentos até a fabricação de plásticos. Pode-se mencionar exemplos de descobertas científicas que foram possíveis graças ao entendimento da estrutura das moléculas, como a síntese da aspirina.

  4. Introdução ao tópico (2 - 4 minutos): Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico contando duas curiosidades:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que a Química Orgânica, que estuda os compostos do carbono, foi inicialmente chamada de Química Vital, pois acreditava-se que apenas organismos vivos eram capazes de produzir essas substâncias complexas?".

    • Curiosidade 2: "E que o sonho do cientista alemão Friedrich August Kekulé era descobrir a estrutura do benzeno, um composto orgânico muito importante na indústria química? Ele teve um insight sobre a estrutura do benzeno enquanto dormia e sonhava com uma cobra mordendo a própria cauda, o que o levou a propor a estrutura em anel que conhecemos hoje.".

O professor deve então anunciar o tópico da aula - "Introdução a Química Orgânica: Postulados de Kekulé" - e iniciar a explanação do conteúdo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Montando Moléculas" (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com representações de átomos de carbono e hidrogênio, além de ligas de diferentes cores. O objetivo da atividade é que os alunos, utilizando os postulados de Kekulé, montem as estruturas moleculares de compostos orgânicos simples, como o metano (CH4), eteno (C2H4) e etino (C2H2).

    • Passo 1: Os alunos devem revisar os postulados de Kekulé e as ligações químicas, discutindo em grupo como eles podem ser aplicados para montar as moléculas.
    • Passo 2: Os alunos devem pegar os cartões e começar a montagem das moléculas, lembrando-se de respeitar a valência dos átomos e a geometria das ligações.
    • Passo 3: Após a montagem, cada grupo deve apresentar suas moléculas para a turma, explicando como aplicaram os postulados de Kekulé.
  2. Atividade "Desvendando o Benzeno" (10 - 13 minutos): Ainda em grupos, os alunos receberão um desafio um pouco mais complexo: a construção da estrutura do benzeno (C6H6).

    • Passo 1: O professor deve introduzir o conceito de ressonância, explicando como ele foi fundamental para a compreensão da estrutura do benzeno e como os postulados de Kekulé se relacionam com esse fenômeno.
    • Passo 2: Os alunos, utilizando os cartões e as ligações coloridas, devem tentar construir a estrutura do benzeno. Eles devem perceber que a estrutura planar proposta por Kekulé não é suficiente para explicar todas as propriedades do benzeno, e que é necessário considerar a ressonância entre as formas com ligações simples e duplas.
    • Passo 3: Cada grupo deve apresentar suas propostas para a estrutura do benzeno e suas considerações sobre a ressonância. O professor deve então corrigir e explicar a estrutura correta, reforçando a importância do pensamento crítico e da experimentação na ciência.
  3. Discussão e Reflexão (5 - 7 minutos): Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas experiências e dificuldades. O professor deve fazer perguntas que estimulem os alunos a refletir sobre o que aprenderam, como "Por que a estrutura do benzeno é tão importante na Química Orgânica?" e "Como os postulados de Kekulé nos ajudam a entender e prever as reações químicas?". O professor deve também esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante as atividades.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos para que possam compartilhar as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo nas atividades "Montando Moléculas" e "Desvendando o Benzeno". Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas conclusões, destacando como aplicaram os postulados de Kekulé e a ressonância na construção das moléculas. O professor deve estimular a participação de todos, fazendo perguntas para garantir a compreensão do conceito e a aplicação correta dos postulados.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria dos postulados de Kekulé. Deve-se destacar como a estrutura do benzeno, por exemplo, foi originalmente proposta por Kekulé e posteriormente confirmada experimentalmente. O professor pode também mencionar outras contribuições de Kekulé para a Química Orgânica, como a ideia de que o carbono pode formar cadeias e o conceito de isomeria.

  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor deve fazer perguntas como:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia?"

    Os alunos devem anotar suas respostas, que serão utilizadas para orientar a revisão do conteúdo na próxima aula.

  4. Feedback (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve pedir feedback aos alunos sobre a dinâmica da aula, o entendimento do conteúdo e a clareza das explicações. O professor pode fazer perguntas como:

    1. "A atividade 'Montando Moléculas' ajudou a entender os postulados de Kekulé? Como poderíamos melhorá-la?"
    2. "A atividade 'Desvendando o Benzeno' foi desafiadora? O que você aprendeu com ela?"
    3. "Você sentiu falta de algum conteúdo na aula de hoje?"

O feedback dos alunos é extremamente valioso para aprimorar o planejamento das aulas futuras e garantir que o conteúdo seja compreendido de forma eficaz.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a importância dos postulados de Kekulé na Química Orgânica, a estrutura do benzeno e como a ressonância e os postulados de Kekulé foram utilizados para prever e entender as reações químicas. O professor deve ressaltar como a aula conectou a teoria, a prática e a história da ciência, reforçando a relevância do pensamento crítico e da experimentação na ciência.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Deve-se destacar como as atividades "Montando Moléculas" e "Desvendando o Benzeno" permitiram aos alunos aplicar os postulados de Kekulé e a ressonância na construção de estruturas moleculares. O professor pode mencionar exemplos de aplicações práticas dos conceitos aprendidos, como a síntese de medicamentos e a produção de plásticos.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tópico da aula. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos e sites de Química que abordam os postulados de Kekulé e a Química Orgânica de maneira mais detalhada. O professor pode também sugerir exercícios extras para os alunos que desejam praticar a construção de estruturas moleculares e a previsão de reações químicas.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Deve-se explicar como o entendimento da estrutura das moléculas e das reações químicas é fundamental para diversas aplicações práticas, desde a produção de medicamentos até a fabricação de materiais de uso cotidiano. O professor pode encerrar a aula reforçando a ideia de que a Química Orgânica, além de um campo fascinante de estudo, é uma ciência que tem um impacto direto na vida de todos.

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