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Plano de aula de Clássicos da Sociologia

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Lara da Teachy


Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS101'

Clássicos da Sociologia

Objetivos (5 minutos)

  1. Iniciar a aula com uma breve introdução sobre o tópico "Clássicos da Sociologia", destacando a importância dos sociólogos clássicos para o desenvolvimento das ciências sociais. O professor deve mencionar brevemente os três sociólogos que serão abordados na aula - Durkheim, Marx e Weber.

  2. Estabelecer os objetivos de aprendizado para a aula. O professor deve explicar que, ao final da aula, os alunos devem ser capazes de:

    • Identificar os principais conceitos e teorias desenvolvidas por Durkheim, Marx e Weber.
    • Compreender e discutir as contribuições desses sociólogos para o campo das ciências sociais.
    • Relacionar as ideias desses sociólogos com a sociedade contemporânea.
  3. Encorajar a participação ativa dos alunos durante a aula. O professor deve enfatizar que a sala de aula invertida é uma metodologia que incentiva a participação ativa dos alunos, por isso, eles são incentivados a fazer perguntas, compartilhar suas opiniões e participar das discussões.

Objetivos secundários:

  1. Promover a habilidade de pensamento crítico dos alunos, incentivando-os a analisar as teorias dos sociólogos clássicos e a aplicá-las à realidade atual.
  2. Desenvolver a habilidade de pesquisa dos alunos, incentivando-os a buscar mais informações sobre os sociólogos clássicos e suas teorias.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo: O professor deve começar retomando brevemente os conceitos fundamentais da Sociologia que foram abordados nas aulas anteriores, como a definição de sociologia, a importância do estudo da sociedade e o papel do sociólogo. Isso permitirá que os alunos relacionem esses conceitos com o novo tópico. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: O professor deve então apresentar duas situações-problema para provocar o pensamento dos alunos e prepará-los para o novo tópico. As situações-problema podem ser, por exemplo:

    • "Imagine que você está em uma sociedade onde todos seguem estritamente as normas e tradições, sem se questionar. Como você acha que essa sociedade funcionaria?" (Referência ao conceito de "fato social" de Durkheim)

    • "Imagine uma sociedade onde a riqueza está concentrada nas mãos de poucos e a maioria vive em pobreza. Como você acha que essa sociedade poderia ser transformada?" (Referência à teoria do conflito de classes de Marx) (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: Em seguida, o professor deve contextualizar a importância do estudo dos clássicos da Sociologia, explicando como as ideias de Durkheim, Marx e Weber ainda são relevantes e aplicáveis à sociedade atual. Por exemplo, pode-se discutir como a teoria de Marx sobre o conflito de classes pode ser usada para entender a desigualdade econômica na sociedade contemporânea. (3 - 5 minutos)

  4. Ganhar Atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes sobre Durkheim, Marx e Weber. Por exemplo, pode-se mencionar que Marx escreveu o "Manifesto Comunista" em cooperação com Friedrich Engels, ou que Weber era conhecido por sua ética de trabalho e dedicava até 16 horas por dia aos seus estudos. Essas curiosidades tornam o conteúdo mais envolvente e ajudam a humanizar esses sociólogos, tornando-os mais acessíveis aos alunos. (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação de Durkheim (5 - 7 minutos)

    1.1 O professor deve introduzir Émile Durkheim como um dos fundadores da sociologia moderna e destacar suas principais contribuições para a disciplina.

    1.2 Em seguida, deve-se apresentar o conceito de "fato social" de Durkheim, explicando que Durkheim considerava os fatos sociais como coisas que existem fora do indivíduo e que são dotadas de um poder coercitivo pelo qual dominam o indivíduo.

    1.3 O professor deve enfatizar que, para Durkheim, a sociedade não é simplesmente a soma de seus membros individuais, mas uma entidade separada com sua própria realidade e forças.

    1.4 Pode-se também discutir a visão de Durkheim sobre a função do crime na sociedade e sua teoria sobre o suicídio.

  2. Apresentação de Marx (5 - 7 minutos)

    2.1 O professor deve introduzir Karl Marx como um pensador revolucionário cujas ideias tiveram um impacto profundo no mundo.

    2.2 Deve-se apresentar a teoria de Marx sobre o conflito de classes, explicando que, para Marx, a história da humanidade é a história do conflito de classes e que a sociedade é dividida em duas classes principais: a burguesia e o proletariado.

    2.3 O professor deve explicar a visão de Marx sobre o capitalismo, incluindo sua teoria da mais-valia e a ideia de que o capitalismo é inerentemente explorador.

    2.4 Pode-se também discutir o conceito de alienação de Marx e seu chamado à revolução proletária.

  3. Apresentação de Weber (5 - 7 minutos)

    3.1 O professor deve introduzir Max Weber como um sociólogo que contribuiu significativamente para a compreensão da ação social, do poder e da autoridade.

    3.2 Deve-se apresentar a teoria da ação social de Weber, explicando que Weber estava interessado em entender as razões subjacentes às ações das pessoas e que ele identificou quatro tipos de ação social: ação racional com relação a um objetivo, ação racional com relação a um valor, ação afetiva e ação tradicional.

    3.3 O professor deve discutir a visão de Weber sobre o poder e a autoridade, incluindo sua tipologia das formas de autoridade: legal, tradicional e carismática.

    3.4 Pode-se também discutir a teoria da ética protestante e o espírito do capitalismo de Weber.

  4. Discussão Comparativa (5 - 7 minutos)

    4.1 Com as apresentações dos três sociólogos concluídas, o professor deve conduzir uma discussão comparativa, destacando as diferenças e semelhanças entre suas teorias.

    4.2 Os alunos podem ser encorajados a compartilhar suas opiniões sobre as teorias e a aplicá-las a exemplos da sociedade contemporânea.

    4.3 O professor pode concluir a discussão destacando como as teorias de Durkheim, Marx e Weber continuam a influenciar a sociologia e a nossa compreensão da sociedade até hoje.

Retorno (10 minutos)

  1. Discussão de Conexões (5 - 6 minutos)

    1.1 O professor deve incentivar os alunos a refletirem sobre as conexões entre as teorias dos sociólogos clássicos e a realidade atual. Por exemplo, pode-se discutir como a teoria do conflito de classes de Marx pode ser aplicada à atual desigualdade econômica e social.

    1.2 Outra discussão poderia girar em torno da teoria de Durkheim sobre o papel do crime na sociedade. Poderia ser discutido se a teoria de Durkheim ainda é relevante hoje em dia, considerando as mudanças na sociedade e na percepção do crime.

    1.3 A teoria de Weber sobre ação social também pode ser discutida em relação a comportamentos atuais, como o comportamento dos consumidores ou a ação política.

    1.4 O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas opiniões e a fornecer exemplos de suas próprias experiências ou observações.

  2. Reflexão e Perguntas (3 - 4 minutos)

    2.1 O professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula. Pode-se usar um minuto de silêncio para permitir que os alunos pensem sobre as informações que foram apresentadas.

    2.2 Em seguida, o professor deve fazer perguntas para incentivar os alunos a identificarem os conceitos mais importantes que aprenderam e a expressarem quaisquer questões ou confusões que possam ter. Algumas perguntas possíveis incluem:

    - "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    - "Como as teorias de Durkheim, Marx e Weber se aplicam à nossa sociedade atual?"
    - "Quais questões você ainda tem sobre as teorias dos sociólogos clássicos?"
    
  3. Resumo e Encerramento (1 - 2 minutos)

    3.1 Para concluir a aula, o professor deve resumir as ideias e conceitos principais que foram discutidos. Isso pode incluir uma recapitulação das teorias dos três sociólogos clássicos e de como elas se conectam com a sociedade atual.

    3.2 Finalmente, o professor deve encerrar a aula agradecendo aos alunos por sua participação e incentivando-os a continuar explorando e refletindo sobre os conceitos discutidos. Pode-se também lembrar aos alunos sobre quaisquer tarefas de casa ou leituras adicionais que eles devem completar antes da próxima aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos)

    1.1 O professor deve iniciar a conclusão recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula. Isso deve incluir uma breve revisão das teorias e contribuições de Durkheim, Marx e Weber para a sociologia.

    1.2 O professor pode também reiterar a relevância desses sociólogos clássicos para o desenvolvimento das ciências sociais e para a nossa compreensão da sociedade contemporânea.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    2.1 O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Por exemplo, pode-se destacar como as teorias dos sociólogos clássicos foram aplicadas à análise da sociedade atual.

    2.2 O professor pode também discutir como a metodologia da sala de aula invertida permitiu aos alunos participarem ativamente do processo de aprendizagem e aplicarem a teoria à prática.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    3.1 O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre os sociólogos clássicos. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos, websites e outros recursos que fornecem informações adicionais sobre Durkheim, Marx e Weber.

    3.2 O professor pode também encaminhar o material por e-mail ou disponibilizá-lo na plataforma de aprendizagem online da escola.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    4.1 Para finalizar, o professor deve explicar a importância do assunto apresentado para o dia a dia. Pode-se discutir como as teorias dos sociólogos clássicos podem ser utilizadas para analisar e entender a sociedade atual, incluindo questões como desigualdade social, normas sociais, comportamento humano e estrutura de poder.

    4.2 O professor deve enfatizar que, mesmo que os alunos não pretendam se tornar sociólogos, a compreensão dessas teorias pode enriquecer sua visão de mundo e melhorar sua capacidade de compreender e navegar na sociedade.


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