Entrar

Projeto: Exploradores dos Recursos Naturais

Geografia

Original Teachy

'EF02GE11'

Uso dos Recursos Naturais

Contextualização

Olá, turminha! Vamos embarcar em uma aventura pelo mundo dos Recursos Naturais? Vocês sabiam que tudo o que usamos no nosso dia a dia, desde a água que bebemos até o papel com o qual desenhamos, vem da natureza? Isso mesmo, e nossa tarefa é entender como esses recursos são utilizados e como podemos cuidar melhor deles!

A Terra √© o nosso lar e, para vivermos bem nela, precisamos aprender a usar seus recursos de maneira consciente. Voc√™s j√° pararam para pensar de onde vem a nossa comida? Ou como a eletricidade chega at√© nossas casas? Essas s√£o apenas algumas quest√Ķes que iremos explorar durante este projeto, ent√£o preparem-se!

Introdução

Os Recursos Naturais s√£o os elementos da natureza que usamos para viver e produzir. Eles podem ser Renov√°veis, como a luz do sol, que sempre est√° dispon√≠vel, ou N√£o Renov√°veis, como o petr√≥leo, que leva milh√Ķes de anos para se formar novamente. Al√©m disso, existem os chamados Recursos Inesgot√°veis, como o ar que respiramos, que s√£o t√£o abundantes que n√£o precisamos nos preocupar em acabar com eles.

Agora, vocês devem estar se perguntando, por que é tão importante aprender sobre os Recursos Naturais? Bom, primeiro porque eles são fundamentais para a nossa sobrevivência. Sem água, por exemplo, não podemos viver por muito tempo. Além disso, muitos dos problemas que enfrentamos no mundo, como o aquecimento global e a poluição, estão relacionados ao mau uso dos recursos naturais.

Para que possamos viver em um planeta saudável, é essencial que saibamos como usar esses recursos de maneira sustentável, ou seja, sem esgotá-los e sem prejudicar o meio ambiente. E é isso que vamos explorar neste projeto: como usar os recursos naturais de forma consciente e responsável. Então, estão prontos para essa grande aventura? Vamos nessa!

Atividade Pr√°tica

Título da Atividade: "Exploradores dos Recursos Naturais"

Objetivo do projeto:

  • Compreender a origem e a import√Ęncia dos Recursos Naturais.
  • Identificar os diferentes tipos de Recursos Naturais (Renov√°veis, N√£o Renov√°veis e Inesgot√°veis).
  • Criar consci√™ncia sobre a necessidade de preservar e utilizar de forma sustent√°vel os Recursos Naturais.

Descri√ß√£o detalhada do projeto: Nesta atividade, os alunos ser√£o divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e cada grupo ser√° respons√°vel por explorar um tipo de recurso natural (por exemplo: √°gua, sol, vento, petr√≥leo, min√©rio, madeira, etc). Eles dever√£o pesquisar sobre a origem, a forma de utiliza√ß√£o, se √© um recurso renov√°vel, n√£o renov√°vel ou inesgot√°vel e a import√Ęncia de utiliz√°-lo de forma sustent√°vel.

Com base nas pesquisas, os grupos ir√£o criar uma apresenta√ß√£o, que pode ser uma maquete, um painel, uma m√ļsica, uma dan√ßa, uma pe√ßa de teatro, um desenho animado, ou qualquer outra forma de express√£o que a turma preferir, para compartilhar seus conhecimentos com a classe.

Materiais Necess√°rios:

  • Papel e caneta para anota√ß√Ķes
  • Acesso √† internet para pesquisa (com a supervis√£o do professor)
  • Materiais de arte e/ou recicl√°veis para a cria√ß√£o da apresenta√ß√£o

Passo a Passo:

  1. Formação dos Grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo irá sortear um tipo de recurso natural para pesquisar.

  2. Pesquisa: Os grupos ir√£o pesquisar sobre o recurso natural sorteado. Eles devem coletar informa√ß√Ķes sobre a origem do recurso, como ele √© utilizado, se √© renov√°vel, n√£o renov√°vel ou inesgot√°vel e a import√Ęncia de utiliz√°-lo de forma sustent√°vel.

  3. Planejamento da Apresenta√ß√£o: Com base nas informa√ß√Ķes coletadas, os grupos ir√£o planejar a sua apresenta√ß√£o. Eles devem decidir qual ser√° o formato da apresenta√ß√£o (maquete, painel, m√ļsica, etc) e como v√£o compartilhar as informa√ß√Ķes que encontraram.

  4. Criação da Apresentação: Os grupos irão criar a sua apresentação. Eles podem utilizar materiais de arte, como cartolina, tinta, cola, tesoura, ou materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas pet, jornal, etc.

  5. Apresenta√ß√£o: Por fim, os grupos ir√£o apresentar o resultado do seu trabalho para a turma. Durante as apresenta√ß√Ķes, os alunos devem prestar aten√ß√£o para aprender sobre os diferentes tipos de recursos naturais.

Ao final, os alunos ir√£o avaliar o trabalho de cada grupo, identificando os pontos positivos e sugerindo melhorias. Esta atividade ir√° estimular a colabora√ß√£o, a criatividade, a comunica√ß√£o e a resolu√ß√£o de problemas, habilidades importantes para o desenvolvimento dos alunos. Al√©m disso, eles ir√£o aprender sobre a import√Ęncia de preservar os recursos naturais e como podem contribuir para isso no seu dia a dia.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies