Entrar

Projeto: Lutas: Da Origem aos Tatames

Educação Física

Original Teachy

''EF35EF15''

Lutas e Pr√°tica

Contextualização

A pr√°tica de lutas faz parte da hist√≥ria humana, surgindo antes mesmo da escrita. Em sua origem, as lutas surgem como uma necessidade de sobreviv√™ncia, para defender territ√≥rios, fam√≠lias e comunidades. Evoluindo, estas pr√°ticas passaram a representar rituais de inicia√ß√£o, estrat√©gias militares e pr√°ticas esportivas. No Brasil, encontramos lutas de origem ind√≠gena, africana, europeia e asi√°tica, que foram transmitidas e adaptadas ao longo das gera√ß√Ķes, formando um riqu√≠ssimo patrim√īnio cultural.

Dentre estes exemplos temos a Capoeira, origin√°ria da cultura africana e trazida para o Brasil pelos escravos, a Luta Marajoara, desenvolvida pelos √≠ndios marajoaras no Par√°, e o Jud√ī, origin√°rio do Jap√£o e amplamente disseminado em nosso pa√≠s. Al√©m disso, h√° uma infinidade de outras lutas que fazem parte da cultura de diversas regi√Ķes do Brasil e do mundo. √Č importante ressaltar que embora as lutas fa√ßam parte de nosso dia a dia, elas s√£o distintas de brigas, sendo caracterizadas por regras, √©tica e respeito ao advers√°rio.

As lutas s√£o pr√°ticas corporais que trazem diversos benef√≠cios, tais como o desenvolvimento da coordena√ß√£o motora, equil√≠brio, for√ßa f√≠sica, rapidez, flexibilidade e resist√™ncia. Al√©m disso, contribuem para a forma√ß√£o do car√°ter, estimulando valores como a disciplina, respeito e solidariedade. A seu turno, estas pr√°ticas exigem estrat√©gias de racioc√≠nio e tomada r√°pida de decis√Ķes, desenvolvendo assim a intelig√™ncia e a capacidade de concentra√ß√£o.

Atividade Pr√°tica

Título da Atividade: "Lutas: Da Origem aos Tatames"

Objetivo do Projeto

Desenvolver um entendimento holístico das lutas, desde seu contexto histórico, social, cultural até a prática propriamente dita, enfocando e experimentando uma luta de escolha da equipe.

Descrição detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, realizar√£o uma pesquisa sobre a hist√≥ria, cultura e t√©cnicas de uma luta de sua escolha, podendo ser local, nacional ou internacional. Ap√≥s a pesquisa, os alunos organizar√£o um torneio para demonstrar e compartilhar o que aprenderam, seguindo as regras e formatos oficiais. Cada equipe ser√° respons√°vel por ensinar aos demais colegas as regras e t√©cnicas b√°sicas desta luta em um torneio l√ļdico, que ser√° somado ao relat√≥rio final.

Materiais Necess√°rios

  • Computador com acesso √† internet para realizar a pesquisa
  • Livros, document√°rios, entrevistas e outras fontes de informa√ß√£o sobre a luta escolhida
  • Materiais espec√≠ficos da luta escolhida (Exemplo: quimono de jud√ī, luvas de boxe, etc.)
  • Espa√ßo adequado para a pr√°tica de lutas

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo escolhe uma luta a ser pesquisada. A escolha deve ser diversa em cada grupo, promovendo um aprendizado amplo sobre as lutas.
  3. Pesquisar sobre a luta escolhida, focando na sua história, características, regras, técnicas, vestimentas e influência cultural.
  4. Preparar uma apresentação didática para os colegas, explicando a luta escolhida e ensinando regras e técnicas básicas.
  5. Organizar um torneio l√ļdico em que cada grupo apresentar√° a luta escolhida e todos ter√£o a oportunidade de praticar.
  6. Preparar um relatório final, que englobe tanto a pesquisa realizada quanto a experiência do torneio.

Entregas do Projeto

Ap√≥s a realiza√ß√£o das atividades, os grupos entregar√£o um relat√≥rio com as seguintes se√ß√Ķes:

  1. Introdu√ß√£o: Destacar a relev√Ęncia das lutas em sua cultura de origem assim como no mundo atual, a escolha da luta pelo grupo e o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicar a teoria por trás da luta, suas regras, técnicas e pontos importantes. Detalhar a metodologia de pesquisa utilizada, a preparação e realização do torneio.
  3. Conclus√Ķes: Refletir sobre os aprendizados obtidos, retomar os pontos principais e as conclus√Ķes sobre a luta estudada e a experi√™ncia no torneio.
  4. Bibliografia utilizada: Listar todas as fontes utilizadas na pesquisa, seguindo as normas ABNT.

Al√©m disso, os grupos devem realizar a pr√°tica de apresenta√ß√£o e participa√ß√£o em um torneio l√ļdico, garantindo que cada membro do grupo esteja envolvido em todas as etapas do projeto.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies