🇧🇷
Entrar

Projeto: Lutas: Da Origem aos Tatames

Educação Física

Original Teachy

''EF35EF15''

Lutas e Prática

Contextualização

A prática de lutas faz parte da história humana, surgindo antes mesmo da escrita. Em sua origem, as lutas surgem como uma necessidade de sobrevivência, para defender territórios, famílias e comunidades. Evoluindo, estas práticas passaram a representar rituais de iniciação, estratégias militares e práticas esportivas. No Brasil, encontramos lutas de origem indígena, africana, europeia e asiática, que foram transmitidas e adaptadas ao longo das gerações, formando um riquíssimo patrimônio cultural.

Dentre estes exemplos temos a Capoeira, originária da cultura africana e trazida para o Brasil pelos escravos, a Luta Marajoara, desenvolvida pelos índios marajoaras no Pará, e o Judô, originário do Japão e amplamente disseminado em nosso país. Além disso, há uma infinidade de outras lutas que fazem parte da cultura de diversas regiões do Brasil e do mundo. É importante ressaltar que embora as lutas façam parte de nosso dia a dia, elas são distintas de brigas, sendo caracterizadas por regras, ética e respeito ao adversário.

As lutas são práticas corporais que trazem diversos benefícios, tais como o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, força física, rapidez, flexibilidade e resistência. Além disso, contribuem para a formação do caráter, estimulando valores como a disciplina, respeito e solidariedade. A seu turno, estas práticas exigem estratégias de raciocínio e tomada rápida de decisões, desenvolvendo assim a inteligência e a capacidade de concentração.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Lutas: Da Origem aos Tatames"

Objetivo do Projeto

Desenvolver um entendimento holístico das lutas, desde seu contexto histórico, social, cultural até a prática propriamente dita, enfocando e experimentando uma luta de escolha da equipe.

Descrição detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, realizarão uma pesquisa sobre a história, cultura e técnicas de uma luta de sua escolha, podendo ser local, nacional ou internacional. Após a pesquisa, os alunos organizarão um torneio para demonstrar e compartilhar o que aprenderam, seguindo as regras e formatos oficiais. Cada equipe será responsável por ensinar aos demais colegas as regras e técnicas básicas desta luta em um torneio lúdico, que será somado ao relatório final.

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à internet para realizar a pesquisa
  • Livros, documentários, entrevistas e outras fontes de informação sobre a luta escolhida
  • Materiais específicos da luta escolhida (Exemplo: quimono de judô, luvas de boxe, etc.)
  • Espaço adequado para a prática de lutas

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo escolhe uma luta a ser pesquisada. A escolha deve ser diversa em cada grupo, promovendo um aprendizado amplo sobre as lutas.
  3. Pesquisar sobre a luta escolhida, focando na sua história, características, regras, técnicas, vestimentas e influência cultural.
  4. Preparar uma apresentação didática para os colegas, explicando a luta escolhida e ensinando regras e técnicas básicas.
  5. Organizar um torneio lúdico em que cada grupo apresentará a luta escolhida e todos terão a oportunidade de praticar.
  6. Preparar um relatório final, que englobe tanto a pesquisa realizada quanto a experiência do torneio.

Entregas do Projeto

Após a realização das atividades, os grupos entregarão um relatório com as seguintes seções:

  1. Introdução: Destacar a relevância das lutas em sua cultura de origem assim como no mundo atual, a escolha da luta pelo grupo e o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicar a teoria por trás da luta, suas regras, técnicas e pontos importantes. Detalhar a metodologia de pesquisa utilizada, a preparação e realização do torneio.
  3. Conclusões: Refletir sobre os aprendizados obtidos, retomar os pontos principais e as conclusões sobre a luta estudada e a experiência no torneio.
  4. Bibliografia utilizada: Listar todas as fontes utilizadas na pesquisa, seguindo as normas ABNT.

Além disso, os grupos devem realizar a prática de apresentação e participação em um torneio lúdico, garantindo que cada membro do grupo esteja envolvido em todas as etapas do projeto.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies