Entrar

Projeto: O Grande Piquenique da Partilha Desigual

Matem√°tica

Original Teachy

''EF05MA13''

Partilha Desigual

Contextualização

A partilha desigual √© um conceito matem√°tico que aparece em diversas situa√ß√Ķes do nosso cotidiano. Em ess√™ncia, ela consiste na divis√£o de uma quantidade em partes que n√£o s√£o iguais. Por exemplo, suponha que voc√™ e um amigo ganharam 30 balas. Mas, ao inv√©s de dividir igualmente e cada um ficar com 15, voc√™s decidem que uma pessoa receber√° o dobro da outra. Neste caso, uma pessoa ficar√° com 20 balas e a outra com 10, ou seja, foi feita uma partilha desigual.

Este conceito nos ajuda a compreender melhor como lidar com situa√ß√Ķes nas quais uma divis√£o igualit√°ria n√£o √© poss√≠vel ou desejada. A partilha desigual √© especialmente importante quando pensamos em termos de justi√ßa social, pois nem sempre a igualdade √© o caminho mais justo. Por exemplo, se pensarmos em programas sociais de transfer√™ncia de renda, eles s√£o estruturados de forma que as fam√≠lias mais pobres recebam mais recursos. Isso tamb√©m √© uma partilha desigual, mas que busca uma maior equidade.

A partilha desigual faz parte da vida de todos n√≥s, mesmo que muitas vezes n√£o percebamos. Quando pagamos impostos, por exemplo, estamos participando de uma partilha desigual. As pessoas que ganham mais dinheiro pagam mais impostos, e esse dinheiro √© usado, em parte, para financiar servi√ßos p√ļblicos que beneficiam a todos, especialmente os mais pobres. Isso acontece porque, em uma sociedade justa, acredita-se que aqueles que t√™m mais recursos devem contribuir mais para o bem comum.

Sugest√£o de recursos

Para se aprofundar no tema, os alunos podem recorrer a materiais diversos, como v√≠deos did√°ticos, jogos interativos e livros did√°ticos. Al√©m disso, a internet √© um recurso inestim√°vel para pesquisa. No entanto, √© importante lembrar que nem todas as informa√ß√Ķes encontradas na internet s√£o confi√°veis, por isso √© fundamental recorrer a fontes confi√°veis.

  1. Vídeo: "Partilha desigual" disponível no canal do YouTube da Nova Escola.
  2. Livro: "Matem√°tica - Compreender e ensinar" - Ruy Berger.
  3. Site: Khan Academy (www.khanacademy.org), um recurso on-line gratuito que oferece aulas de matem√°tica interativas.

Lembrando que √© fundamental que os alunos entendam que a partilha desigual √© um conceito important√≠ssimo para lidarem com situa√ß√Ķes do dia a dia e, mais ainda, para desenvolverem uma consci√™ncia cr√≠tica sobre quest√Ķes sociais importantes.

Atividade Pr√°tica

Título da Atividade: "O Grande Piquenique da Partilha Desigual"

Objetivo do Projeto:

Este projeto visa familiarizar os alunos com o conceito de partilha desigual, suas implica√ß√Ķes e aplicabilidade na vida cotidiana, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de trabalho em equipe, pensamento cr√≠tico e resolu√ß√£o de problemas.

Descrição do Projeto:

Neste projeto, os grupos de alunos (3 a 5 alunos por grupo) ser√£o respons√°veis por planejar um piquenique para sua equipe. Eles receber√£o um n√ļmero fixo de fichas (por exemplo, 100 fichas) que representam a comida que ser√° levada para o piquenique. No entanto, as fichas devem ser distribu√≠das de forma desigual entre os membros do grupo, com a condi√ß√£o de que um membro deve receber o dobro do n√ļmero de fichas que outro membro recebe.

Os alunos devem preparar um plano que determine quem recebe quantas fichas e por qu√™. Eles devem levar em considera√ß√£o crit√©rios como necessidade, prefer√™ncias, contribui√ß√£o para o grupo, etc. para tomar suas decis√Ķes. A ideia √© que, ao final, eles tenham feito uma partilha desigual.

Materiais Necess√°rios:

  1. Fichas de papel colorido (100 para cada grupo)
  2. Folhas de papel
  3. L√°pis e borracha
  4. Regra
  5. Compasso ou circunferência (opcional)

Passo a Passo:

  1. Organização dos Grupos e Distribuição dos Materiais: Cada grupo, de 3 a 5 alunos, recebe 100 fichas e os materiais necessários.

  2. Defini√ß√£o das Regras da Partilha: Os grupos devem discutir e estabelecer as regras de como v√£o dividir as fichas. Lembre-se, a divis√£o deve ser desigual e um membro deve receber o dobro do n√ļmero de fichas que outro membro recebe.

  3. Elabora√ß√£o do Plano de Partilha: Com as regras estabelecidas, cada grupo deve, ent√£o, proceder √† distribui√ß√£o das fichas, documentando com detalhes o processo e as raz√Ķes para suas decis√Ķes.

  4. Realização da Partilha: As fichas são, então, fisicamente distribuídas de acordo com o plano. Se necessário, os planos podem ser ajustados para garantir que a partilha seja realizada com sucesso.

  5. Elaboração do Relatório do Projeto: Após a conclusão da partilha, cada grupo deve elaborar um relatório detalhado do projeto.

Entregas do Projeto:

Os alunos devem entregar o relat√≥rio do projeto que inclui quatro partes principais: Introdu√ß√£o, Desenvolvimento, Conclus√Ķes e Bibliografia.

Introdu√ß√£o: O relat√≥rio deve come√ßar com uma contextualiza√ß√£o do tema da partilha desigual, sua relev√Ęncia e aplica√ß√£o no mundo real e o objetivo deste projeto.

Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem explicar a teoria por trás da partilha desigual, descrever em detalhes as atividades realizadas, incluindo como as fichas foram distribuídas, a metodologia utilizada e os resultados obtidos.

Conclus√£o: Os alunos devem concluir o trabalho revisando seus pontos principais, discutindo o que aprenderam e quais conclus√Ķes foram tiradas sobre o projeto.

Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes de informa√ß√Ķes que usaram para trabalhar no projeto, como livros, sites, v√≠deos, etc.

Este relatório é muito importante, pois ele vai mostrar todo o processo de trabalho do grupo, desde o entendimento do conceito até a realização da prática. Além do mais, a escrita do relatório é um exercício de argumentação e justificativa, habilidades essenciais para todas as áreas do conhecimento.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies