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Projeto: Explorando o Mundo das Palavras Polissêmicas

Português

Original Teachy

'EF05LP02'

Palavras com Mais de Um Significado

Contextualização

Olá, turma! Vocês já pararam para pensar que as palavras que usamos todos os dias podem ter mais de um significado? Incrível, não é mesmo? Isso acontece porque a nossa língua, o Português, é muito rica e cheia de nuances. E é justamente sobre essa característica que vamos falar neste projeto.

As palavras com mais de um sentido, ou seja, palavras polissêmicas, são muito interessantes e importantes para a nossa comunicação. Elas nos ajudam a dar mais clareza ao que queremos dizer e tornam a nossa fala e escrita mais ricas e expressivas. Mas, ao mesmo tempo, também podem gerar confusão se não forem usadas corretamente. Por isso, é fundamental conhecer e entender bem o significado de cada uma delas.

Introdução

Agora, vamos entrar um pouco mais a fundo nesse fascinante mundo das palavras polissêmicas. As palavras polissêmicas são aquelas que possuem mais de um significado, ou seja, elas podem representar diferentes ideias ou conceitos, dependendo do contexto em que são usadas.

Por exemplo, a palavra "boca" pode se referir ao órgão do nosso corpo por onde comemos e falamos, mas também pode ser usada para se referir à entrada de uma caverna, ou até mesmo para falar do espaço vazio entre duas montanhas. Já a palavra "ponto" pode significar um sinal gráfico usado na escrita, mas também pode se referir a um lugar específico, a uma situação determinada, a uma marca em um jogo, entre muitos outros sentidos.

Agora, você deve estar se perguntando: "Mas como eu vou saber qual é o significado correto de uma palavra polissêmica?". E a resposta é: pelo contexto em que ela é usada. O contexto é tudo aquilo que nos cerca e que nos ajuda a entender o que está sendo dito ou escrito. Por isso, é muito importante observar e compreender bem o contexto em que uma palavra é usada para saber qual é o seu significado correto.

No projeto que vamos realizar, vocês terão a oportunidade de explorar e compreender melhor o mundo das palavras polissêmicas. Além disso, vão poder exercitar habilidades como a leitura, a escrita, a pesquisa, a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Estão prontos? Então, vamos lá!

Atividade Prática: "Explorando o Mundo das Palavras Polissêmicas"

Objetivo do Projeto:

  • Identificar e compreender palavras polissêmicas em diferentes contextos.
  • Desenvolver habilidades de leitura, escrita, pesquisa, criatividade e trabalho em equipe.
  • Elaborar um dicionário ilustrado de palavras polissêmicas.

Descrição do Projeto:

Este projeto será desenvolvido em grupos de 3 a 5 alunos, e tem como objetivo explorar o significado e o uso de palavras polissêmicas em diferentes contextos. Cada grupo será responsável por criar um dicionário ilustrado, onde irá apresentar e explicar o significado de 10 palavras polissêmicas, utilizando frases de exemplo e ilustrações.

Materiais Necessários:

  • Caderno e lápis para anotações;
  • Acesso à internet ou livros para pesquisa;
  • Papel, caneta colorida, lápis de cor ou giz de cera para ilustrações;
  • Cartolina ou papel A3 para a produção do dicionário;
  • Cola.

Passo a Passo:

  1. Formação dos Grupos: Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 participantes. Cada grupo receberá uma lista com 20 palavras polissêmicas.

  2. Pesquisa: Os grupos devem pesquisar o significado de cada palavra em diferentes contextos. Podem utilizar livros, dicionários, sites de pesquisa e até mesmo conversar com pessoas mais velhas para entender como essas palavras são usadas e o que elas podem significar.

  3. Seleção das Palavras: Cada grupo deve selecionar 10 palavras da lista para trabalhar. É importante escolher palavras que eles considerem interessantes e que possam ilustrar bem os diferentes significados.

  4. Elaboração das Definições: Em um caderno, os alunos devem anotar as definições de cada palavra, juntamente com exemplos de como elas podem ser usadas em diferentes situações. Os exemplos devem ajudar a ilustrar os diferentes significados da palavra.

  5. Ilustração: Depois de anotar as definições e os exemplos, os alunos devem criar uma ilustração para cada significado da palavra. As ilustrações podem ser feitas no mesmo caderno onde as definições foram anotadas, ou em folhas de papel separadas.

  6. Montagem do Dicionário: Com todas as definições e ilustrações prontas, os alunos devem montar o dicionário. Eles podem utilizar uma cartolina ou um papel A3 para isso. Cada palavra deve ocupar uma página do dicionário, e a definição e as ilustrações devem estar escritas de forma clara e legível.

  7. Apresentação: Por fim, os grupos devem apresentar o seu dicionário para a turma. Cada aluno do grupo deve participar da apresentação, explicando o significado das palavras e o processo de criação do dicionário.

Formato de Entrega: O dicionário ilustrado deve ser entregue ao professor, e a apresentação deve ser feita para a turma. O prazo para a entrega do projeto é de duas semanas, a contar a partir do dia da formação dos grupos.

Lembrem-se, a chave para o sucesso neste projeto é a colaboração e o trabalho em equipe. Boa sorte, e divirtam-se explorando o mundo das palavras polissêmicas!

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