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Projeto: Descobrindo as Águas - Um Estudo da Hidrografia Local e dos Aquíferos

Geografia

Original Teachy

'EF06GE04'

Hidrografia: Aquíferos

Contextualização

O Planeta Terra é conhecido como o Planeta Água devido à grande quantidade deste recurso vital cobrindo grande parte de sua superfície. Na disciplina de Geografia, a água e seus diversos aspectos são amplamente estudados, e é nesse contexto que introduzimos os conceitos de Hidrografia e Aquíferos.

A Hidrografia é a ciência geográfica que estuda as águas do planeta Terra, ou seja, os rios, lagos, geleiras, mares e oceanos, além dos aquíferos. Essa ciência nos ajuda a entender a distribuição de água no planeta e como a água influencia e é influenciada por diversos fenômenos naturais e ações humanas.

Os Aquíferos, por sua vez, são reservatórios de água subterrânea que se formam quando a água da chuva se infiltra no solo e atinge camadas mais profundas, onde é armazenada. São uma fonte muito importante de água doce, usada para abastecimento humano, irrigação de lavouras e até mesmo para geração de energia em usinas hidrelétricas.

Ambos, Hidrografia e Aquíferos, desempenham papeis fundamentais em nossa vida cotidiana. A água é um recurso vital para a vida como a conhecemos, e entender como ela se movimenta e é armazenada em nosso planeta é essencial para sua preservação e uso sustentável.

As cidades, por exemplo, são grandemente influenciadas pela rede hidrográfica local, que determina desde a disponibilidade de água para abastecimento até aspectos de planejamento urbano, como a drenagem de águas pluviais e a prevenção de enchentes. Os aquíferos, por outro lado, são fontes vitais de água doce que estão sendo cada vez mais explorados devido ao aumento da demanda por água para consumo humano e para a agricultura.

Os recursos a seguir são indicados para uma maior compreensão nos tópicos de hidrografia e aquíferos:

  1. Hidrografia - Mundo Educação
  2. Aquíferos - Brasil Escola
  3. A Importância da Água - Canal Futura

Atividade Prática

Título da atividade: Descobrindo as Águas - Um Estudo da Hidrografia Local e dos Aquíferos

Objetivo do Projeto:

O objetivo desse projeto é permitir que os alunos explorem a hidrografia local, identificando corpos de água na região e entendendo como os aquíferos se formam e por que são importantes.

Descrição Detalhada do Projeto:

O projeto será realizado em grupos de 3 a 5 alunos e terá duração total de uma semana. Em um primeiro momento, os alunos serão responsáveis por pesquisar e coletar informações sobre a hidrografia local (rios, lagos, aquíferos, etc.), investigando questões como:

  1. Quais são os principais corpos de água na região?
  2. Como a água da chuva é drenada na área urbana e rural?
  3. Existe algum aquífero na região? Como ele é usado?

Depois, cada grupo deverá criar um modelo tridimensional que represente as características hidrográficas da região, incluindo os aquíferos.

Materiais Necessários:

  • Materiais para construção do modelo (argila, papelão, tintas, etc.)
  • Acesso à internet para pesquisa

Passo a Passo:

  1. Pesquisa: Acesse fontes verificadas para obter informações sobre a hidrografia da região. Livros, páginas da web e documentários podem ser uma boa fonte de informação.
  2. Discussão em Grupo: Discuta as informações coletadas com o grupo e planeje o modelo tridimensional.
  3. Construção do Modelo: Utilizando os materiais disponíveis, construa o modelo tridimensional que represente as características hidrográficas da região.
  4. Apresentação: Prepare uma apresentação oral do trabalho realizado, explicando os principais aspectos da pesquisa e do modelo construído.

Ao final deste projeto, os grupos devem ser capazes de entregar um relatório escrito abrangendo:

  1. Introdução: Aqui, você deve explicar o porquê da escolha da região específica para estudo, a importância do estudo de hidrografia e aquíferos e o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicite a teoria por trás dos tópicos centrais do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos. Elementos importantes a serem considerados são: mapa da região, principais corpos de água, precipitação média, escoamento, presença de aquíferos, uso da água, etc.
  3. Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

De maneira geral, esse relatório deve complementar o trabalho prático realizado, fornecendo um registro detalhado do processo e dos resultados do projeto.

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