Entrar

Projeto: Rumo à Idade Média

História

Original Teachy

'EF06HI14', 'EF06HI15', 'EF06HI16', 'EF06HI17', 'EF06HI18', 'EF06HI19'

Idade Média: Introdução

Contextualização

A Idade Média é um período da História da Europa que se estende desde a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, até a queda de Constantinopla, em 1453. Muito embora essa época seja comumente associada a uma inversão do progresso, ela foi na verdade um período de grandes avanços em diversas áreas como a agricultura, a arquitetura e até mesmo nas ciências.

Durante a Idade Média, o feudalismo foi a forma predominante de organização política e social. A igreja cristã, e mais tarde a igreja católica, desempenhava um papel central na sociedade, influenciando todos os aspectos da vida, desde as leis até a educação.

Introdução

Ao nos aventurarmos nas profundezas da Idade Média, mergulharemos em um mundo de castelos, cavaleiros, reis e rainhas, servos e monges. No entanto, a vida naquela época era muito mais complexa e diversificada do que as histórias de cavaleiros andantes e princesas podem nos fazer acreditar. Este projeto nos dará a oportunidade de explorar e compreender a riqueza e complexidade da vida na Idade Média e de refletir sobre como esse período da história ainda influencia nosso mundo atual.

É importante lembrar também que a Idade Média não foi um período homogêneo ou estático. Muitas transformações ocorreram ao longo desses quase mil anos, e é nosso objetivo neste projeto explorar estas transformações e entender como elas deram forma ao mundo medieval e à sociedade contemporânea.

Atividade Prática - "Rumo à Idade Média"

Objetivo do Projeto

A atividade consistirá na composição e na apresentação de um diorama representando uma cena tipicamente medieval. As equipes também terão que escrever um roteiro explicativo e dramático para sua cena. Este trabalho irá permitir aos alunos explorar aspectos da vida na Idade Média e demonstrar a interação entre personagens de diferentes classes sociais, as influências da religião, o impacto dos eventos históricos e as mudanças culturais da época.

Descrição Detalhada do Projeto

A ideia do projeto é criar uma cena da Idade Média em um diorama (uma miniatura tridimensional) e escrever um roteiro que explique a cena, destacando as relações e interações entre as pessoas e o contexto histórico.

Materiais Necessários

  • Caixa de sapatos ou outra caixa de tamanho similar
  • Materiais para a criação de miniaturas (papelão, papel machê, massa de modelar, etc.)
  • Tinta, cola e outros materiais para decoração do diorama
  • Canetas e papel para a escrita do roteiro

Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade

Parte 1: Pesquisa

  1. No grupo, escolham um tema específico que gostariam de explorar da Idade Média. Pode ser um evento histórico, a vida cotidiana, um personagem histórico ou ficcional, etc.
  2. Pesquisem sobre o tema escolhido usando os recursos recomendados na introdução do projeto e outros que encontrarem. A pesquisa deve incluir informações detalhadas sobre o assunto, o período, a localização geográfica e os personagens envolvidos.

Parte 2: Planejamento

  1. Com base na pesquisa, decidam qual cena vocês gostariam de representar em seu diorama.
  2. Desenhem um esboço da cena, indicando onde cada elemento e personagem estará.
  3. Escrevam um esboço do roteiro, explicando a cena e suas relações com o contexto histórico.

Parte 3: Construção

  1. Utilizem os materiais para criar os elementos e personagens para o diorama.
  2. Construam o diorama de acordo com o esboço.

Parte 4: Roteiro

  1. Finalizem o roteiro para a cena.
  2. Pratiquem a apresentação de seu roteiro juntamente com o diorama.

Parte 5: Apresentação

  1. Apresentem o diorama e o roteiro para a classe.
  2. Estejam prontos para responder questões sobre o seu projeto.

Entregas do projeto

Os alunos deverão entregar o diorama, o roteiro escrito e fazer a apresentação. O diorama e o roteiro devem ser complementares e refletir a pesquisa histórica realizada pelo grupo.

Para a redação do documento, os alunos devem seguir o formato proposto:

Introdução

Os alunos devem contextualizar a cena selecionada, sua relevância e aplicação no mundo real, além do objetivo deste projeto.

Desenvolvimento

Os alunos devem descrever a teoria por trás do tema central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.

Conclusão

Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

Bibliografia

Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies