Contextualização
A Idade Média é um período da História da Europa que se estende desde a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, até a queda de Constantinopla, em 1453. Muito embora essa época seja comumente associada a uma inversão do progresso, ela foi na verdade um período de grandes avanços em diversas áreas como a agricultura, a arquitetura e até mesmo nas ciências.
Durante a Idade Média, o feudalismo foi a forma predominante de organização política e social. A igreja cristã, e mais tarde a igreja católica, desempenhava um papel central na sociedade, influenciando todos os aspectos da vida, desde as leis até a educação.
Introdução
Ao nos aventurarmos nas profundezas da Idade Média, mergulharemos em um mundo de castelos, cavaleiros, reis e rainhas, servos e monges. No entanto, a vida naquela época era muito mais complexa e diversificada do que as histórias de cavaleiros andantes e princesas podem nos fazer acreditar. Este projeto nos dará a oportunidade de explorar e compreender a riqueza e complexidade da vida na Idade Média e de refletir sobre como esse período da história ainda influencia nosso mundo atual.
É importante lembrar também que a Idade Média não foi um período homogêneo ou estático. Muitas transformações ocorreram ao longo desses quase mil anos, e é nosso objetivo neste projeto explorar estas transformações e entender como elas deram forma ao mundo medieval e à sociedade contemporânea.
Atividade Prática - "Rumo à Idade Média"
Objetivo do Projeto
A atividade consistirá na composição e na apresentação de um diorama representando uma cena tipicamente medieval. As equipes também terão que escrever um roteiro explicativo e dramático para sua cena. Este trabalho irá permitir aos alunos explorar aspectos da vida na Idade Média e demonstrar a interação entre personagens de diferentes classes sociais, as influências da religião, o impacto dos eventos históricos e as mudanças culturais da época.
Descrição Detalhada do Projeto
A ideia do projeto é criar uma cena da Idade Média em um diorama (uma miniatura tridimensional) e escrever um roteiro que explique a cena, destacando as relações e interações entre as pessoas e o contexto histórico.
Materiais Necessários
- Caixa de sapatos ou outra caixa de tamanho similar
- Materiais para a criação de miniaturas (papelão, papel machê, massa de modelar, etc.)
- Tinta, cola e outros materiais para decoração do diorama
- Canetas e papel para a escrita do roteiro
Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade
Parte 1: Pesquisa
- No grupo, escolham um tema específico que gostariam de explorar da Idade Média. Pode ser um evento histórico, a vida cotidiana, um personagem histórico ou ficcional, etc.
- Pesquisem sobre o tema escolhido usando os recursos recomendados na introdução do projeto e outros que encontrarem. A pesquisa deve incluir informações detalhadas sobre o assunto, o período, a localização geográfica e os personagens envolvidos.
Parte 2: Planejamento
- Com base na pesquisa, decidam qual cena vocês gostariam de representar em seu diorama.
- Desenhem um esboço da cena, indicando onde cada elemento e personagem estará.
- Escrevam um esboço do roteiro, explicando a cena e suas relações com o contexto histórico.
Parte 3: Construção
- Utilizem os materiais para criar os elementos e personagens para o diorama.
- Construam o diorama de acordo com o esboço.
Parte 4: Roteiro
- Finalizem o roteiro para a cena.
- Pratiquem a apresentação de seu roteiro juntamente com o diorama.
Parte 5: Apresentação
- Apresentem o diorama e o roteiro para a classe.
- Estejam prontos para responder questões sobre o seu projeto.
Entregas do projeto
Os alunos deverão entregar o diorama, o roteiro escrito e fazer a apresentação. O diorama e o roteiro devem ser complementares e refletir a pesquisa histórica realizada pelo grupo.
Para a redação do documento, os alunos devem seguir o formato proposto:
Introdução
Os alunos devem contextualizar a cena selecionada, sua relevância e aplicação no mundo real, além do objetivo deste projeto.
Desenvolvimento
Os alunos devem descrever a teoria por trás do tema central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
Conclusão
Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
Bibliografia
Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.