🇧🇷
Entrar

Projeto: Operando Frações em um Mundo de Pizzas

Matemática

Original Teachy

Frações: Multiplicação e Divisão

Contextualização

As frações são uma importante parte das matemática e são usadas para representar partes ou divisões de um todo. Combinações de frações através de operações matemáticas como multiplicação e divisão são utilizadas em diversas situações do dia a dia, como dividir uma pizza, fazer uma receita de bolo ou calcular a distância percorrida em uma corrida. É essencial aprender a operar com frações, pois elas são a base para entender conceitos mais complexos de matemática e são usadas em muitos cálculos e equações.

A multiplicação e divisão de frações é um tópico essencial na matemática que se torna cada vez mais relevante à medida que avançamos nos estudos. Estas operações são usadas em uma variedade de contextos, desde aplicações simples de cotidianas até conceitos avançados como proporções, razões, proporções e porcentagens. O entendimento e a prática de multiplicação e divisão de frações ajudarão a desenvolver habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico.

Introdução

A multiplicação de frações é uma operação simples que envolve a multiplicação de numeradores (o número de cima da fração) para obter o numerador da resposta e a multiplicação de denominadores (o número de baixo da fração) para obter o denominador da resposta. Por exemplo, a multiplicação das frações 1/2 e 3/4 seria (13)/(24) = 3/8.

A divisão de frações, também conhecida como "divisão de racionais", é um pouco mais complicada. Para dividir frações, você precisa "multiplicar pelo inverso". Isto significa que você toma a segunda fração (o divisor), inverte-a (denominador se torna numerador e vice-versa), e então multiplica as duas frações. Por exemplo, a divisão das frações 3/4 por 2/3 seria (3/4) / (2/3) = (3/4) * (3/2) = 9/8.

Atividade Prática: "Operando Frações em um Mundo de Pizzas"

Objetivo do Projeto

O objetivo é fazer os alunos compreenderem a multiplicação e a divisão de frações através de uma atividade prática e lúdica, aplicando os conceitos aprendidos para resolver problemas do mundo real. A atividade também visa incentivar o trabalho em equipe, a comunicação e a resolução de problemas entre os alunos.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e irão criar uma "pizzaria" em sala de aula. Para isso, eles irão utilizar papéis coloridos para representar diferentes sabores de pizza e, em seguida, irão dividir e multiplicar as "pizzas" de acordo com as ordens dos "clientes" (que serão representados pelos professores).

Materiais Necessários

  • Folhas de papel colorido
  • Tesoura
  • Lápis e borracha
  • Régua
  • Marcadores

Passo a Passo

  1. Cada grupo receberá várias folhas de papel colorido que representarão pizzas de diferentes sabores. Eles terão que dividir cada papel (pizza) em 8 pedaços iguais, representando 8/8 de uma pizza inteira.

  2. Os professores, representando os clientes, farão pedidos de pizza como, por exemplo, "Eu gostaria de 1/2 pizza de muçarela e 1/4 de pizza de calabresa". Os alunos terão que usar seus conhecimentos de frações para cortar a quantidade correta de cada sabor de pizza.

  3. Além disso, os professores podem solicitar pedidos mais complexos, que envolvam a multiplicação de frações. Por exemplo, "Eu gostaria de três vezes 1/4 de pizza de atum". Neste caso, os alunos terão que multiplicar 3/1 por 1/4 para obter a quantidade correta de pizza de atum.

  4. No final da atividade, cada grupo terá que redigir um "Relatório de Vendas" onde vão registrar todos os pedidos feitos, as frações utilizadas e as operações realizadas. Este relatório ajudará a concretizar os conceitos teóricos na prática e a entender a importância das frações no cotidiano.

Entregas do Projeto

Os alunos terão que entregar ao final da atividade, o seguinte:

  1. O conjunto de pizzas feitas: os alunos devem apresentar todas as pizzas que fizeram e cortaram durante a atividade.

  2. Relatório de Vendas: um documento que relate todas as vendas realizadas na pizzaria. Este documento deve estar dividido em quatro partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

  • Na Introdução, os alunos devem explicar a atividade, qual foi o seu objetivo e como as operações com frações se aplicam no mundo real, especificamente na venda de pizzas.

  • No Desenvolvimento, eles devem detalhar as operações realizadas (multiplicações e divisões de frações) para atender aos pedidos dos clientes, incluindo a metodologia utilizada (como decidiram quantos pedaços de cada sabor cortar) e os resultados obtidos (frações finais de cada sabor de pizza).

  • Nas Conclusões, os alunos devem refletir sobre a importância do conhecimento de frações na resolução de problemas do dia a dia e os aprendizados obtidos com a realização do projeto.

  • Na Bibliografia, devem ser incluídos os recursos utilizados para a aprendizagem e execução do projeto, como livros, páginas da web, vídeos, entre outros.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies