🇧🇷
Entrar

Projeto: A Escada Racional

Matemática

Original Teachy

'EF07MA10'

Ordenação de racionais

Contextualização

Introdução Teórica

Entender os números racionais e sua ordenação é um passo fundamental na aprendizagem da matemática. Números racionais são aqueles que podem ser expressos como a razão de dois números inteiros, com o denominador diferente de zero. A característica principal dos racionais é a possibilidade de se expressar em forma de fração.

A ordenação de racionais é a arte de organizar esses números seguindo regras lógicas. Estas regras são a base para operações mais complexas em matemática. Ordenar é comparar quantidades, portanto, é um importante pré-requisito para aprendizados posteriores como, por exemplo, as quatro operações fundamentais (soma, subtração, multiplicação e divisão) e sua aplicação em problemas do dia a dia.

Além disso, os números racionais são a base de muitos conceitos matemáticos e científicos, e são amplamente usados em diferentes áreas do conhecimento, como a física, química, engenharia, contabilidade e computação. Eles também são parte fundamental do nosso cotidiano, pois estão presentes em situações tão diversas como medir uma distância, calcular um tempo, fazer uma receita ou analisar um gráfico.

Contextualização do Tema

Ao aprender a ordenar números racionais, os estudantes estão não só adquirindo conhecimentos matemáticos, mas também desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas e tomada de decisões, que são extremamente úteis em todas as áreas da vida.

Além disso, a ordenação de racionais é um conceito matemático que tem uma aplicação prática direta em muitas áreas da vida cotidiana. Quando vamos comprar algo, por exemplo, precisamos comparar preços. Quando estamos cozinhando, precisamos medir ingredientes. E quando estamos planejando uma viagem, precisamos calcular distâncias e tempos. Em todos esses casos, estamos utilizando conceitos de ordenação de racionais.

Nesse sentido, aprender sobre números racionais e sua ordenação não é apenas uma questão de aprender matemática, mas de adquirir uma ferramenta que pode ser útil em muitos aspectos da vida diária.

Atividade Prática

Título da atividade: "A Escada Racional"

Objetivo do projeto:

O objetivo é compreender, praticar e aplicar a ordenação de números racionais num contexto prático. Os alunos deverão comparar e organizar números racionais e associá-los a pontos em uma escada (representando a reta numérica), demonstrando assim a habilidade de gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.

Descrição detalhada do projeto:

Os grupos de 3 a 5 alunos irão confeccionar uma escada com números racionais. Cada degrau da escada será preenchido por um número racional (na forma de fração, decimal ou porcentagem), escolhidos pelos alunos. Esses números devem ser dispostos em ordem crescente de baixo para cima na escada. A ideia é que os alunos primeiro identifiquem os números racionais, depois os coloquem em um contexto prático, os comparem e, finalmente, os organizem de maneira ordenada.

Materiais necessários:

  • Papel cartão ou cartolina
  • Canetas coloridas, lápis de cor ou marcadores
  • Régua ou fita métrica
  • Tesoura
  • Cola

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Com o papel cartão ou cartolina, os alunos devem criar a estrutura da escada. Pode ser uma escada reta ou em forma espiral.
  2. Cada degrau da escada deve ser numerado de 1 a 15 (ou mais, dependendo do tamanho do papel).
  3. Cada grupo escolhe uma seleção de números racionais, que podem ser encontrados em livros, na internet ou sugeridos pelo professor. Eles devem ser expressos em forma de fração, decimal ou porcentagem. Cada grupo deve selecionar um número maior de números racionais do que a quantidade de degraus, a fim de aumentar o desafio de decisão sobre quais números usar.
  4. Os grupos devem discutir e decidir juntos como ordenar os números racionais, do menor para o maior e colá-los nos degraus da escada, começando pela base.
  5. Os alunos devem verificar se a ordenação dos números na escada está correta, corrigindo se necessário.
  6. O grupo deve, como registro, tirar uma foto da escada concluída.

Entregas do projeto e como elas se conectam com as atividades sugeridas:

Após a conclusão da prática, os alunos devem escrever um relatório. O documento deve seguir a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Na Introdução, deverão explicar a importância e a aplicação dos números racionais e sua ordenação em situações cotidianas. O Desenvolvimento deve incluir a teoria dos números racionais, e como o projeto prático foi realizado, descrevendo detalhadamente cada etapa e a metodologia usada, além de discutir os resultados obtidos. Na Conclusão, devem elencar os aprendizados, descobertas e reflexões obtidas durante o percurso do projeto. A bibliografia deve listar as fontes de onde tiraram a informação para realizar o projeto.

A entrega final do projeto consistirá no relatório escrito e na foto da escada. O projeto permitirá que os alunos coloquem em prática as habilidades aprendidas em sala de aula, enquanto o relatório escrito permitirá aos professores avaliar a aprendizagem dos alunos e a aplicação de habilidades socioemocionais.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies