Entrar

Projeto: Construindo e explorando prismas retangulares

Matem√°tica

Original Teachy

'EF07MA30'

Volume: prisma retangular

Contextualização

O volume √© uma grandeza que mede o espa√ßo ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma subst√Ęncia. Na matem√°tica, ele √© especialmente importante quando estamos estudando a geometria espacial, pois nos permite quantificar esferas, cilindros, cones e, especificamente para nosso projeto, prismas retangulares.

Os prismas retangulares, também conhecidos como paralelepípedos, são figuras sólidas tridimensionais limitadas por seis faces retangulares. Neles, o volume pode ser calculado de forma relativamente simples: basta multiplicarmos a medida da altura, da largura e do comprimento.

As medidas de volume s√£o usadas em diversas situa√ß√Ķes do nosso dia a dia. Em casa, por exemplo, definem o espa√ßo que um m√≥vel vai ocupar ou a capacidade de uma caixa de armazenamento. Na culin√°ria, determinam a quantidade de ingredientes que caber√£o em uma panela. Na engenharia e na arquitetura, s√£o fundamentais para o planejamento e a constru√ß√£o de edif√≠cios.

Para a ind√ļstria, determinar o volume de seus produtos ou das embalagens que ser√£o utilizadas para acondicion√°-los √© essencialmente importante. Al√©m disso, o volume tamb√©m tem grande import√Ęncia em √°reas como a log√≠stica, o transporte e o armazenamento de mercadorias, uma vez que permite avaliar o espa√ßo necess√°rio para acomodar determinada quantidade de produtos em um ve√≠culo ou em um dep√≥sito.

√Č poss√≠vel aprofundar-se no estudo do volume e dos prismas retangulares por meio de recursos online como o Portal da Matem√°tica OBMEP, que oferece explica√ß√£o detalhada e exerc√≠cios pr√°ticos sobre o tema, e o v√≠deo Calculando o volume do prisma retangular, dispon√≠vel no YouTube, que apresenta o c√°lculo de volume de forma did√°tica e din√Ęmica, utilizando exemplos pr√°ticos.

Atividade Pr√°tica

Título da Atividade: Construindo e explorando prismas retangulares

Objetivo do Projeto

Este projeto pretende aprimorar o conhecimento dos alunos sobre prismas retangulares e o c√°lculo de seu volume por meio de uma atividade pr√°tica, colaborativa e l√ļdica.

Descrição detalhada do Projeto

Os grupos, compostos por 3 a 5 alunos, ir√£o construir prismas retangulares utilizando papel√£o ou cartolina e fita adesiva. Cada grupo receber√° um conjunto de dimens√Ķes (altura, largura e comprimento) distintas das demais equipes. Em seguida, ir√£o calcular o volume das figuras constru√≠das.

Trabalhar juntos não apenas na construção, mas também na resolução dos problemas propostos, visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e pensamento criativo. O projeto deve ser executado ao longo de um mês, com a estimativa de 5 a 10 horas de dedicação por estudante.

Materiais Necess√°rios

  • Papel√£o ou Cartolina
  • Fita adesiva
  • R√©gua
  • L√°pis
  • Calculadora

Passo a Passo para a realização da Atividade

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo receber√° uma tupla de tr√™s n√ļmeros (altura, largura e comprimento).
  3. Com as dimens√Ķes recebidas, os grupos devem construir seu pr√≥prio prisma retangular utilizando papel√£o ou cartolina e fita adesiva.
  4. Ap√≥s a constru√ß√£o dos prismas, cada grupo deve calcular o volume de sua figura. Isso deve ser feito pela multiplica√ß√£o das dimens√Ķes (altura, largura e comprimento).
  5. Os grupos deverão preparar uma apresentação, explicando como construíram o prisma e como calcularam seu volume.
  6. Finalmente, cada equipe deve preparar um relat√≥rio escrito detalhado contendo os seguintes t√≥picos: Introdu√ß√£o, Desenvolvimento, Conclus√Ķes e Bibliografia.

Entregas do Projeto

  • Prisma Retangular: Cada grupo deve entregar seu prisma retangular constru√≠do.

  • Apresenta√ß√£o: Cada grupo deve apresentar seu trabalho, explicando a constru√ß√£o do prisma e o c√°lculo do volume.

  • Relat√≥rio Escrito:

    • Introdu√ß√£o: O aluno deve contextualizar o tema, sua relev√Ęncia e aplica√ß√£o no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
    • Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por tr√°s do volume e do prisma retangular, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
    • Conclus√£o: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclus√Ķes retiradas sobre o projeto.
    • Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, p√°ginas da web, v√≠deos, etc.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies