Entrar

Projeto: Matemática no Supermercado

Matemática

Original Teachy

Operações: Decimais e Frações

Introdução

Operações com decimais e frações são fundamentais na Matemática. A precisão de uma fração pode ser convertida em um número decimal e vice-versa. Isto é, o valor de uma fração também pode ser representado por um número decimal. Ambos são usados extensivamente em várias áreas da matemática e em situações do cotidiano.

O entendimento completo destes conceitos é essencial, pois eles se tornam a base para estudos mais avançados. Diversas operações em decimais e frações, como soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raízes quadradas, são tópicos importantes na matemática que são fundamentais para a compreensão de conceitos avançados.

Dominar estes tópicos não é apenas crucial para a progressão acadêmica, mas também é importante na vida cotidiana. Conhecer as operações com decimais e frações pode ajudar em diversas situações da vida real, como calcular descontos, entender taxas de juros, dividir contas ou medir ingredientes para uma receita.

Contextualização

A matemática está em todo lugar e nas coisas mais simples que fazemos. Até mesmo quando vamos ao supermercado, precisamos ter uma noção de números decimais e frações para ver se o valor que vamos pagar está correto ou se um produto está realmente na promoção.

Além disso, em trabalhos de engenharia e arquitetura, por exemplo, é comum o uso de medidas que precisam ser exatas. Muitas vezes, essas medidas estão em decimais ou frações.

No ensino da matemática, é imprescindível tornar o aprendizado significativo e contextualizado. Dessa maneira, a aprendizagem torna-se mais efetiva e o aluno pode enxergar a aplicação do conteúdo em sua vida cotidiana, além de desenvolver competências socioemocionais como trabalho em equipe, responsabilidade e gerenciamento do tempo.

Atividade Prática - Matemática no Supermercado

Objetivo do projeto

O objetivo deste projeto é aplicar o conhecimento de operações com decimais e frações em situações da vida real. Ao final do projeto, os alunos devem ser capazes de entender a relação entre decimais e frações, realizar operações com eles e aplicá-los em situações cotidianas.

Descrição do projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo deve criar um "supermercado" com produtos que estão à venda, definir os preços desses produtos e em seguida elaborar problemas matemáticos relacionados a esses produtos, usando operações com decimais e frações.

A atividade será dividida em três fases: Planejamento, Execução e Relatório. A duração total do projeto deve ser de cerca de 5 a 10 horas por aluno, sendo idealmente distribuído ao longo de um mês.

Materiais necessários

  • Papel cartão ou folhas de papel A4
  • Canetas coloridas, lápis e borracha
  • Régua, compasso e tesoura
  • Calculadora

Passo a Passo do Projeto

  1. Planejamento: Cada grupo vai criar os produtos para o supermercado. Os produtos podem ser desenhados no papel, ou use imagens da internet e imprimir. Cada produto deve ter um preço em decimal.

  2. Execução: Os grupos vão elaborar problemas matemáticos envolvendo os produtos do supermercado. Os problemas devem envolver operações como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raízes quadradas com decimais e frações.

  3. Relatório: Por fim, cada grupo deve escrever um relatório explicando o que fez, como fez, quais foram os resultados e as conclusões. O relatório deve ser dividido em 4 partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Entrega do projeto

Cada grupo deve entregar o relatório completo, bem como os problemas criados e a solução deles. O relatório deve ser escrito, preferencialmente, em um editor de texto e deve ter entre 3 e 5 páginas.

O relatório deve ser dividido em:

  1. Introdução: Os alunos devem explicar o porquê do projeto, o conceito de decimais e frações e a relação deles com as compras do supermercado.

  2. Desenvolvimento: Os alunos devem relatar como desenvolveram o trabalho, a criação dos produtos, como definiram os preços, a elaboração dos problemas e como resolveram. Devem também explicar as operações utilizadas e mostrar os cálculos realizados.

  3. Conclusões: Os alunos devem discutir os resultados obtidos, o que aprenderam com a atividade e como podem aplicar o conceito de decimais e frações na vida real.

  4. Bibliografia: Indicar os livros, sites, vídeos ou qualquer material que tenham usado para se apoiar na teoria e para a realização do projeto.

É importante que os alunos participem ativamente de todas as etapas do projeto, não apenas na resolução dos problemas matemáticos, mas também na elaboração do relatório e demais entregas, para que possam consolidar seu aprendizado e aprimorar habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, responsabilidade e gerenciamento do tempo.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies