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Projeto: Explorando Formas de Registro Musical

Artes

Original Teachy

'EF69AR22'

Registro Musical

Contextualização

A música é uma linguagem universal que atravessa culturas e períodos históricos. Desde as primeiras sociedades até o mundo contemporâneo, as formas de registrar a música têm evoluído para atender às necessidades e estéticas das comunidades que as produzem. Neste projeto, exploraremos estas diferentes formas de registro musical, desde a notação tradicional até os métodos de registro de áudio e audiovisual.

A notação musical baseia-se em um sistema de símbolos que representam diferentes aspectos do som. A notação musical tradicional, por exemplo, emprega uma série de símbolos para representar o tom, ritmo, dinâmica e articulação. Já na música contemporânea, é comum encontrarmos partituras criativas e procedimentos que vão além da notação tradicional, utilizando gráficos, cores e até mesmo instruções textuais ou visuais.

Por outro lado, o avanço tecnológico permitiu que a música fosse registrada por meio de gravações de áudio e audiovisual. Estas gravações podem capturar não apenas o som, mas também a performance, o espaço acústico e outros aspectos que não podem ser facilmente codificados em uma partitura. Portanto, há várias maneiras de registrar a música e cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

O registro musical é fundamental para preservar, compartilhar e estudar a música. Para os artistas, é uma ferramenta para expressar suas ideias sonoras e para comunicar-se com outros músicos. Para os ouvintes, fornece uma maneira de experimentar a música em diferentes momentos e lugares. Para os estudiosos, fornece uma fonte de evidência para investigar a cultura musical de diferentes períodos e lugares.

Neste projeto, exercitaremos não só nossa compreensão das formas de registro musical, mas também nossas habilidades de colaboração e trabalho em equipe. Acreditamos que, através deste projeto, podemos aprender mais sobre a rica tapeçaria da música e o papel crucial do registro musical em nossa apreciação e compreensão dela.

Para se aprofundar no tema, recomendamos os seguintes recursos:

  • "História da Música Clássica", de Peter Burkholder, Donald Grout e Claude Palisca. Este livro oferece uma visão abrangente da música clássica e seu contexto histórico e cultural.
  • "Música: Uma Breve História", de Howard Goodall. Este livro apresenta uma visão geral da música ocidental e explora como ela tem sido registrada ao longo do tempo.
  • O canal do YouTube da Orquestra Filarmônica Real oferece vídeos educativos sobre a leitura de partituras e a interpretação da notação musical.
  • O site MuseScore é uma plataforma onde você pode estudar partituras interativas de diferentes gêneros e períodos, além de permitir a criação da sua própria partitura.

Atividade Prática

Título da atividade: Explorando Formas de Registro Musical

Objetivo do Projeto:

  1. Compreender a notação musical tradicional e suas funções.
  2. Explorar a notação gráfica e a notação contemporânea.
  3. Investigar o registro de áudio e audiovisual e suas aplicações.
  4. Desenvolver um projeto musical colaborativo incorporando os conhecimentos adquiridos.

Descrição Detalhada do Projeto:

Este projeto será realizado em grupos de 3 a 5 alunos e deverá levar mais de 12 horas por aluno para ser concluído.

Cada grupo será encarregado de pesquisar e explorar as diversas formas de registro musical. Os alunos devem criar uma composição musical que implemente pelo menos duas das formas de registro estudadas. A composição pode ser uma peça instrumental, uma canção, um experimento sonoro, entre outros.

Além da composição musical, os alunos devem produzir um registro de áudio ou audiovisual da peça. Portanto, a música deve ser não apenas escrita, mas também executada e gravada pelo grupo.

Materiais Necessários:

  1. Computador com acesso à internet
  2. Instrumentos musicais ou software de composição musical
  3. Software de gravação de áudio e/ou vídeo
  4. Materiais para confecção de partituras (papel, lápis, borracha, etc.)

Passo a passo detalhado

  1. Pesquisem e estudem sobre as diferentes formas de notação musical (tradicional, gráfica e contemporânea) e sobre o registro de áudio e audiovisual. Utilizem os materiais indicados na contextualização como ponto de partida.
  2. Como grupo, discutam e idealizem uma composição musical que implemente pelo menos duas formas de registro estudadas.
  3. Escrevam a partitura da composição utilizando os recursos de notação escolhidos. Lembrem-se de incluir todas as informações necessárias para a execução da música, como ritmo, tonalidade, dinâmica, etc.
  4. Organizem os ensaios e a execução da música, levando em conta as características da composição e os recursos disponíveis.
  5. Gravem a execução da música em formato de áudio ou vídeo. Certifiquem-se de que a gravação tem boa qualidade e capta fielmente a performance.
  6. Elaborem um relatório do projeto, conforme as orientações abaixo.

Entrega do Projeto:

  1. Partitura da Composição: A partitura deve ser clara e precisa, indicando todas as informações necessárias para a execução da música.
  2. Registro de Áudio ou Vídeo: A gravação deve ter boa qualidade e deve captar a execução da música de forma adequada.
  3. Relatório do Projeto: O relatório deve seguir o formato abaixo:
  • Introdução: Contextualize o tema do projeto, explique sua relevância e aplicação no mundo real e estabeleça o objetivo do seu trabalho.

  • Desenvolvimento: Apresente a teoria por trás das formas de registro musical que você escolheu para a composição. Explique a atividade em detalhes, descreva a metodologia utilizada (como a música foi composta, ensaiada e gravada) e discuta os resultados obtidos.

  • Conclusão: Retome os pontos principais do trabalho, compartilhe os aprendizados obtidos e faça reflexões finais sobre o projeto.

  • Bibliografia: Cite as fontes que foram utilizadas na realização do projeto.

O projeto final precisa demonstrar o aprendizado e a compreensão dos alunos com relação ao tema "Formas de Registro Musical". Ele será avaliado com base na profundidade e na qualidade dos conhecimentos demonstrados na composição, na gravação e no relatório do projeto.

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