Entrar

Projeto: Ponha Pontuação na Ponta da Língua

Português

Original Teachy

'EF08LP04', 'EF08LP16'

Pontuação

Contextualização

A pontuação é parte essencial do nosso sistema de escrita e tem uma função primordial: estruturar o texto e possibilitar uma leitura adequada, trazendo fluidez e clareza à mensagem que se deseja transmitir. Por meio dos sinais de pontuação, é possível organizar as ideias e os argumentos, expressar sentimentos, efeitos de sentido, ritmo e até a entonação que se dá durante uma conversa. Sem a pontuação, o texto torna-se difícil de ser compreendido, e uma mesma frase pode ter várias interpretações.

Os sinais de pontuação que utilizamos (ponto final, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parenteses, colchetes, aspas, travessão, hífen) não são meros adereços de um texto: cada um deles tem uma função específica e seu uso incorreto pode alterar completamente o sentido daquilo que se quer comunicar.

A pontuação é regida por regras gramaticais, mas também é um recurso estilístico que contribui para a beleza e a riqueza de um texto. Não basta usá-la apenas de forma correta; é preciso saber usá-la de forma eficaz.

Importância do Tema

Em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a comunicação escrita é um recurso frequentemente utilizado, saber pontuar corretamente é uma habilidade indispensável. No ambiente profissional, um texto bem escrito e bem pontuado é sinônimo de clareza e objetividade na comunicação, aspectos valorizados em qualquer área de atuação. Além disso, a compreensão da pontuação é essencial para interpretar corretamente textos de diferentes gêneros e estilos.

Não menos importante, a pontuação tem um grande peso em provas e concursos. Muitos pontos podem ser perdidos devido a erros de pontuação em redações, e uma frase mal pontuada em uma questão de múltipla escolha pode confundir o candidato e levá-lo a marcar a resposta errada.

Atividade Prática: "Ponha Pontuação na Ponta da Língua!"

Objetivo do projeto

O objetivo do projeto é aplicar e consolidar a compreensão dos estudantes sobre a pontuação na língua portuguesa. A ideia é que os alunos aprofundem seus conhecimentos, aprendendo a utilizar corretamente os sinais de pontuação, além de identificar os diferentes efeitos de sentido que eles proporcionam ao texto.

Além disso, promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos é um objetivo relevante deste projeto. Os alunos deverão desenvolver habilidades como comunicação eficaz, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e pensamento criativo.

Descrição detalhada do projeto

Os grupos devem produzir um "Programa de Rádio" com duração de 15 a 20 minutos onde o tema central é a pontuação. A escolha do formato de programa de rádio se dá pela possibilidade de explorar, de uma maneira dinâmica e interessante, a questão da entonação na leitura, algo diretamente ligado à pontuação.

O programa deverá ser dividido em quatro seções principais:

  1. Aula Teórica: Explicação dos tipos de pontuação e suas regras em um formato didático.

  2. Entrevista com Especialista: Simulação de uma entrevista com um "especialista" (um membro do grupo) onde serão discutidas situações do uso da pontuação no dia a dia.

  3. Drama de Rádio: Uma pequena história ou diálogo totalmente escrita e interpretada pelos alunos, evidenciando os efeitos da pontuação na entonação e nos sentidos do texto.

  4. Quiz de Pontuação: Uma competição rápida de perguntas e respostas entre os membros do grupo sobre pontuação.

O grupo deve entregar junto ao programa de rádio um roteiro escrito contendo todo o conteúdo falado no programa e a justificativa do uso da pontuação em cada cenário, especialmente na seção do Drama de Rádio.

Materiais necessários

  • Material para gravação (pode ser um celular, por exemplo)
  • Computador para edição, caso desejem um resultado mais elaborado
  • Material de pesquisa para o desenvolvimento do conteúdo

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Formação dos Grupos e Planejamento Inicial: Dividam-se em grupos de 3 a 5 estudantes. Num primeiro encontro, discutam sobre a divisão de tarefas e o planejamento inicial para cada seção do programa de rádio.

  2. Pesquisa e Desenvolvimento do Conteúdo: Cada membro do grupo deve se dedicar a pesquisar e aprofundar seu conhecimento sobre a pontuação. Utilizem os recursos indicados e busquem outros que possam auxiliar.

  3. Criação do Roteiro: Reúnam-se para desenvolver o roteiro do programa de rádio, escrevendo e organizando as informações que serão ditas em cada seção.

  4. Ensaio e Gravação: Ensaie a leitura do roteiro, prestando atenção na entonação e ritmo, depois prossiga com a gravação.

  5. Redação do Documento Final: Após a gravação, os alunos devem elaborar um relatório contendo:

    • Introdução: Apresentem o objetivo do trabalho, a relevância da pontuação e o propósito do formato escolhido do programa de rádio.

    • Desenvolvimento: Aqui, insiram o roteiro e expliquem a teoria da pontuação de cada seção do programa. No caso do drama, justifiquem o uso dos sinais de pontuação e seus efeitos de sentido.

    • Conclusão: Reflitam sobre a experiência, os desafios encontrados, a importância do trabalho em equipe e a eficácia do projeto para o aprendizado da pontuação.

    • Bibliografia: Listem todos os materiais de pesquisa utilizados.

  6. Revisão e Entrega: Revisem o relatório e o programa de rádio para se assegurarem de que estão de acordo com as orientações. Entreguem o conteúdo produzido no prazo definido.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies