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Projeto: Monte sua Árvore Genealógica

Biologia

Original Teachy

'EF09CI09'

Genética: Básica

Contextualização

Introdução Teórica

A Genética é a área da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, o processo através do qual os organismos transmitem características aos seus descendentes. Esta tem sido uma área de interesse ao longo da história da humanidade, pois é através dela que explicamos porque somos parecidos com nossos pais e por que as espécies evoluem.

Os conceitos básicos de genética foram introduzidos por Gregor Mendel no século 19 através de seus experimentos com ervilhas. Mendel postulou que certas "partículas" (hoje conhecidas como genes) são passadas de geração em geração. Estes genes estão presentes em pares em nossas células e cada um destes pares é composto por um gene proveniente de cada um dos pais. Este é o conceito de segregação.

Mendel também propôs que durante a formação dos gametas (óvulos ou espermatozóides), estes genes se separam aleatoriamente, de forma que cada gameta recebe um gene de cada par. Quando um óvulo é fecundado por um espermatozóide, o embrião resultante terá uma combinação única de genes. Isto é responsável pela diversidade genética em uma espécie e é o conceito de fecundação aleatória.

Contextualização

A compreensão da genética é crucial em diversos aspectos da vida moderna. Ela está presente no desenvolvimento de novas variedades de plantas e animais, na medicina personalizada, na compreensão de doenças hereditárias e na investigação criminal, entre muitas outras aplicações.

Entender a genética também é essencial para compreender nossa própria constituição. Por exemplo, por que algumas pessoas têm olhos azuis e outras têm olhos pretos? Por que algumas pessoas podem digerir a lactose (o açúcar do leite) e outras não podem? Por que algumas pessoas são mais propensas a desenvolver certas doenças do que outras? Todas estas perguntas podem ser respondidas através da genética.

Atividade Prática

Título da atividade: Monte sua Árvore Genealógica

Objetivo do projeto

Esta atividade tem como objetivo principal a aplicação dos conceitos básicos de genética, como os de fatores hereditários, segregação, gametas e fecundação aleatória, para compreender a herança de algumas características específicas nas famílias dos próprios alunos.

Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas, cada um contribuindo com informações sobre suas famílias para a construção de uma árvore genealógica. Durante a atividade, os alunos serão desafiados a prever a probabilidade de determinadas características serem transmitidas para futuras gerações.

Descrição detalhada do projeto

Cada grupo selecionará uma ou duas características físicas visíveis (por exemplo: cor dos olhos, calvície, cor do cabelo, se são canhotos ou destros) para analisar. Eles irão entrevistar seus familiares para coletar dados sobre essas características e construir uma árvore genealógica que abranja, pelo menos, três gerações. A partir dessas árvores, eles vão aplicar os princípios de genética básica para explicar como essas características foram transmitidas e prever a probabilidade de elas serem transmitidas para futuras gerações.

Materiais necessários

  • Papel grande para desenhar a árvore genealógica.
  • Lápis de cor ou marcadores para representar diferentes características.
  • Accesso a familiares para entrevistas ou chamadas telefônicas.

Passo a passo detalhado

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Cada grupo seleciona uma ou duas características físicas para analisar.

  3. Os alunos entrevistam seus familiares para coletar dados sobre essas características.

  4. Com base nos dados coletados, cada grupo desenha uma árvore genealógica representando a transmissão dessas características ao longo de três gerações.

  5. Os alunos se baseiam na árvore para discutir os conceitos de segregação, gametas e fecundação aleatória.

  6. Cada grupo utiliza os conceitos de genética para prever como a característica será transmitida em futuras gerações.

  7. Finalmente, os alunos escrevem um relatório, conforme orientações abaixo.

Entregas do projeto

Relatório Escrito

Os alunos devem produzir um relatório escrito de seu projeto, que contenha:

  1. Introdução: Contextualize o tema da genética básica. Discuta a relevância do tema e apresente objetivos do projeto em questão.

  2. Desenvolvimento: Discorra sobre a teoria de Mendel e explique os conceitos de segregação, gametas e fecundação aleatória. Explique o processo de seleção das características analisadas, a coleta de informações com os familiares, a construção da árvore genealógica e a aplicação dos conceitos de genética para interpretar a transmissão dessas características e prever sua herança para futuras geração.

  3. Conclusão: Conclua o trabalho revisando os pontos principais. Discorra sobre os aprendizados do grupo durante o projeto e as conclusões retiradas a partir da experiência.

  4. Bibliografia: Cite todas as fontes de informação que foram utilizadas durante o projeto.

Este projeto tem uma estimativa de duração de 5 a 10 horas por aluno e deve ser entregue dentro de um prazo de um mês.

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