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Projeto: Construindo o Mol

Ciências

Original Teachy

'EF09CI02'

N√ļmero de Mols: Introdu√ß√£o

Contextualização

Introdu√ß√£o ao n√ļmero de mols

O n√ļmero de mols, geralmente abreviado para "mol", √© uma das unidades de medida mais fundamentais na qu√≠mica. O termo √© usado para contar part√≠culas e √© baseado no n√ļmero de √°tomos em 12 gramas de carbono-12. Essa quantidade √© conhecida como n√ļmero de Avogadro, assim nomeado em homenagem ao cientista Amedeo Avogadro, e √© igual a 6.02 x 10¬≤¬≥ part√≠culas por mol.

O conceito de mol √© √ļtil pois nos permite converter entre o mundo submicrosc√≥pico dos √°tomos e mol√©culas, e o mundo macrosc√≥pico da experi√™ncia cotidiana. Saber quantos √°tomos ou mol√©culas temos em uma subst√Ęncia nos permite fazer previs√Ķes sobre como ela ir√° se comportar e reagir. Al√©m disso, permite-nos comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transforma√ß√Ķes qu√≠micas, estabelecendo a propor√ß√£o entre as suas massas.

O mol n√£o √© apenas uma unidade de medida, √© a 'ponte' entre a teoria e a pr√°tica, onde podemos pegar o que sabemos sobre a qu√≠mica no n√≠vel at√īmico e aplic√°-lo a situa√ß√Ķes do mundo real.

Import√Ęncia do Conceito de Mols

No mundo real, o conceito de mols desempenha um papel crucial em muitos campos diferentes, incluindo a ind√ļstria qu√≠mica, a farmac√™utica, a medicina e a pesquisa cient√≠fica. √Č usado para determinar as propor√ß√Ķes corretas de reagentes e produtos em rea√ß√Ķes qu√≠micas, tornando poss√≠vel a produ√ß√£o em massa de produtos qu√≠micos, medicamentos e muitos outros materiais.

O mol também é essencial para a pesquisa científica, pois permite que os cientistas manipulem e estudem átomos e moléculas em uma escala que de outra forma seria inimaginável. Isso permite o avanço da química, da biologia, da geologia, e de muitos outros campos da ciência.

Atividade Pr√°tica

Título da Atividade: Construindo o Mol

Objetivo do Projeto:

Integrar o conceito de mol com a pr√°tica, permitindo aos alunos a tangibilidade do conte√ļdo te√≥rico. Os alunos ir√£o construir um modelo visual que representa um mol de v√°rias subst√Ęncias. A atividade envolve uma quantidade significativa de c√°lculo, colabora√ß√£o e criatividade.

Descrição detalhada do Projeto:

Os grupos de alunos ser√£o respons√°veis por escolher uma subst√Ęncia (por exemplo, √°gua, oxig√™nio, √°cido sulf√ļrico etc.) e criar uma representa√ß√£o tridimensional de um mol daquela subst√Ęncia. Para tal, os alunos precisar√£o calcular o n√ļmero de √°tomos, a massa da subst√Ęncia e o volume que essa subst√Ęncia ocuparia. A representa√ß√£o precisar√° ser tang√≠vel, os alunos podem usar qualquer material para sua constru√ß√£o (isopor, papel√£o, argila, etc.). A criatividade ser√° um fator chave para representar de maneira din√Ęmica e visual o que um mol dessa subst√Ęncia seria.

Materiais Necess√°rios:

  • Calculadora
  • Tabela Peri√≥dica
  • Materiais de constru√ß√£o para o mol (papel, papel√£o, argila, esferas de isopor, palitos de dente, cola, tinta, etc.)

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Primeiro, os alunos precisar√£o escolher uma subst√Ęncia. Esta pode ser um elemento, como o oxig√™nio, ou um composto, como a √°gua.
  2. Em seguida, os alunos precisar√£o pesquisar e calcular quantos √°tomos de cada tipo est√£o presentes em um mol da subst√Ęncia escolhida. Eles precisar√£o usar a Tabela Peri√≥dica para descobrir a massa molar de cada √°tomo e multiplicar isso pelo n√ļmero de √°tomos para encontrar a massa molar total da subst√Ęncia.
  3. Baseando-se nesse c√°lculo, os alunos precisar√£o criar uma representa√ß√£o tridimensional de um mol de sua subst√Ęncia. Eles podem usar qualquer material que desejem, mas devem tentar fazer sua representa√ß√£o o mais precisa poss√≠vel.
  4. Os alunos apresentar√£o suas representa√ß√Ķes para a classe, explicando a subst√Ęncia que escolheram, quantos √°tomos de cada tipo est√£o presentes, a massa de um mol da subst√Ęncia e como criaram sua representa√ß√£o.
  5. Cada grupo dever√° escrever um relat√≥rio de projeto detalhado, incluindo todos os c√°lculos realizados, a descri√ß√£o da representa√ß√£o criada (com fotos), a explica√ß√£o da subst√Ęncia escolhida e a discuss√£o dos resultados.

Entregas do Projeto:

Documento Escrito:

Após a conclusão da parte prática do projeto, os alunos devem redigir um relatório detalhando o projeto. Segue a estrutura desse relatório:

  • Introdu√ß√£o: O aluno deve contextualizar o tema, sua relev√Ęncia e aplica√ß√£o no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
  • Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por tr√°s do conceito de mols, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada para a constru√ß√£o do modelo e a para os c√°lculos e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
  • Conclus√£o: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclus√Ķes retiradas sobre o projeto.
  • Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, p√°ginas da web, v√≠deos, etc.

Além do relatório, os grupos devem entregar a representação tridimensional do mol criada. Esta será avaliada com base na precisão, na criatividade e na explicação fornecida pelos alunos.

Iara Tip

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