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Projeto: Reconhecendo e Modelando as Fases da Lua

Física

Original Teachy

'EF09CI15'

Astronomia: Fases da Lua

Contextualização

O estudo das fases da lua sempre despertou curiosidade na humanidade. Os primeiros observadores do céu, ainda na Pré-História, notaram que a lua não mantém sempre a mesma aparência. Às vezes, ela parece um disco brilhante; em outras noites, parece cortada ao meio ou nem sequer aparece. As variações na aparência da Lua, vistas da Terra, são conhecidas como fases da lua.

A Lua e suas fases têm influência notável no nosso planeta e na vida como a conhecemos. Isso porque além de ser responsável pelos fenômenos das marés, a Lua afeta diversas atividades humanas. Ao longo da história, muitas culturas criaram calendários lunares em função das fases da Lua. A Lua serve como um marcador temporal natural para o homem, ajudando a organizar suas atividades agrícolas, festas religiosas, entre outras.

Introdução

O fenômeno das fases da Lua ocorre porque a Lua não tem luz própria e o que vemos é o reflexo do Sol em sua superfície. A posição relativa entre o Sol, a Terra e a Lua determina a fase da Lua que vemos. Quando a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados, com a Terra entre o Sol e a Lua, temos a Lua Cheia. Se a Lua está entre a Terra e o Sol, temos a Lua Nova. As fases Crescente e Minguante ocorrem quando a Terra, a Lua e o Sol formam um ângulo reto.

Esse conhecimento abriu caminho para grandes avanços na nossa compreensão do universo e em campos práticos como a navegação. Entender as fases da lua nos dá a oportunidade de compreender melhor o sistema solar e as leis fundamentais da física que governam nossos céus.

Atividade Prática

Título da Atividade: Reconhecendo e Modelando as Fases da Lua

Objetivo do Projeto:

Este projeto tem como objetivo principal capacitar os alunos a entender e explicar as fases da lua. Eles devem ser capazes de reconhecer as fases da lua e criar um modelo tridimensional simples para explicar e prever as fases da lua.

Descrição do Projeto:

Os grupos serão compostos por 3 a 5 alunos. A atividade será desenvolvida no decorrer de uma semana, com uma carga de aproximadamente duas a quatro horas por aluno.

O projeto será dividido em três etapas: Pesquisa, Modelagem e Apresentação.

  1. Pesquisa - Nesta fase, os alunos devem investigar sobre as fases da lua, identificar cada uma delas e entender o ciclo lunar.

  2. Modelagem - Nesta etapa, os alunos irão construir um modelo tridimensional simples para visualizar e entender como as fases da lua ocorrem.

  3. Apresentação - Por fim, os alunos irão preparar um relatório que apresenta a descoberta e o conhecimento adquirido durante o projeto. Eles também devem preparar uma apresentação das suas descobertas e do modelo para a sala de aula.

Materiais Necessários:

  1. Bola de isopor (representando a Lua)
  2. Lanterna ou luminária (representando o Sol)
  3. Fita adesiva
  4. Caneta ou marcador
  5. Um local escuro

Passo a Passo:

  1. Pesquisa - Utilize os recursos listados acima e busque mais informações para compreender o conceito das fases da lua. Identifique e descreva cada uma das fases.

  2. Modelagem -

    • Passo 1: Com a caneta ou marcador, desenhe um rosto na bola de isopor. O rosto representará a porção da Lua que podemos ver da Terra.
    • Passo 2: Num ambiente escuro, segure a "Lua" acima da sua cabeça e ligue a lanterna. A lanterna deve estar a uma certa distância de você.
    • Passo 3: Observem a "Lua" e como a luz atinge a bola. Vocês podem ver a "Lua" passando por diferentes "fases", dependendo de onde você está em relação à luz.
    • Passo 4: Durante cada "fase", um colega do grupo deve fazer uma marca na bola de isopor para lembrar como a luz atingiu a "Lua". Isso ajudará a entender como cada fase ocorre.
  3. Apresentação - Preparem um relatório detalhado de suas descobertas. Organizem as informações obtidas, fotos ou desenhos do modelo em uso e suas conclusões. O relatório deverá incluir a seguinte estrutura:

    • Introdução: Descrição e relevância do tema, objetivo do projeto e breve explicação do que foi feito.
    • Desenvolvimento: A teoria sobre as fases da lua, explicação da atividade em detalhes, metodologia utilizada e resultados obtidos.
    • Conclusões: Recapitulação dos pontos principais, aprendizados obtidos e conclusões do projeto.
    • Bibliografia: Fontes utilizadas no projeto.

Depois, preparem uma apresentação para a sala de aula, demonstrando o modelo e compartilhando as descobertas de vocês.

Esta atividade prática vai permitir que vocês investiguem e modelizem um fenômeno físico de maneira lúdica, promovendo o trabalho em equipe e a aquisição de habilidades essenciais, como a comunicação, o pensamento crítico, o gerenciamento de tempo e a resolução de problemas.

O importante neste projeto é lembrar que, por meio dele, vocês estarão unindo conhecimentos teóricos e práticos sobre as fases da Lua, de maneira que poderão entender, na prática, como isso funciona e quais são as implicações desses fenômenos no dia a dia das pessoas.

Iara Tip

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