Contextualização
A Ditadura cívico-militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985, foi um período marcado por forte restrição à liberdade, supressão dos direitos humanos e censura à imprensa. Durante este tempo, o Brasil foi governado por militares que assumiram o poder através de um golpe de estado, e que impuseram um regime autoritário, caracterizado pela falta de democracia, repressão aos opositores do governo e uma economia centralmente planejada.
Apesar de ser um dos períodos mais sombrios da história brasileira, é crucial para a formação de nossa identidade como nação e para a compreensão de nosso sistema político atual. Compreender a ditadura cívico-militar é entender parte das raízes de nossa luta pela democracia e pelos direitos humanos, bem como reconhecer a importância da liberdade de expressão e do respeito à pluralidade de opiniões.
Introdução
Este projeto propõe um estudo sobre a ditadura cívico-militar no Brasil, revisitando o contexto histórico em que o golpe de 1964 ocorreu e discutindo os impactos socioeconômicos e políticos desse período para o Brasil de hoje. O objetivo é não só desenvolver um entendimento aprofundado sobre a história brasileira, mas também incentivar a reflexão crítica e o debate acerca de questões como democracia, direitos humanos e justiça.
Os conceitos chave para este projeto são: golpe militar, autoritarismo, censura, repressão, economia planejada, resistência e redemocratização. Estes conceitos servirão de base para a compreensão do período da ditadura e serão explorados por meio de pesquisas, debates, apresentações e atividades lúdicas.
Atividade Prática
Título: "Ditadura cívico-militar no Brasil: A busca por verdades escondidas"
Objetivo do projeto:
Realizar um estudo aprofundado dos eventos-chave da ditadura cívico-militar (1964-1985) no Brasil e sua influência no Brasil contemporâneo.
Descrição detalhada do projeto:
A atividade será realizada por grupos de 3 a 5 alunos, desenvolvida ao longo de quatro semanas e subdividida em quatro fases correspondentes a quatro tópicos-chave: golpe militar, período de repressão, resistência e redemocratização. Em cada semana, os grupos irão se concentrar em um desses tópicos, realizando pesquisas, produzindo material multimídia (como vídeos, podcasts ou apresentações interativas) e promovendo debates acerca das questões levantadas.
Materiais necessários:
- Acesso à internet para pesquisa;
- Livros de história e material de arquivo;
- Equipamento de gravação de áudio/vídeo (pode ser um smartphone);
- Software de edição de áudio/vídeo (gratuito e disponível na web);
- Material para anotações e organização.
Passo a passo detalhado:
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Semana 1 - Golpe Militar: Explorar os motivos e eventos que levaram ao golpe militar de 1964. Pesquisar as principais figuras e partidos envolvidos e explorar as razões de sua participação e as consequências deste golpe. Produzir um podcast narrando os eventos-chave do golpe militar.
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Semana 2 - Período de Repressão: Pesquisar sobre o período de repressão e censura, identificar as táticas empregadas pelo regime militar para suprimir a resistência e controlar a informação. Fazer um vídeo documentário sobre este período, focando em um caso de repressão particular.
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Semana 3 - Resistência: Estudar os grupos e indivíduos que resistiram à ditadura. Identificar suas estratégias, suas motivações e as consequências de sua resistência. Criar uma apresentação interativa sobre um grupo ou pessoa que exemplifique a resistência.
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Semana 4 - Redemocratização: Explorar o processo de redemocratização e formação da Constituição de 1988. Investigar as principais influências deste período na política brasileira atual. Produzir um mini documentário sobre o legado da ditadura, focando em como ela influencia o Brasil moderno.
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Entrega Final: No final da quarta semana, cada grupo deve compilar seu material multimídia em uma página da web, juntamente com um relatório escrito que detalha o processo de pesquisa, as conclusões e as reflexões das discussões do grupo.
Entregas:
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Relatório escrito: O relatório deve seguir o formato solicitado (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada). Cada seção do relatório deve corresponder a cada uma das semanas do projeto, detalhando as atividades realizadas, as fontes utilizadas e os insights obtidos. As conclusões devem reunir os principais aprendizados da equipe, reflexões críticas sobre o período e sua relevância para a atualidade.
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Materiais multimídia: Cada grupo deverá produzir e editar quatro peças de conteúdo multimídia (podcast, vídeo documentários e apresentação interativa) que reflitam o entendimento do grupo sobre cada tópico.
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Página da web: A página deve ser uma representação digital do projeto da equipe, contendo todos os materiais multimídia produzidos e uma versão digital do relatório escrito. Ela servirá como um registro permanente do trabalho da equipe e um recurso para outros que queiram aprender sobre este período da história brasileira.