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Projeto: Excreção: Uma Questão de Ambiente

Biologia

Original Teachy

Animais: Tipos de Excreção

Contextualização

O corpo dos seres vivos realiza constantemente diversas atividades, como alimentação, respiração, movimento, crescimento. Todos esses processos produzem resíduos que precisam ser eliminados para o bom funcionamento do organismo: é o processo de excreção. Nos animais, existem três tipos principais de excreção: amoniotélica, ureotélica e uricotélica.

A excreção amoniotélica ocorre em animais que vivem em ambientes aquáticos, como peixes e alguns invertebrados. O amônio, sua principal substância excretada, é altamente tóxico e solúvel em água, sendo eliminado rapidamente pelo organismo. Já a excreção ureotélica é comum em mamíferos, anfíbios adultos e algumas espécies de peixes. A ureia, menos tóxica que o amônio, requer menos água para sua eliminação, o que é vantajoso em ambientes terrestres. Por fim, na excreção uricotélica, encontrada em aves, répteis e insetos, o ácido úrico é excretado, uma substância pouco tóxica e insolúvel em água, o que economiza ainda mais este recurso.

Importância e aplicação no mundo real

Compreender os diferentes tipos de excreção é fundamental para entender como os animais se adaptam a diferentes ambientes. A excreção, além de manter o organismo limpo de toxinas, está diretamente relacionada ao consumo de água, um recurso que varia muito em disponibilidade dependendo do habitat. Além disso, disfunções nos sistemas de excreção estão na origem de diversas doenças, como a insuficiência renal.

Na prática, esta compreensão pode auxiliar na criação de animais, no manejo de espécies ameaçadas e até mesmo na busca por vida em ambientes extremos, como desertos ou o espaço sideral. Além disso, conhecendo os processos de excreção, podemos desenvolver estratégias para lidar com doenças relacionadas a esses sistemas e até mesmo melhorar o tratamento de águas residuais.

Atividade Prática: "Excreção: Uma Questão de Ambiente"

Objetivo do Projeto

No final dessa atividade, você e o seu grupo (de 3 a 5 membros) devem ser capazes de identificar e diferenciar os três tipos principais de excreção em animais: amoniotélica, ureotélica e uricotélica. Além disso, deverão entender como cada tipo de excreção está relacionado com o tipo de ambiente em que o animal vive.

Descrição Detalhada do Projeto

Vocês vão aprender como os diferentes ambientes influenciam o tipo de excreção dos animais, relacionando isso com as adaptações que esses animais desenvolveram para habitar os locais em que vivem.

Primeiro, dividam-se em equipes de pesquisa. Cada equipe ficará responsável por estudar um tipo de excreção e os animais que a realizam.

Depois de estudarem, vocês vão criar um repositório digital, que pode ser um site, blog ou apresentação, onde vão reunir todas as informações que aprenderam. Lembrem-se: o objetivo é ensinar para outras pessoas o que vocês aprenderam!

Por último, cada equipe vai criar um quiz sobre o tema estudado para desafiar as outras equipes. Os quizzes serão respondidos na sala de aula, para que todos possam aprender juntos sobre os diferentes tipos de excreção.

Materiais Necessários

  • Livros e acesso à internet para pesquisa.
  • Ferramentas digitais (como Google Sites, Google Slides, PowerPoint, Wordpress) para criar o repositório digital.
  • Caneta e papel para anotar as perguntas do quiz.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Dividam-se em equipes de pesquisa, cada uma cuidará de um tipo de excreção: amoniotélica, ureotélica e uricotélica.

  2. Aprofundem-se na pesquisa: quais animais realizam esse tipo de excreção? Como eles eliminam os resíduos? Como o ambiente influencia a excreção nesses animais? Usem as fontes recomendadas na introdução e busquem outras se necessário.

  3. Criem o repositório digital: pode ser uma apresentação, uma página web ou um blog. Incluam textos, imagens, infográficos, vídeos, tudo que ajudar a explicar o tema.

  4. Crie o quiz: deve ter 5 perguntas sobre o tipo de excreção estudado. As perguntas devem ser desafiadoras e ajudar a entender o conteúdo.

  5. No dia da apresentação, cada grupo apresenta seu repositório digital e aplica o quiz para as demais equipes.

Entregas do Projeto

No final do projeto, além do repositório digital apresentado em sala de aula, vocês deverão escrever um documento no formato de um relatório, contendo as seguintes seções:

  1. Introdução: Deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: Deve explicitar tudo o que aprenderam sobre o tipo de excreção estudado, explicar o processo de criação do repositório digital, os critérios utilizados para selecionar as informações e a elaboração do quiz. Incluam também a discussão dos resultados obtidos no quiz e as curiosidades encontradas durante a pesquisa.
  3. Conclusão: Retome os pontos principais, destacando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indique as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

A entrega do relatório deve ocorrer uma semana após a execução da atividade.

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