Entrar

Projeto: Recriando Debates Históricos

Clube de Debates

Original Teachy

História do Debate

Contextualização

A argumentação é uma arte que sempre esteve presente na sociedade humana, nas diversas culturas do mundo. Uma das formas mais refinadas da argumentação é o "Debate" que, de acordo com o Dicionário Oxford, consiste em uma discussão formal controlada, na qual os participantes defendem pontos de vista opostos sobre um determinado assunto. O debate como conhecemos hoje é muito diferente do que seria praticado nas primeiras comunidades humanas, tendo evoluído e se adaptado muitas vezes ao longo da história.

A história do debate é rica e variada, e o estudo desta trajetória fornece um ângulo fascinante para se entender a evolução da linguagem, da expressão e do pensamento humano ao longo dos séculos. Cada período de tempo, sociedade ou cultura deu sua própria contribuição única à evolução do debate, e cada um deles têm ensinamentos que podem ser extraídos e incorporados na prática moderna do debate.

Introdução

Neste projeto de estudo, vamos embarcar numa fascinante jornada através da história do debate. Começaremos por examinar os debates da antiga Grécia e de Roma, onde os filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles estabeleceram as bases da retórica clássica e do argumento lógico. Em seguida, exploraremos os debates medievais da Idade Média e a prática de disputas acadêmicas. Avançando no tempo, chegaremos aos debates políticos dos séculos XVIII e XIX que ajudaram a moldar as democracias modernas. Finalmente, chegaremos ao cenário atual, analisando como o debate é praticado e entendido em nossa sociedade contemporânea.

A prática e a compreensão do debate moderno são profundamente influenciadas por essa rica herança histórica que herdamos de muitas culturas diferentes. Ao estudar o passado, não apenas aprendemos sobre a história do debate, mas também ganhamos uma compreensão mais profunda de como a expressão argumentativa funciona, como ela pode ser usada de maneira eficaz e como ela pode ser melhorada.

Materiais de Consulta

Para auxiliar na compreensão deste percurso histórico, sugiro a leitura de alguns materiais de apoio:

  1. "História do Debate" por Randy Dale (Livro disponível em bibliotecas públicas e na internet)
  2. "Rhetorica ad Herennium" - Atribuído a Cícero, este é um dos tratados iniciais sobre retórica e é uma boa fonte para entender o início do debate formal (Disponível em traduções online)
  3. "The Great Debaters" - Este filme retrata a equipe de debate da Wiley College, uma faculdade historicamente negra no Texas, em 1935, e seu desafio contra a equipe de debate de Harvard.
  4. [Universidade de Harvard - The History of Presidential Debates] - Artigo que descreve a evolução dos debates presidenciais nos EUA.

Atividade Prática

Recriando Debates Históricos

Objetivo do Projeto:

Recriar e analisar um debate histórico famoso. O objetivo é entender a estrutura, os argumentos utilizados, e como o debate se relaciona com o contexto da história. Pretende-se também analisar como eles influenciaram a sociedade e seu papel na formação de opiniões e ideais.

Materiais Necessários:

  1. Um espaço adequado para a realização do debate
  2. Materiais para pesquisa e preparação (livros, acesso à internet)
  3. Roupas e adereços para a encenação (se desejado)
  4. Equipamentos para gravação (para feedback posterior)

Descrição do Projeto:

Formem grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo ficará responsável por escolher, pesquisar e recriar um debate histórico famoso. Isso pode ser um debate filosófico da antiguidade, um debate parlamentar, um debate televisivo ou qualquer outro que seja de interesse e relevância. Na performance, os alunos deverão estar preparados para apresentar e defender múltiplos lados da discussão, independentemente de suas próprias crenças pessoais.

Passo a passo:

  1. Escolha do debate a ser recriado: Dependendo dos interesses do grupo, pode ser um debate da Grécia Antiga, um debate parlamentar histórico, ou até mesmo um debate televisivo bem conhecido.

  2. Pesquisa: O grupo deve pesquisar sobre os principais argumentos e contra-argumentos, bem como sobre o contexto histórico/social do debate escolhido. Isto é fundamental para entender e reproduzir fielmente o debate.

  3. Preparação de scripts: Com base na pesquisa, os alunos deverão preparar os scripts para o debate, incluindo os argumentos de cada lado, refutações, pontos de discussão, etc.

  4. Prática e simulação: Após a preparação dos scripts, os grupos devem simular o debate, podendo até mesmo vestir-se de acordo com o período histórico do debate (se isso for apropriado e desejado).

  5. Gravação do debate: Seria útil gravar as performances dos debates para um feedback posterior. Isso permitirá analisar melhor o desempenho e fazer ajustes, se necessário.

  6. Análise e reflexão: Após a realização do debate, cada grupo deve se reunir para refletir sobre a experiência, discutindo o que aprenderam, como a experiência mudou a sua visão sobre o tema e como a história e o contexto do debate influenciou nos argumentos.

  7. Redação do relatório final: Por fim, cada grupo deve escrever um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve conter os seguintes tópicos:

    • Introdução: Contextualizar o tema, sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Explicar o tema escolhido, os argumentos principais, quem foram os debatedores, o contexto histórico e porque foi escolhido. Apresentar o processo de preparação, de pesquisa e sua execução. Por fim, discutir os resultados obtidos.
    • Conclusão: Retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados e como essa experiência influência na visão dos alunos sobre o debate e sua importância.
    • Bibliografia utilizada: Fontes em que se basearam para trabalhar no projeto.

Cada grupo será avaliado pela precisão da reprodução histórica, entendimento do contexto, argumentação e contra-argumentação, clareza de comunicação e colaboração em equipe.

Posteriormente, vamos elaborar a conclusão e os critérios de avaliação do projeto.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies