Entrar

Projeto: Desenvolvimento de Projetos de Empreendedorismo Social

Empreendedorismo

Original Teachy

Empreendedorismo Social

Introdução

Empreendedorismo Social √© uma forma de empreendedorismo que utiliza o neg√≥cio como motor para resolver quest√Ķes sociais e ambientais. Os empreendedores sociais se preocupam com o impacto social dos seus neg√≥cios, o que est√° no cora√ß√£o do conceito de empreendedorismo social.

Este campo é um subconjunto do empreendedorismo mais amplo. Tradicionalmente, os empreendedores são motivados por oportunidades de lucro e crescimento. Os empreendedores sociais, por outro lado, são motivados pelo desejo de resolver problemas sociais, usando suas habilidades de negócios para fazer a diferença.

O Empreendedorismo Social √© uma combina√ß√£o de empreendedorismo econ√īmico (onde o lucro √© o principal motor) e empreendedorismo comunit√°rio (onde o principal motor √© o benef√≠cio social). Ao combinar essas duas formas de empreendedorismo, os empreendedores sociais conseguem criar neg√≥cios que n√£o apenas produzem lucro, mas tamb√©m t√™m um impacto social positivo.

Contextualização

Na era atual, muitas pessoas est√£o se dando conta de que os problemas sociais e ambientais s√£o cada vez mais complexos e inter-relacionados. Precisamos de novas formas de resolver esses problemas que sejam eficazes, sustent√°veis e proporcionem impacto em larga escala.

Os empreendedores sociais t√™m aceitado este desafio, utilizando suas habilidades e experi√™ncia de neg√≥cios para criar solu√ß√Ķes inovadoras. Eles est√£o trabalhando em muitas √°reas diferentes, como educa√ß√£o, sa√ļde, meio ambiente e justi√ßa social.

O Empreendedorismo Social n√£o √© apenas sobre a cria√ß√£o de neg√≥cios. Trata-se tamb√©m de criar um movimento, um movimento de indiv√≠duos e organiza√ß√Ķes que est√£o dedicados a usar o poder dos neg√≥cios para alcan√ßar melhoras sociais.

Este projeto foi desenhado para apresentar o conceito de Empreendedorismo Social, explorar alguns exemplos e discutir as habilidades e compet√™ncias necess√°rias para se tornar um empreendedor social. √Č uma excelente oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre o t√≥pico e pensar sobre como podem aplicar estas ideias em suas pr√≥prias vidas e carreiras.

Sugest√Ķes de Leitura e Visualiza√ß√£o

Para aprofundar o seu conhecimento no tema, sugerimos a leitura dos seguintes materiais:

  1. [Empreendedorismo Social no Brasil: atualidades, desafios e perspectivas]
  2. Livro "Empreendedorismo Social" de Idalberto Chiavenato
  3. TedTalk - [Empreendedorismo social: transformando vidas através da educação]
  4. TedTalk - [A capacidade impactante do empreendedorismo social]
  5. Document√°rio "Quem se importa?" que apresenta diversos empreendedores sociais ao redor do mundo e seus respectivos projetos.

Atividade Pr√°tica

Desenvolvimento de Projetos de Empreendedorismo Social

Objetivo do Projeto

Incentivar os alunos a identificar um problema social ou ambiental, e criar uma solu√ß√£o para o mesmo, sob o √Ęmbito do empreendedorismo social. Estimular o trabalho em equipe, a pesquisa e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Materiais necess√°rios

  • Recursos online para pesquisa
  • Software de apresenta√ß√£o (como Microsoft PowerPoint, Google Slides ou Prezi)
  • Material para reda√ß√£o do relat√≥rio (Microsoft Word, Google Docs ou outro software de texto)

Descrição detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e receberão o desafio de criar um projeto de empreendedorismo social. Eles devem iniciar identificando um problema social ou ambiental que desejam abordar. Em seguida, devem desenvolver uma solução inovadora e criar um plano de negócio para executá-la.

O projeto deve incluir uma descrição do problema, a solução proposta, um plano de implementação, uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), uma descrição dos recursos necessários, um plano de financiamento e um plano de sustentabilidade a longo prazo.

Passos para a realização da atividade

  1. Cada grupo deve escolher um problema social ou ambiental que gostariam de resolver.
  2. Os grupos devem realizar uma pesquisa aprofundada para entender amplamente o problema, e os esforços atuais para resolvê-lo.
  3. Cada grupo deve desenvolver uma solução inovadora para o problema escolhido.
  4. Os grupos devem criar um plano de implementação para a solução proposta, incluindo uma análise SWOT.
  5. Os grupos devem listar os recursos (humanos, financeiros, materiais) necessários para implementar a solução.
  6. Os grupos devem desenvolver um plano de financiamento para sua ideia.
  7. Os grupos devem esboçar um plano de sustentabilidade a longo prazo para a solução proposta.
  8. Cada grupo deve preparar uma apresentação para transmitir sua ideia.
  9. Por fim, as equipes devem compilar todas as informa√ß√Ķes em um documento que resume seu projeto e detalha sua pesquisa, solu√ß√£o e planos.

Entregas do Projeto

  1. Apresentação de slides: Cada equipe deve produzir uma apresentação em slides para apresentar a sua ideia. A apresentação deve ser concisa, informativa e visualmente atraente.

  2. Documento Escrito: Além da apresentação de slides, os grupos devem produzir um relatório final que deve incluir:

    • Introdu√ß√£o: Nesta parte, deve-se contextualizar seu tema, mostrando sua relev√Ęncia e aplica√ß√£o no mundo real. Aqui tamb√©m deve ser descrito o objetivo do seu projeto, expondo qual a problem√°tica inicial e qual a solu√ß√£o proposta.

    • Desenvolvimento: Detalhar o problema, a pesquisa feita, a solu√ß√£o proposta, o plano de implementa√ß√£o, a an√°lise SWOT, os recursos necess√°rios, o plano de financiamento e o plano de sustentabilidade a longo prazo. Apresente e discuta os resultados esperados de seu projeto.

    • Conclus√£o: Aponte os principais pontos da sua pesquisa, os aprendizados da atividade e as conclus√Ķes retiradas.

    • Bibliografia: Indicar a bibliografia ou quaisquer fontes de informa√ß√Ķes adicionais que podem apoiar a compreens√£o dos temas apresentados.

  3. Apresenta√ß√Ķes: Apresenta√ß√£o do projeto para a turma inteira (ou uma banca avaliadora constitu√≠da pelos professores).

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies