Entrar

Projeto: "Planejando o Futuro: Um Jogo Interativo de Orçamento Pessoal"

Finanças

Original Teachy

Orçamento Pessoal

Contextualização

Orçamento pessoal é uma das habilidades mais necessárias para a vida adulta, mas frequentemente subestimadas na nossa formação enquanto estudantes. Trata-se do processo de criar um plano para gastar seu dinheiro de maneira informada e consciente. Este plano de gastos, que é chamado de orçamento, é uma ferramenta que permite decidir antecipadamente se você irá gastar dinheiro em coisas que são importantes para você.

Na essência, o orçamento é sobre equilíbrio - equilibrar suas necessidades e desejos com seu rendimento, equilibrar o presente e o futuro, equilibrar o consumo e a economia. Não é tanto sobre privação, mas mais sobre tomada de decisões conformes entre diferentes alternativas baseado nas suas metas financeiras de curto e longo prazo.

Entender o orçamento pessoal e por em prática é crítico para garantir o seu bem-estar financeiro. Com um orçamento, você pode monitorar onde vai seu dinheiro e ter clareza sobre seus padrões de consumo. Ele permite prever crises, evitar dívidas desnecessárias e criar um plano de poupança. No longo prazo, ajuda a criar um fundo de emergência, poupar para aposentadoria ou atingir metas financeiras como a compra de uma casa ou carro.

No mundo de hoje, onde a economia é instável e o futuro cada vez mais incerto, um orçamento pessoal bem feito pode ser a diferença entre viver uma vida de estresse financeiro que parece sair do controle e viver uma vida de segurança e tranquilidade financeiras.

Para aprofundar mais no assunto, recomendo os seguintes materiais:

  1. "A riqueza da vida simples - Gustavo Cerbasi": Este livro fornece um guia prático para organização financeira, incluindo a elaboração de um orçamento doméstico eficaz.
  2. [Artigo da CVM sobre orçamento pessoal]ção/informes/cursosinstitucionais/orcamento.html): Este artigo da Comissão de Valores Mobiliários tem uma boa visão prática sobre como montar um orçamento pessoal.
  3. [Canal Me Poupe! - FeeCast #32: Orçamento Pessoal] Nesse podcast da Nathalia Arcuri, fundadora do canal Me Poupe!, ela fala sobre como fazer um orçamento pessoal eficaz.

Esses materiais irão fornecer um bom embasamento acerca do tópico de orçamento pessoal e ajudarão na contextualização do projeto.

Atividade Prática

"Planejando o Futuro: Um Jogo Interativo de Orçamento Pessoal"

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo principal colocar os alunos no papel de um adulto que precisa criar e manter um orçamento pessoal para atingir diferentes metas financeiras. O objetivo é permitir que os alunos experimentem em primeira mão as alegrias e desafios da gestão financeira, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades importantes, como tomada de decisões, colaboração, planejamento e pensamento crítico.

Materiais Necessários

  • Papel e lápis para anotações
  • Calculadora
  • Acesso à internet para pesquisa

Descrição detalhada do projeto

No jogo, cada grupo de 3 a 5 alunos se tornará uma "família", com diferentes fontes de renda e despesas, e com metas financeiras diferentes. Cada "família" terá que tomar decisões de orçamento, lidar com eventos financeiros inesperados e tentar atingir suas metas.

Este projeto é um jogo que se estende por uma semana. Em cada dia útil, a família vai receber uma situação financeira para resolver e deverão, ao final do dia, apresentar suas decisões financeiras.

Passo a Passo Detalhado da Atividade

  1. Divisão dos Grupos: Divida a classe em grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Configuração das Famílias: Cada grupo receberá um "perfil de vida" que inclui o número de membros na família, suas rendas, suas metas financeiras (como comprar uma casa, enviar crianças para a universidade, poupar para aposentadoria) e alguns dados iniciais sobre seus gastos.

  3. Introdução de Eventos Financeiros: Durante a semana, todos os dias, cada família receberá um "evento financeiro" - um evento inesperado que vai afetar seu orçamento e exigirá uma reação (por exemplo, um membro da família ficou doente e a família precisa pagar uma conta médica imprevista).

  4. Tomada de Decisões Diárias: Cada família deve se reunir e decidir como irão lidar com cada evento, revisando e ajustando seu orçamento conforme necessário.

  5. Apresentação das Decisões: Cada família deve apresentar suas decisões em um relatório diário, explicando as decisões tomadas e como elas se encaixam nas metas financeiras da família.

  6. Revisão e Discussão: No final de cada dia, haverá uma discussão em classe onde cada família apresentará suas decisões e receberá feedback dos professores e outros alunos.

  7. Relatório Final: Ao final da semana, cada família deve apresentar um relatório final, onde resumirão suas experiências, discutirão as principais lições aprendidas e como aplicarão essas lições em suas próprias vidas. O relatório deve seguir a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Entregas do Projeto

A entrega do projeto deve se dar através dos relatórios diários e do relatório final, ambos escritos. Os relatórios diários devem seguir a seguinte estrutura:

Relatórios Diários:

  • Contextualização da situação dada.
  • Apresentação detalhada das decisões tomadas.
  • Justificativas que embasam as decisões tomadas.
  • Referências sobre como eles chegaram a tais decisões (livros, aulas, vídeos, outros materiais).

O Relatório Final deve ser mais robusto, seguindo estrutura de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia:

  1. Introdução: O grupo deve contextualizar a experiência que tiveram durante a semana, sua equação inicial de renda, despesa, e metas, bem como as situações que passaram.

  2. Desenvolvimento: Apresentação e discussão das decisões tomadas ao longo da semana, seguido de uma reflexão profunda sobre as teorias de orçamento, finanças pessoais e qualquer outra teoria financeira que tenha surgido durante o jogo.

  3. Conclusão: Concluir o relatório retomando a experiência de viver uma vida financeira fictícia, explicitando os aprendizados obtidos, as lições que serão levadas para a vida e uma reflexão sobre o impacto do orçamento pessoal na vida das pessoas.

  4. Bibliografia: As fontes em que se basearam para tomar suas decisões e trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc. Devem ser listadas neste seção.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies