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Projeto: Brasil Colônia em Cena: Encenando a História

História

Original Teachy

'EM13CHS104', 'EM13CHS201'

Brasil Colônia: Escravidão, Comércio Transatlântico

Contextualização

O período colonial brasileiro é uma época rica e complexa da nossa história, que tem um grande impacto nas realidades do Brasil e do mundo até hoje. A colonização brasileira pelos portugueses, que durou de 1500 a 1822, envolveu o uso extensivo de trabalho escravo, principalmente de africanos.

É fundamental entender como a escravidão moldou a sociedade brasileira e suas consequências duradouras, bem como o comércio transatlântico que facilitou essa prática cruel. A escravidão não apenas proporcionou mão-de-obra para a extração de recursos naturais e a produção agrícola no Brasil, como também resultou em consequências culturais e sociais profundas que ainda são sentidas hoje.

O Brasil foi o último país do Ocidente a abolir a escravidão, e essa é uma história que precisa ser contada e entendida. O comércio transatlântico deslocou milhões de seres humanos de sua terra natal em uma viagem horrenda ao Novo Mundo. A realidade desses escravizados era brutal e desumana, e os efeitos dessa prática abominável ainda são sentidos na sociedade brasileira moderna.

A escravidão e o comércio transatlântico são, portanto, temas não apenas de grande interesse histórico, mas também de relevância social e política contemporânea. Aprender sobre o Brasil Colônia e as práticas da época nos ajuda a entender melhor a diversidade cultural, as disparidades socioeconômicas e as questões de identidade racial que existem em nossa sociedade hoje.

Os recursos a serem utilizados ao longo deste projeto incluem:

  1. Portal Brasil Escola : possui uma série de artigos sobre o Brasil Colônia, a escravidão e o comércio transatlântico.
  2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): oferece um panorama geral da história do Brasil, inclusive sobre a escravidão.
  3. Portal da História do Brasil: oferece textos e documentos históricos sobre a escravidão no Brasil.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Brasil Colônia em Cena: Encenando a História"

Objetivo do Projeto

Os alunos irão realizar uma pesquisa detalhada sobre o Brasil Colônia, focando na escravidão e no comércio transatlântico. A partir dos dados coletados, os grupos produzirão um roteiro e realizarão uma encenação teatral para representar aspectos históricos desse período.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos, formados por 3 a 5 alunos, terão uma semana para pesquisar sobre o período colonial brasileiro focando na escravidão e no comércio transatlântico. Após essa fase, eles irão criar um roteiro de uma peça teatral, que irá retratar algum aspecto, evento ou situação desse período da história brasileira.

Os grupos terão a liberdade de escolher a narrativa e os personagens que melhor representem a realidade da escravidão e do comércio transatlântico. O objetivo é que a encenação seja um meio para explorar e entender a realidade desse período da história do Brasil.

Materiais Necessários

  • Materiais para pesquisa: livros, artigos, vídeos, entre outros recursos que abordem o período colonial brasileiro, a escravidão e o comércio transatlântico.
  • Materiais para a encenação: Os materiais necessários dependerão do contexto da peça que o grupo escolher encenar. Podem incluir roupas para os personagens, objetos de cenário, entre outros, de acordo com a imaginação dos alunos.

Passo a Passo Detalhado

  1. Formação dos grupos: os grupos de trabalho deverão ser formados por 3 a 5 alunos.

  2. Pesquisa: os grupos irão realizar uma pesquisa aprofundada sobre o período colonial brasileiro, com foco na escravidão e no comércio transatlântico. Recomenda-se utilizar os recursos indicados na Introdução e Contextualização, mas outras fontes também podem ser utilizadas.

  3. Discussão e planejamento: após a fase de pesquisa, os grupos irão se reunir para discutir e planejar a sua peça. Nessa fase, eles deverão tomar decisões sobre a história a ser contada, os personagens envolvidos e os elementos do cenário.

  4. Escrita do roteiro: com base na discussão e no planejamento, os grupos irão escrever um roteiro para a peça. O roteiro deve conter as falas dos personagens, descrição das cenas e qualquer outra informação necessária para a encenação.

  5. Ensaio e gravação: os alunos irão ensaiar e gravar sua peça. O formato da gravação fica a critério dos alunos, podendo ser uma gravação de vídeo, áudio, ou uma apresentação ao vivo.

  6. Documento escrito: além do roteiro e da gravação, os grupos devem produzir um relatório escrito sobre o projeto. O relatório deve seguir o seguinte formato:

  • Introdução: apresentação do tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo desse trabalho.
  • Desenvolvimento: explanação detalhada da teoria por trás do tema, descrição da atividade em detalhes, metodologia utilizada e por fim apresentação e discussão dos resultados obtidos.
  • Conclusão: retomada dos pontos principais, explicitação dos aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  • Bibliografia: indicação das fontes utilizadas para realizar o trabalho.
  1. Entrega: entrega da gravação/encenação junto do roteiro e do relatório escrito.

Entregas do Projeto

Os grupos deverão entregar ao final do projeto:

  • O roteiro da peça teatral.
  • A gravação ou encenação da peça.
  • O relatório escrito, que deve seguir o formato indicado no passo a passo, e deve ser uma extensão do aprendizado obtido através da prática. É importante que o relatório deixe claro como a pesquisa e a encenação contribuíram para um melhor entendimento dos temas abordados.
Iara Tip

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