Entrar

Projeto: Projetando com Triângulos Congruentes

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT308'

Triângulos: Congruência

Contextualização

A congruência de triângulos é um tópico fundamental na geometria euclidiana, um braço da matemática que trata da forma, tamanho e posição relativa de figuras e espaços. Essa teoria, proposta por Euclides, um matemático grego do século III a.C., formou a base para grande parte da nossa compreensão atual de matemática e geometria.

Basicamente, a congruência de triângulos afirma que dois triângulos são congruentes se e somente se seus elementos correspondentes (lados e ângulos) são iguais. Existem diversos critérios de congruência de triângulos, de acordo com a relação dos seus elementos, como: Lado-Lado-Lado (LLL), Lado-Ângulo-Lado (LAL), Ângulo-Lado-Ângulo (ALA), entre outros. Esses conceitos requerem um entendimento sólido e aprofundado da disciplina, o que é essencial para o aprofundamento em outros aspectos mais complexos da geometria.

O estudo da congruência dos triângulos não se limita ao campo teórico, mas encontra diversas aplicações práticas no mundo real, passando por diversos setores como a engenharia civil, a arquitetura, a navegação marítima e aeronáutica, etc. Por exemplo, na engenharia civil e arquitetura, a congruência de triângulos é frequentemente usada no planejamento e na construção para garantir que as estruturas sejam sólidas, estáveis e simétricas. Na navegação aérea e marítima, a congruência de triângulos é usada para calcular distâncias e projeções.

Além disso, a congruência de triângulos e a geometria como um todo são uma parte fundamental do pensamento lógico-matemático, que nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor e a desenvolver habilidades essenciais como o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o pensamento crítico. Entender a congruência de triângulos, portanto, não somente ajuda a melhorar suas habilidades matemáticas, mas também a desenvolver habilidades essenciais que serão úteis em muitos aspectos da vida.

Para um aprofundamento teórico sobre o tema, recomendo a leitura do livro "Geometria Euclidiana Plana" de José Carlos Ciorlin e a visita ao site Só Matemática (somatematica.com.br). Além disso, para uma visão mais prática e aplicada da congruência de triângulos, o portal Mundo Educação (mundoeducacao.uol.com.br) traz exemplos e problemas resolvidos sobre o tema.

Atividade Prática: Projetando com Triângulos Congruentes

Objetivos do projeto:

I. Compreender e aplicar os conceitos de congruência de triângulos em um contexto prático. II. Desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criativo. III. Aprimorar habilidades socioemocionais como trabalho em grupo, comunicação e gerenciamento de tempo.

Descrição do Projeto:

Neste projeto, vocês serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e terão que criar um modelo arquitetônico de um edifício usando triângulos congruentes. Este prédio pode ser uma casa, um arranha-céu, uma igreja, um estádio, etc. O modelo é completamente de escolha do grupo.

O projeto será dividido em duas etapas:

  1. Projeto teórico: Fazer o esboço do modelo arquitetônico em uma folha quadriculada indicando as medidas dos triângulos que serão utilizados e justificando a escolha deles. Indicar que critério de congruência foi utilizado para a concepção do edifício.

  2. Projeto prático: Construção do modelo em 3D utilizando papelão, papel colorido, cola e outros materiais disponíveis.

Materiais necessários:

  • Papel quadriculado
  • Régua, transferidor e compasso
  • Papelão e papel colorido
  • Tesoura e cola

Passo a passo do projeto:

  1. Escolha o tipo de edifício que será projetado e esboce um rascunho em uma folha de papel.

  2. Desenhe o plano arquitetônico do edifício em uma folha quadriculada, certificando-se de utilizar triângulos congruentes na sua estrutura. Indique as medidas dos lados e ângulos dos triângulos utilizados.

  3. Justifique a escolha dos triângulos utilizados e indique qual critério de congruência foi utilizado para a concepção do edifício.

  4. Após a aprovação do projeto teórico, inicie a construção do modelo 3D do edifício utilizando papelão, papel colorido e cola. Certifique-se de seguir as medidas indicadas no projeto teórico.

  5. Ao concluir a construção, faça uma apresentação oral à turma expondo o projeto and explicando seu processo de construção e a utilização dos conceitos de congruência de triângulos.

Entrega do Projeto:

Ao final do projeto, o grupo deve entregar:

  1. O projeto teórico original, completo com esboços e justificativas.

  2. O modelo arquitetônico 3D.

  3. Um documento escrito que contém:

    a. **Introdução**: Descrição do edifício escolhido, justificando a escolha e a aplicação da congruência de triângulos na concepção do projeto.
    
    b. **Desenvolvimento**: Detalhamento da teoria utilizada na concepção do projeto, descrição da construção do modelo, a metodologia utilizada pelo grupo e discussão dos resultados obtidos.
    
    c. **Conclusão**: Reflexões finais sobre o projeto, lições aprendidas e aplicação dos conceitos de congruência de triângulos na vida real. 
    
    d. **Bibliografia**: Referência de todos os materiais de consulta utilizados para a concepção do projeto.
    

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies