Entrar

Projeto: A Jornada do Cê-cedilha

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Cê-cedilha

Contextualização

Nossas vidas são permeadas pela linguagem escrita, seja na criação de um textinho para um amigo, seja para responder uma pergunta em uma prova ou redigir um relatório em um trabalho. Portanto, é essencial entender bem a estrutura da nossa língua para uma comunicação efetiva. Nesse sentido, um dos elementos que frequentemente causa confusão é o Cê-cedilha (Ç).

O Cê-cedilha é um caractere tipicamente português, utilizado para representar um som de /s/ antes das vogais a, o e u. Ele é proveniente do alfabeto latino e evoluiu da letra C com uma pequena decoração embaixo, que foi incorporada no século IX. Uma escrita adequada dessa letra é fundamental para a correta comunicação e entendimento das palavras no nosso idioma, evitando ambiguidades e mal-entendidos.

Introdução Teórica

O Português, como todas as línguas, possui regras específicas para a formação de suas palavras que acabam definindo seu sentido e contextos de uso. O Cê-cedilha é um exemplo dessas peculiaridades da nossa língua. Ele foi incorporado para possibilitar a representação de um som que não poderia ser escrito corretamente com as letras disponíveis.

É importante entender que a letra Ç não é utilizada em todas as palavras com som de /s/, mas sim em casos específicos. Em geral, o Cê-cedilha é utilizado em palavras derivadas do latim onde o 'c' antecede as vogais 'a', 'o' ou 'u' e mantém o som de /s/. Portanto, uma das tarefas é aprender a distinguir quando usar o Ç e quando usar o S, C ou SS que podem representar o mesmo som.

Apesar de parecer complicado, a prática e o entendimento dessas regras nos ajudam a formar uma escrita mais fluída e correta, que facilita a comunicação em nossa vida acadêmica, profissional e pessoal.

Atividade Prática: A Jornada do Cê-cedilha

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um jogo educativo para computador centrado na utilização correta do Cê-cedilha (Ç) em palavras do português. O jogo deve ser informativo, interativo e envolvente, promovendo o trabalho em equipe e uma abordagem lúdica para o aprendizado da língua portuguesa.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo terá a tarefa de criar um jogo educativo digital voltado para o uso correto do Cê-cedilha no Português. Para isso, o jogo deve conter desafios que envolvam:

  1. Reconhecimento do uso correto do Ç em palavras.
  2. Diferenciação entre o Ç e S, C ou SS em palavras com som de /s/.
  3. A influência do Ç na semântica (significado) das palavras.

Os alunos devem elaborar o conceito do jogo, incluindo design, regras, desafios, história e personagens. Além disso, devem planejar e executar estratégias de desenvolvimento do jogo, selecionar e utilizar recursos digitais apropriados e garantir a integração eficaz de conteúdo, estética e funcionalidade.

Materiais Necessários

Os alunos precisarão de:

  1. Computadores com acesso à Internet para pesquisa e desenvolvimento do jogo.
  2. Software de design gráfico, como Adobe Photoshop ou GIMP, para a criação de artes para o jogo.
  3. Uma plataforma de desenvolvimento de jogos, como Construct 3 ou Scratch, para a programação do jogo.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Fase de Pesquisa: cada grupo deverá inicialmente pesquisar sobre a origem, a história e o funcionamento do Cê-cedilha em palavras do português. Eles deverão coletar exemplos de palavras com a letra Ç e entender as regras do seu uso.

  2. Concepção do Jogo: com base na pesquisa realizada, o grupo deverá conceber a ideia do jogo, definindo os personagens, a história, os desafios, as regras e o design geral.

  3. Desenvolvimento do Jogo: utilizando os softwares de design gráfico e de desenvolvimento de jogos, os grupos deverão criar e programar o jogo. Eles devem ter certeza de incluir elementos que testem o conhecimento dos jogadores sobre o uso correto do Ç.

  4. Teste do Jogo: após finalizar o desenvolvimento, o jogo deverá ser testado pelos próprios integrantes do grupo, a fim de verificar se tudo funciona como planejado e se o jogo é realmente educativo e divertido.

  5. Entrega e Apresentação: Depois de testado e finalizado, cada grupo deve preparar uma apresentação do jogo para a turma, explicando a ideia, the regras e os desafios, além de demonstrar uma partida.

Entregas do Projeto

Cada grupo deverá entregar o seguinte:

  1. Jogo: cada grupo deve entregar o jogo educativo digital completo. Ele deve estar funcional e livre de bugs.

  2. Apresentação do Jogo: cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma.

  3. Relatório: o relatório deve conter os seguintes tópicos:

    • Introdução: contextualização do Uso do Cê-cedilha na língua portuguesa, seu relevância e aplicação no dia a dia, e a descrição da proposta do projeto.
    • Desenvolvimento: essa seção deve incluir o embasamento teórico, a descrição detalhada do jogo (história, personagens, desafios, regras), a metodologia de desenvolvimento do jogo e os resultados do teste.
    • Conclusão: recapitulação dos pontos chave, uma reflexão sobre o aprendizado obtido e as conclusões do projeto.
    • Bibliografia: referências dos materiais usados no projeto.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies