Entrar

Projeto: O Desafio do Trema

Português

Original Teachy

Trema

Contextualização

O trema, também conhecido como diérese, era um sinal gráfico utilizado na língua portuguesa para indicar que a vogal "u" deveria ser pronunciada nos grupos "gue", "gui", "que" e "qui". Em 2009, no entanto, o acordo ortográfico acabou com o uso do trema no português, exceto em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

Apesar da extin√ß√£o na norma culta da l√≠ngua portuguesa, o trema ainda √© utilizado em muitos outros idiomas, como o alem√£o e o turco. Al√©m disso, h√° palavras na l√≠ngua portuguesa que mant√™m sua grafia com trema para preservar a origem estrangeira, como "M√ľller".

A l√≠ngua portuguesa √© cheia de regras e exce√ß√Ķes. Apesar de o trema ter sido extinto na maioria das palavras da nossa l√≠ngua, √© importante conhecer essa regra e suas exce√ß√Ķes para uma maior compreens√£o da evolu√ß√£o da l√≠ngua portuguesa e para o desenvolvimento de uma escrita mais rica e complexa.

Introdução

Nesse projeto vamos explorar o uso do trema em palavras e nomes pr√≥prios estrangeiros e suas deriva√ß√Ķes na l√≠ngua portuguesa. Ser√° um trabalho de pesquisa e de reda√ß√£o que ir√° requerer esfor√ßo individual e colaborativo, e garantir√° maior entendimento sobre as nuances da l√≠ngua portuguesa.

O entendimento das regras e exce√ß√Ķes do portugu√™s √© essencial para uma comunica√ß√£o eficiente e eficaz. As regras lingu√≠sticas s√£o as ferramentas que temos para expressar nossos pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades de maneira clara e precisa para evitar mal-entendidos e garantir que nossa mensagem seja compreendida.

Atividade Pr√°tica: "O Desafio do Trema"

Objetivo do Projeto

Investigar o uso do trema em nomes pr√≥prios estrangeiros e suas deriva√ß√Ķes na l√≠ngua portuguesa. Aprender mais sobre as regras gramaticais, a evolu√ß√£o do idioma e a influ√™ncia de outras l√≠nguas no portugu√™s.

Descrição do Projeto

Os grupos, formados por 3 a 5 membros, ter√£o que pesquisar palavras que utilizam o trema em portugu√™s, focando em nomes pr√≥prios estrangeiros e suas deriva√ß√Ķes. Ap√≥s a pesquisa, eles dever√£o criar uma "revista digital" bem ilustrada e informativa, abordando a hist√≥ria do trema, seu uso correto e exemplos dessas palavras.

Materiais Necess√°rios

  • Computador ou smartphone com acesso √† internet.
  • Ferramentas de edi√ß√£o digital, como Google Slides, Padlet, Canva, etc.

Passo a Passo do Projeto

  1. Formem os grupos de acordo com as orienta√ß√Ķes do professor.
  2. Realizem uma pesquisa online sobre o uso do trema em nomes pr√≥prios estrangeiros e suas deriva√ß√Ķes na l√≠ngua portuguesa. Utilizem os recursos sugeridos e outros que acharem relevantes.
  3. Fa√ßam um levantamento das palavras encontradas e documentem o significado de cada uma delas, sua origem e a pron√ļncia correta.
  4. Escolham uma ferramenta digital de edi√ß√£o para criar a revista. Ela dever√° conter um breve hist√≥rico do trema, explica√ß√£o sobre seu uso, lista de palavras encontradas na pesquisa com respectivos significados, origens e pron√ļncias.
  5. Organizem as informa√ß√Ķes de maneira clara e atrativa. Lembrem-se: a revista ser√° compartilhada com os demais colegas, ent√£o fa√ßam dela um material interessante e educativo.
  6. Revise o trabalho, verificando se todas as informa√ß√Ķes est√£o corretas e se a revista est√° visualmente agrad√°vel.
  7. Ao terminar a revista, cada grupo deve preparar uma apresenta√ß√£o de 10 minutos para mostrar o resultado da pesquisa e discutir a import√Ęncia do tema.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os grupos entregar√£o:

  • A revista digital, que ser√° avaliada quanto √† qualidade das informa√ß√Ķes, organiza√ß√£o das ideias, criatividade e apresenta√ß√£o visual.
  • Um relat√≥rio com os seguintes pontos:
    1. Introdu√ß√£o: Contextualize o tema, sua relev√Ęncia e aplica√ß√£o no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
    2. Desenvolvimento: Explique a teoria sobre o uso do trema, descreva a atividade realizada em detalhes, indique a metodologia de pesquisa utilizada e apresente e discuta os resultados obtidos.
    3. Conclus√£o: Fa√ßa uma avalia√ß√£o do trabalho realizado, retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclus√Ķes retiradas sobre o projeto.
    4. Bibliografia: Indique as fontes utilizadas para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
  • Uma apresenta√ß√£o oral de 10 minutos sobre a pesquisa e a revista produzida. A apresenta√ß√£o ser√° avaliada quanto √† clareza, assertividade, dom√≠nio do tema e habilidades de comunica√ß√£o.

Os alunos deverão se dedicar de duas a quatro horas cada um para a realização deste projeto, que terá o prazo de uma semana para ser entregue.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies