🇧🇷
Entrar

Projeto: O Desafio do Trema

Português

Original Teachy

Trema

Contextualização

O trema, também conhecido como diérese, era um sinal gráfico utilizado na língua portuguesa para indicar que a vogal "u" deveria ser pronunciada nos grupos "gue", "gui", "que" e "qui". Em 2009, no entanto, o acordo ortográfico acabou com o uso do trema no português, exceto em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

Apesar da extinção na norma culta da língua portuguesa, o trema ainda é utilizado em muitos outros idiomas, como o alemão e o turco. Além disso, há palavras na língua portuguesa que mantêm sua grafia com trema para preservar a origem estrangeira, como "Müller".

A língua portuguesa é cheia de regras e exceções. Apesar de o trema ter sido extinto na maioria das palavras da nossa língua, é importante conhecer essa regra e suas exceções para uma maior compreensão da evolução da língua portuguesa e para o desenvolvimento de uma escrita mais rica e complexa.

Introdução

Nesse projeto vamos explorar o uso do trema em palavras e nomes próprios estrangeiros e suas derivações na língua portuguesa. Será um trabalho de pesquisa e de redação que irá requerer esforço individual e colaborativo, e garantirá maior entendimento sobre as nuances da língua portuguesa.

O entendimento das regras e exceções do português é essencial para uma comunicação eficiente e eficaz. As regras linguísticas são as ferramentas que temos para expressar nossos pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades de maneira clara e precisa para evitar mal-entendidos e garantir que nossa mensagem seja compreendida.

Atividade Prática: "O Desafio do Trema"

Objetivo do Projeto

Investigar o uso do trema em nomes próprios estrangeiros e suas derivações na língua portuguesa. Aprender mais sobre as regras gramaticais, a evolução do idioma e a influência de outras línguas no português.

Descrição do Projeto

Os grupos, formados por 3 a 5 membros, terão que pesquisar palavras que utilizam o trema em português, focando em nomes próprios estrangeiros e suas derivações. Após a pesquisa, eles deverão criar uma "revista digital" bem ilustrada e informativa, abordando a história do trema, seu uso correto e exemplos dessas palavras.

Materiais Necessários

  • Computador ou smartphone com acesso à internet.
  • Ferramentas de edição digital, como Google Slides, Padlet, Canva, etc.

Passo a Passo do Projeto

  1. Formem os grupos de acordo com as orientações do professor.
  2. Realizem uma pesquisa online sobre o uso do trema em nomes próprios estrangeiros e suas derivações na língua portuguesa. Utilizem os recursos sugeridos e outros que acharem relevantes.
  3. Façam um levantamento das palavras encontradas e documentem o significado de cada uma delas, sua origem e a pronúncia correta.
  4. Escolham uma ferramenta digital de edição para criar a revista. Ela deverá conter um breve histórico do trema, explicação sobre seu uso, lista de palavras encontradas na pesquisa com respectivos significados, origens e pronúncias.
  5. Organizem as informações de maneira clara e atrativa. Lembrem-se: a revista será compartilhada com os demais colegas, então façam dela um material interessante e educativo.
  6. Revise o trabalho, verificando se todas as informações estão corretas e se a revista está visualmente agradável.
  7. Ao terminar a revista, cada grupo deve preparar uma apresentação de 10 minutos para mostrar o resultado da pesquisa e discutir a importância do tema.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os grupos entregarão:

  • A revista digital, que será avaliada quanto à qualidade das informações, organização das ideias, criatividade e apresentação visual.
  • Um relatório com os seguintes pontos:
    1. Introdução: Contextualize o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
    2. Desenvolvimento: Explique a teoria sobre o uso do trema, descreva a atividade realizada em detalhes, indique a metodologia de pesquisa utilizada e apresente e discuta os resultados obtidos.
    3. Conclusão: Faça uma avaliação do trabalho realizado, retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    4. Bibliografia: Indique as fontes utilizadas para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
  • Uma apresentação oral de 10 minutos sobre a pesquisa e a revista produzida. A apresentação será avaliada quanto à clareza, assertividade, domínio do tema e habilidades de comunicação.

Os alunos deverão se dedicar de duas a quatro horas cada um para a realização deste projeto, que terá o prazo de uma semana para ser entregue.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies