Entrar

Projeto: Configurando seu próprio Ambiente de Desenvolvimento Python de uma Start-up

Programação em Python

Original Teachy

Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Python

Contextualização

O Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi criada por Guido van Rossum em 1991, com foco em produtividade e legibilidade. Devido a todas essas características, a linguagem Python possui uma curva de aprendizado muito menor do que as outras linguagens de programação no mercado. Isso se deve ao fato de que ela foi criada para ser fácil e intuitiva, oferencendo a simplicidade para iniciantes e poder para os profissionais.

Em qualquer disciplina que envolva Coding, antes de começar a programar é necessário construir um ambiente de desenvolvimento seguro e confiável. Em Python, é de suma importância ter um ambiente de desenvolvimento, pois as bibliotecas e versões utilizadas podem variar consideravelmente entre diferentes projetos. Portanto, é essencial adquirir habilidade em lidar com essas variações na criação de seu próprio ambiente de desenvolvimento.

Seja na construção de análise de dados, desenvolvimento web, IA, redes neurais ou qualquer ciência de dados, o Python é uma linguagem bastante utilizada. Com isso, ao aprender a configurar seu ambiente Python, você se tornará proficiente não apenas no uso das ferramentas, mas também na resolução de problemas que possam surgir ao longo do caminho.

Introdução ao Projeto

Este projeto foi criado para ajudá-los a adquirir competências na criação e configuração de um ambiente de desenvolvimento Python. Vamos explorar várias versões do Python, bem como aprender a instalar pacotes, gerenciar ambientes virtuais e usar IDEs com Python.

Além disso, este projeto vai além da simples instrução passo a passo sobre configuração de ambiente - nós estaremos abordando aspectos relevantes do trabalho em equipe, da gestão eficaz do tempo e da resolução colaborativa de problemas, conforme vocês trabalham juntos para concluir as tarefas. Esperamos que, ao final deste projeto, vocês tenham uma solida base sobre ambientes de desenvolvimento Python e estejam prontos para se aventurar com confiança em seu próprio aprendizado.

Materiais Extras

Para complementar seu aprendizado, recomendamos a leitura dos seguintes materiais:

  1. [Real Python] Este site abrange vários tópicos em Python, incluindo orientações passo a passo sobre como criar e configurar um ambiente de desenvolvimento Python.
  2. Livro "Python Crash Course" de Eric Matthes: Este é um ótimo livro para iniciantes em Python. A primeira metade do livro cobre o básico do Python, incluindo a configuração do ambiente de desenvolvimento.
  3. Documentação oficial do Python: Recomendado Leia quando tiver dúvidas especificas, o Python tem uma das melhores documentações do mundo das linguagens de programação.

Atividade Prática

Configurando seu próprio Ambiente de Desenvolvimento Python de uma Start-up

Objetivo do projeto

O principal objetivo deste projeto é permitir que os estudantes aprendam como configurar um ambiente de desenvolvimento Python do zero. Eles vão criar um ambiente de desenvolvimento Python para um projeto de simulação em uma Start-up, incluindo a instalação do Python, configuração do Python Path, criação de um ambiente virtual, instalação e uso das bibliotecas Python necessárias para o projeto, e a configuração de uma IDE para trabalhar com Python.

Materiais necessários

  1. Computadores com acesso à internet.
  2. Contas GitHub para cada grupo.
  3. Uma conta no Google Cloud Compute ou AWS EC2 para a implantação do projeto.

Descrição detalhada do projeto

Na simulação, cada grupo será uma pequena Start-up que deseja implementar um projeto baseado em Python (por exemplo, um chatbot, uma aplicação web com o Flask, ou uma análise de dados usando o Pandas). Cada grupo terá que definir o escopo do projeto e os pacotes Python necessários para o desenvolvimento.

Cada grupo começa configurando um ambiente novo e dedicado para o projeto usando a versão mais recente do Python. Os estudantes precisarão demonstrar sua capacidade de instalar pacotes necessários usando o pip e criar um ambiente virtual para isolar seu ambiente de desenvolvimento.

Os grupos então escolhem e configuram uma IDE para desenvolver seu projeto. Eles devem demonstrar habilidades adequadas na configuração do ambiente de trabalho, instalação e uso das extensões necessárias, bem como no uso eficaz da IDE para a edição do código, depuração e execução do projeto.

Finalmente, cada grupo deve documentar cada passo que tomaram na configuração de seu ambiente de desenvolvimento, justificando suas decisões de design e explicando quais desafios encontraram e como os superaram.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Os grupos são formados, e as Start-ups terão a sua primeira reunião para definir o escopo do projeto a ser desenvolvido.
  2. Cada grupo deve pesquisar e decidir qual versão do Python, quais pacotes Python e qual IDE são mais adequados para o projeto escolhido.
  3. Os grupos então preparam o ambiente de desenvolvimento:
    1. Instalação do Python.
    2. Configuração do Path Python.
    3. Criação de um ambiente virtual.
    4. Instalar e usar o pip para instalar pacotes Python necessários.
    5. Escolher, instalar e configurar uma IDE Python.
    6. Configurar Git para controle de versões.
  4. Os grupos começam a desenvolver seu projeto, usando a configuração de ambiente de desenvolvimento preparada.
  5. Os grupos documentam cada passo tomado durante a configuração de seu ambiente de desenvolvimento no formato GitHub ReadMe.md.
  6. Os grupos entregam o código-fonte de seu projeto junto com a documentação detalhada de todo o processo de configuração do ambiente de desenvolvimento.

Entregas do projeto

Ao final do projeto, cada grupo deve fornecer:

  1. Um relatório detalhado de todas as etapas seguidas para configurar o ambiente de desenvolvimento, com justificativas das escolhas feitas e maneiras como os desafios encontrados foram superados. Este documento deve ser apresentado no formato de um Readme.md em seu repositório GitHub.
  2. O código fonte do projeto, juntamente com a documentação do código e rotinas de teste para demonstrar que todas as partes do projeto estão funcionando conforme o esperado.
  3. Uma apresentação final detalhando seu projeto e demonstrando a funcionalidade do projeto dentro do ambiente de desenvolvimento configurado.

Ao redigir o relatório, o grupo deve ser capaz de explicitar o porquê de cada uma das decisões tomadas, os problemas encontrados e como foram resolvidos, e como cada fase da atividade contribuiu para o projeto final. Além disso, devem ser capazes de discutir a eficácia de seu ambiente de desenvolvimento, identificando pontos fortes e áreas possíveis de melhoria.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies