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Projeto: Tempo Atômico: Uma Viagem Pelo Universo dos Átomos

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Átomos: Evolução dos Modelos Atômicos

Contextualização

Ao longo da história da ciência, diversas teorias e modelos foram propostos para explicar o que é a matéria e como ela é composta. Uma das mais fundamentais e centrais dessas teorias é a teoria atômica, que nos proporciona um modelo fundamental para entender como a matéria é organizada. O estudo dos modelos atômicos é fundamental para a compreensão de um vasto número de fenômenos químicos e físicos, pois os átomos são os blocos de construção da matéria.

Entre os séculos XIX e XX, a nossa concepção dos átomos sofreu transformações profundas com a contribuição de vários cientistas. Daltons, Thompson, Rutherford e Bohr, foram alguns dos cientistas que contribuíram para desvendar o misterioso mundo dos átomos. Em cada etapa, com o avanço dos experimentos e da tecnologia, o modelo atômico foi se aprimorando, trazendo novos elementos e detalhes à nossa compreensão da estrutura da matéria. Cada um destes modelos tem características próprias e foram fundamentais na construção do modelo atômico atual.

A evolução desses modelos atômicos não apenas representa a melhoria de nossa compreensão da estrutura da matéria, mas também reflete a maneira como a ciência opera. Através da observação, experimentação, formulação de hipóteses e testes, os cientistas foram capazes de aprimorar sua compreensão dos átomos e da matéria em geral.

Conectar essa evolução à vida cotidiana e ao mundo ao seu redor pode não parecer óbvio à primeira vista, mas os átomos e sua estrutura estão por trás de muitas das tecnologias e fenômenos que observamos diariamente. Sem o entendimento da estrutura atômica e suas propriedades, não seria possível o desenvolvimento de diversas tecnologias como microchips, lasers, fibras óticas ou até o funcionamento de um simples ímã. A evolução dos modelos atômicos também permite entender como ocorrem as reações químicas, desde a formação de moléculas até a interação entre diferentes substâncias.

Para se aprofundar mais no tema, aqui estão algumas sugestões de recursos confiáveis em português:

  1. História da Química: Evolução dos Modelos Atômicos - Brasil Escola
  2. Modelos atômicos: Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr - Mundo Educação
  3. Evolução dos Modelos Atômicos - Química - InfoEscola
  4. Documentário da BBC: "A História do Átomo" - Atenção: este vídeo, mesmo estando em inglês, possui legendas em português.

Atividade Prática: "Tempo Atômico: Uma Viagem Pelo Universo dos Átomos"

Objetivo do projeto:

Nesta atividade, os alunos serão convidados a pesquisar e recriar a evolução dos modelos atômicos, desde a concepção de Dalton até o modelo atômico atual. Cada grupo será responsável por um modelo atômico e deverá recriar fisicamente esse modelo, assim como apresentar uma apresentação explicativa sobre o mesmo.

Descrição detalhada do projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e cada grupo será encarregado de recriar um dos principais modelos atômicos: Modelo de Dalton, Modelo de Thompson, Modelo de Rutherford, Modelo de Bohr ou Modelo da Mecânica Quântica. Eles serão solicitados para pesquisar sobre o modelo atômico correspondente, criando uma apresentação explicativa sobre o mesmo e, também, recriar fisicamente o modelo atômico através de um modelo tridimensional.

Materiais necessários:

  1. Materiais recicláveis ou de artesanato para recriar os modelos atômicos (ex: massinha de modelar, esferas de isopor, palitos de dente, papelão, argila, dentre outros).
  2. Acesso à internet para pesquisa.
  3. Material de escrita para elaboração do relatório.
  4. Software para criação de apresentações (ex: PowerPoint, Google Slides ou Prezi).

Passo a passo:

1. Pesquisa: Cada grupo deverá pesquisar sobre o modelo atômico que foi atribuído. Essa pesquisa deverá abranger a teoria por trás do modelo, os experimentos que o originaram, suas limitações e como ele contribuiu para os modelos atômicos subsequentes.

2. Criação do modelo tridimensional: Depois de compreenderem a teoria do seu modelo atômico, os grupos devem criar um modelo tridimensional deste. É importante que o modelo seja o mais representativo possível da teoria, incluindo a localização e distribuição dos prótons, nêutrons e elétrons.

3. Apresentação: Cada grupo deverá preparar uma apresentação explicando seu modelo atômico. A apresentação deve incluir a teoria do modelo, seus experimentos fundamentais, suas limitações e como ela contribuiu para os modelos atômicos subsequentes.

4. Produção do relatório: Depois de concluída a atividade prática, cada grupo deverá elaborar um relatório que inclua uma introdução ao tema, a descrição detalhada do desenvolvimento do trabalho, as conclusões e a bibliografia utilizada.

Entregas:

No final do projeto, espera-se que cada grupo entregue:

  1. Modelo tridimensional: O modelo atômico físico que o grupo construiu, devidamente identificado.

  2. Apresentação: Uma apresentação bem estruturada que explique em detalhes o modelo atômico que o grupo trabalhou.

  3. Relatório: Um documento formal contendo quatro seções principais, como segue:

    • Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.

    • Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do modelo atômico central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir resultados obtidos.

    • Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

    • Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Ao concluir este projeto, os alunos deverão ter uma compreensão mais profunda dos modelos atômicos, ter aprimorado suas habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e capacidade de expressar conceitos complexos de maneira clara e compreensível.

Iara Tip

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