Entrar

Projeto: Explorando o Mundo das Vitaminas e Sais Minerais

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT303'

Bioquímica: Vitaminas e Sais Minerais

Contextualização e Introdução

As vitaminas e sais minerais s√£o componentes essenciais da nossa dieta e funcionam como importantes catalisadores para muitas das nossas fun√ß√Ķes corporais. Eles n√£o s√£o apenas √ļteis, mas absolutamente necess√°rios para a nossa sobreviv√™ncia.

Os seres humanos, a exemplo de outros animais, n√£o s√£o capazes de sintetizar a maioria das vitaminas e minerais que necessitam, e portanto precisam obt√™-los atrav√©s da dieta. Pertencem a um grupo de compostos org√Ęnicos que s√£o essenciais para a manuten√ß√£o da sa√ļde. Eles t√™m fun√ß√Ķes espec√≠ficas e est√£o envolvidas em muitas das rea√ß√Ķes metab√≥licas do nosso corpo.

A defici√™ncia ou excesso destes nutrientes pode levar a uma mir√≠ade de problemas de sa√ļde, desde anemia e osteoporose at√© danos neurol√≥gicos e paralisia. Sais minerais e vitaminas desempenham um papel cr√≠tico em nossos corpos, atuando no metabolismo e permitindo a realiza√ß√£o de fun√ß√Ķes espec√≠ficas.

Contextualizando para o mundo real, essas informa√ß√Ķes s√£o de extrema import√Ęncia para a manuten√ß√£o da nossa sa√ļde e bem-estar. A compreens√£o das fun√ß√Ķes desses nutrientes, os alimentos em que eles s√£o encontrados e os sintomas de seus d√©ficits √© de grande import√Ęncia para o planejamento de uma dieta balanceada e para a preven√ß√£o de muitas doen√ßas.

Em uma era de abund√Ęncia de alimentos, mas tamb√©m de m√° nutri√ß√£o, a compreens√£o do que se come e como ele afeta a sa√ļde se tornou crucial. A alimenta√ß√£o tem um papel central na preven√ß√£o e controle de doen√ßas como diabetes, hipertens√£o, obesidade, entre outras.

Atividade Pr√°tica: "Explorando o Mundo das Vitaminas e Sais Minerais"

Objetivo do Projeto:

Este projeto visa desenvolver a compreens√£o dos alunos sobre as vitaminas e sais minerais, seus pap√©is no corpo humano, os efeitos da sua defici√™ncia e excesso, assim como, os alimentos que s√£o fontes desses nutrientes. Al√©m disso, objetiva-se estimular a pesquisa, a colabora√ß√£o em equipe e a capacidade de apresenta√ß√£o de informa√ß√Ķes de maneira clara e concisa.

Descrição do Projeto:

Os estudantes serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo receberá a tarefa de pesquisar sobre 2 a 3 vitaminas ou sais minerais específicos (a serem sorteados pelo professor) e deverá construir um infográfico e um relatório.

O projeto ter√° dura√ß√£o de um m√™s. Nele, os alunos v√£o ter que investigar as fun√ß√Ķes desses nutrientes, entender a rela√ß√£o entre a falta ou excesso desses nutrientes no corpo humano e identificar alimentos que s√£o fontes destes nutrientes.

Cada aluno deverá dispor de cinco a dez horas para a realização do projeto.

Materiais necess√°rios:

  • Acesso √† Internet para pesquisa.
  • Ferramentas de edi√ß√£o gr√°fica (pode ser qualquer software que os alunos estejam confort√°veis para usar, como Canva, PowerPoint, Google Slides, etc).
  • Materiais para escrita do relat√≥rio (computador com editor de texto, caderno, canetas, etc).

Passo a passo para realização da atividade:

  1. Dividam-se em grupos e escolha um líder para o grupo.
  2. Pesquisem a fundo sobre as vitaminas ou sais minerais designados para o seu grupo. Utilizem os recursos sugeridos ou outros de confiança.
  3. Identifiquem as fun√ß√Ķes desses nutrientes no corpo humano, os poss√≠veis problemas de sa√ļde relacionados √† sua defici√™ncia ou excesso, e os alimentos ricos nos nutrientes pesquisados.
  4. Desenhem um infogr√°fico para representar de forma visual e l√ļdica as informa√ß√Ķes pesquisadas. O infogr√°fico deve ser claro, informativo e visualmente atraente.
  5. Escrevam um relatório abordando seus aprendizados e os resultados da pesquisa, destacando todos os aspectos relevantes dos nutrientes estudados.
  6. Façam uma revisão do relatório e do infográfico, corrigindo erros e aprimorando a apresentação.

Entregas do Projeto:

Os alunos deverão entregar o infográfico e o relatório escrito ao final do projeto.

  1. O infogr√°fico deve ser um resumo visual das principais descobertas da pesquisa do grupo. Ele deve conter imagens representativas, dados principais e ser capaz de explicar a import√Ęncia dos nutrientes estudados de maneira eficiente mesmo para quem n√£o tenha conhecimento pr√©vio sobre o tema.

  2. O relatório escrito deve ser composto por:

  • Introdu√ß√£o, onde os alunos contextualizar√£o a import√Ęncia dos nutrientes estudados e o objetivo do projeto;
  • Desenvolvimento, onde os alunos devem explicitar a teoria sobre os nutrientes estudados, explicar o processo de realiza√ß√£o do infogr√°fico e apresentar e discutir os resultados de sua pesquisa. Aqui, os alunos dever√£o se atentar para falar sobre as refer√™ncias utilizadas e as metodologias empregadas durante o projeto;
  • Conclus√Ķes, onde os alunos retomar√£o seus pontos principais, e expressar√£o os aprendizados obtidos, as dificuldades encontradas e as solu√ß√Ķes encontradas;
  • Bibliografia, onde os alunos listar√£o todas as fontes de informa√ß√£o utilizadas no projeto, sejam elas livros, artigos, p√°ginas da web, v√≠deos, etc.

Lembrando sempre que tanto o infográfico quanto o relatório devem refletir o esforço conjunto do grupo e a aprendizagem alcançada em relação ao tema proposto.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies