Entrar

Projeto: Construção e Análise de um Gerador de Campo Magnético - A Espira

Física

Original Teachy

Campo Magnético: Espira

Contextualização

Introdução ao Campo Magnético

O campo magnético é uma grandez física vetorial associada à ação magnética que atua sobre partículas de cargas elétricas em movimento. Essa grandez surge a partir do movimento de cargas elétricas, como aquele produzido por uma corrente elétrica. O campo magnético em um ponto específico é determinado por dois fatores: o valor da corrente e a geometria da fonte que a produz.

Quando temos uma espira circular condutora percorrida por uma corrente elétrica, esta gera um campo magnético que pode ser descrito matematicamente de maneira elegante. A direção e sentido deste campo são determinados pela Regra da Mão Direita.

Contextualização da Espira no Campo Magnético

A espira circular é um dos modelos mais simples para estudar campos magnéticos, mas também um dos mais poderosos. A análise de campos magnéticos gerados por espiras é fundamental para compreendermos conceitos presentes em tecnologias do nosso cotidiano, como geradores de energia elétrica, motores elétricos e transformadores.

O entendimento dos campos magnéticos gerados por uma espira pode ser explorado também na compreensão de conceitos de ressonância magnética, uma tecnologia amplamente utilizada na área da saúde para o mapeamento de estruturas internas do corpo humano.

Atividade Prática

Título: "Construção e Análise de um Gerador de Campo Magnético - A Espira"

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como principal objetivo aprofundar o entendimento dos alunos sobre o campo magnético gerado por uma espira. Os alunos deverão desenvolver uma espira, estimar e calcular o campo magnético gerado por ela, comparar seus resultados com os valores teóricos e discutir as possíveis fontes de erro. Além disso, deverão analisar a variação do campo magnético em função da alteração de variáveis como o número de voltas da espira e a corrente que a percorre.

Descrição do Projeto

Os grupos de 3 a 5 alunos irão desenvolver uma espira circular, alimentada por uma fonte de corrente contínua, que será utilizada para gerar um campo magnético. O desafio é calcular o campo magnético com base nos parâmetros da espira e comparar o resultado teórico com o resultado prático, obtido por meio de um teslameter (medidor de campo magnético), se disponível.

Materiais Necessários

Para a realização deste projeto, serão necessários os seguintes materiais:

  1. Fio condutor flexível de cobre.
  2. Bússola ou teslameter (se disponível).
  3. Fonte de alimentação de corrente contínua.
  4. Multímetro.
  5. Régua ou paquímetro para medição de diâmetro.

Passo a Passo

Construção da Espira:

  1. Enrole o fio de cobre, formando uma espira de aproximadamente 10cm de diâmetro. Cuidado para não deixar muito apertado nem muito frouxo.
  2. Anote a quantidade de voltas que a espira possui.
  3. Conecte as pontas do fio na fonte de alimentação de corrente contínua.

Medição do Campo Magnético:

  1. Ajuste a corrente elétrica que atravessa a espira utilizando a fonte de alimentação. Anote o valor.
  2. Se disponível, utilize o teslameter para medir o campo magnético gerado pela espira no centro da mesma. Se não houver teslameter disponível, posicione uma bússola no centro da espira: a variação em seu comportamento indicará a presença do campo magnético.
  3. Repita os passos de 4 a 5 para diferentes valores de corrente elétrica.

Análise dos Resultados:

  1. Utilizando a teoria estudada, calcule qual deveria ser o valor do campo magnético para cada condição.
  2. Compare os valores teóricos com os valores obtidos na prática. Discuta possíveis fontes de erro e como elas podem afetar o resultado.

Entrega do Projeto

Ao final do projeto, os alunos devem entregar um relatório contendo:

  1. Introdução: Apresentação do tema (campo magnético gerado por uma espira), sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Apresentação da teoria envolvida (como calculamos teoricamente o campo magnético gerado por uma espira), detalhes da atividade prática realizada (etapas, materiais utilizados, metodologia), apresentação e discussão dos resultados obtidos (valores medidos e calculados, comparação entre ambos, possível fonte de erros, etc).
  3. Conclusão: Retomada dos pontos principais do projeto e dos principais aprendizados, conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indicação das fontes que basearam o trabalho, como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Espera-se que os alunos aprendam a calcular o campo magnético gerado por uma espira e a resolver problemas que necessitem desse cálculo. Além disso, o projeto promove habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo e proatividade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies