Contextualização
Introdução ao Campo Magnético
O campo magnético é uma grandez física vetorial associada à ação magnética que atua sobre partículas de cargas elétricas em movimento. Essa grandez surge a partir do movimento de cargas elétricas, como aquele produzido por uma corrente elétrica. O campo magnético em um ponto específico é determinado por dois fatores: o valor da corrente e a geometria da fonte que a produz.
Quando temos uma espira circular condutora percorrida por uma corrente elétrica, esta gera um campo magnético que pode ser descrito matematicamente de maneira elegante. A direção e sentido deste campo são determinados pela Regra da Mão Direita.
Contextualização da Espira no Campo Magnético
A espira circular é um dos modelos mais simples para estudar campos magnéticos, mas também um dos mais poderosos. A análise de campos magnéticos gerados por espiras é fundamental para compreendermos conceitos presentes em tecnologias do nosso cotidiano, como geradores de energia elétrica, motores elétricos e transformadores.
O entendimento dos campos magnéticos gerados por uma espira pode ser explorado também na compreensão de conceitos de ressonância magnética, uma tecnologia amplamente utilizada na área da saúde para o mapeamento de estruturas internas do corpo humano.
Atividade Prática
Título: "Construção e Análise de um Gerador de Campo Magnético - A Espira"
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como principal objetivo aprofundar o entendimento dos alunos sobre o campo magnético gerado por uma espira. Os alunos deverão desenvolver uma espira, estimar e calcular o campo magnético gerado por ela, comparar seus resultados com os valores teóricos e discutir as possíveis fontes de erro. Além disso, deverão analisar a variação do campo magnético em função da alteração de variáveis como o número de voltas da espira e a corrente que a percorre.
Descrição do Projeto
Os grupos de 3 a 5 alunos irão desenvolver uma espira circular, alimentada por uma fonte de corrente contínua, que será utilizada para gerar um campo magnético. O desafio é calcular o campo magnético com base nos parâmetros da espira e comparar o resultado teórico com o resultado prático, obtido por meio de um teslameter (medidor de campo magnético), se disponível.
Materiais Necessários
Para a realização deste projeto, serão necessários os seguintes materiais:
- Fio condutor flexível de cobre.
- Bússola ou teslameter (se disponível).
- Fonte de alimentação de corrente contínua.
- Multímetro.
- Régua ou paquímetro para medição de diâmetro.
Passo a Passo
Construção da Espira:
- Enrole o fio de cobre, formando uma espira de aproximadamente 10cm de diâmetro. Cuidado para não deixar muito apertado nem muito frouxo.
- Anote a quantidade de voltas que a espira possui.
- Conecte as pontas do fio na fonte de alimentação de corrente contínua.
Medição do Campo Magnético:
- Ajuste a corrente elétrica que atravessa a espira utilizando a fonte de alimentação. Anote o valor.
- Se disponível, utilize o teslameter para medir o campo magnético gerado pela espira no centro da mesma. Se não houver teslameter disponível, posicione uma bússola no centro da espira: a variação em seu comportamento indicará a presença do campo magnético.
- Repita os passos de 4 a 5 para diferentes valores de corrente elétrica.
Análise dos Resultados:
- Utilizando a teoria estudada, calcule qual deveria ser o valor do campo magnético para cada condição.
- Compare os valores teóricos com os valores obtidos na prática. Discuta possíveis fontes de erro e como elas podem afetar o resultado.
Entrega do Projeto
Ao final do projeto, os alunos devem entregar um relatório contendo:
- Introdução: Apresentação do tema (campo magnético gerado por uma espira), sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Apresentação da teoria envolvida (como calculamos teoricamente o campo magnético gerado por uma espira), detalhes da atividade prática realizada (etapas, materiais utilizados, metodologia), apresentação e discussão dos resultados obtidos (valores medidos e calculados, comparação entre ambos, possível fonte de erros, etc).
- Conclusão: Retomada dos pontos principais do projeto e dos principais aprendizados, conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicação das fontes que basearam o trabalho, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Espera-se que os alunos aprendam a calcular o campo magnético gerado por uma espira e a resolver problemas que necessitem desse cálculo. Além disso, o projeto promove habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo e proatividade.