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Projeto: O Jogo da Indústria Brasileira na Década Perdida

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS102', 'EM13CHS201'

Brasil: Indústria Década de 1980

Contextualização

A indústria brasileira durante a chamada "década perdida", os anos 80, foi um marco no desenvolvimento econômico do país, mas também uma evidência de oscilações políticas e sociais. Portanto, é crucial entender essa era para compreender a atualidade brasileira e as características da indústria nacional.

No início dos anos 80, o Brasil emergiu de duas décadas de "milagre econômico", período em que experimentou altas taxas de crescimento GDP (Gross Domestic Product). No entanto, esta fase foi seguida por uma década de estagnação econômica, inflação galopante, altos déficits fiscais e dívida externa insustentável, que resultaram na crise da dívida externa de 1982. A situação econômica desesperadora que se seguiu levou a uma era de reformas econômicas radicais e transformações sociais.

Introdução

Este projeto visa proporcionar uma compreensão aprofundada do cenário da indústria brasileira durante a década perdida, levando em consideração aspectos econômicos, políticos e sociais. Como a indústria é uma parte crucial da economia de um país, é importante entender os desafios e mudanças que ela enfrentou durante esta fase. Além disso, este estudo também ajudará a entender os impactos de eventos e políticas nacionais e internacionais na indústria brasileira.

A pesquisa e análise dessas questões facilitarão a compreensão do desenvolvimento brasileiro e fornecerão uma perspectiva ampla sobre como a economia e a política do país afetam sua indústria. Este conhecimento será crucial para entender a importância da indústria na economia nacional, as controvérsias políticas e os cenários econômicos de então e a evolução da indústria brasileira até hoje.

Atividade Prática

Título da Atividade: O Jogo da Indústria Brasileira na Década Perdida

Objetivo do Projeto

Criar um jogo de tabuleiro que represente os desafios enfrentados pela indústria brasileira na década de 80, considerando os impactos econômicos, políticos e sociais, e as respectivas soluções e estratégias implementadas durante a década perdida.

Descrição Detalhada do Projeto

Para desenvolver esse projeto, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e terão que criar um jogo de tabuleiro baseado no cenário da indústria brasileira na década de 80. O jogo deverá retratar os desafios econômicos, políticos e sociais enfrentados nesse período e como as indústrias tiveram que se adaptar e superar crise da dívida, inflação e recessão.

Materiais Necessários

  • Papelão ou cartolina para confecção do tabuleiro.
  • Cola, tesoura e papel colorido para a confecção do tabuleiro e das peças do jogo.
  • Canetas e marcadores coloridos.
  • Peças para representar os jogadores (podem ser pequenos objetos, como clips, botões, ou o que preferirem).
  • Pesquisa de materiais e dados históricos sobre a indústria brasileira na década de 80.

Passo a Passo

  1. Pesquisa: O primeiro passo será a pesquisa e coleta de informações sobre a indústria brasileira na década de 80. Assim, os alunos deverão procurar sobre os desafios econômicos, políticos e sociais e as estratégias de superação da indústria neste período. Além disso, deverão identificar figuras chave nesse cenário (presidentes, ministros, empresários, etc).

  2. Planejamento do Jogo: A próxima etapa será planejar o funcionamento do jogo. Devem-se definir regras claras e objetivas, de forma que uma pessoa que não conheça o contexto possa jogar e aprender sobre o período. O tabuleiro deve ter um caminho, com espaços que representem os desafios da indústria no período e os passos que foram dados para superá-los. Também devem ser definidas as ações que os jogadores podem realizar durante o jogo.

  3. Confecção do Jogo: Em seguida os alunos devem realizar a confecção do jogo de tabuleiro. Eles devem usar a criatividade para criar um tabuleiro que represente a situação brasileira na década de 80. Cada aluno do grupo pode ter responsabilidades diferentes na confecção do jogo, como produção do tabuleiro, produção das peças, produção das cartas, etc.

  4. Apresentação e Jogatina: Cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma, explicando as regras e os conceitos do período que estão representados no jogo. Depois, os grupos devem jogar o jogo de outro grupo e fornecer feedbacks.

Documento Escrito

Após a conclusão da atividade prática, os alunos devem redigir um relatório contendo Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

  1. Introdução: Contextualização do período da década de 80 no Brasil, incluindo aspectos econômicos, políticos e sociais e a relevância do estudo deste período. Deve também incluir o objetivo do projeto e a metodologia utilizada.

  2. Desenvolvimento: Discussão detalhada da pesquisa realizada para a criação do jogo, as regras do jogo, e como os conceitos e eventos do período estão representados nele. Deve-se explicar o processo criativo e de produção do jogo, assim como a metodologia utilizada.

  3. Conclusões: Reflexão sobre o aprendizado adquirido pelo grupo durante a realização do projeto. Deve-se retomar os pontos principais da pesquisa e do processo de criação do jogo, e refletir sobre como este projeto contribuiu para a compreensão da indústria brasileira na década de 80.

  4. Bibliografia: Deve-se indicar todas as fontes utilizadas para a pesquisa e criação do jogo de tabuleiro.

Iara Tip

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