Contextualização
A Crise de 1929, também conhecida como A Grande Depressão, foi um dos eventos mais impactantes e significativos da história econômica mundial. Ela marcou o fim do período conhecido como "os anos loucos" - um tempo de rápido crescimento econômico e expansão na década de 1920, logo após a Primeira Guerra Mundial.
Era uma época de novas tecnologias, indústrias florescentes e expansão do mercado de ações. No entanto, este período de prosperidade não foi sustentável. Em outubro de 1929, na chamada "Quinta-feira Negra", a bolsa de valores de Nova York quebrou, levando a uma perda catastrófica de riqueza e ao início de uma grave depressão econômica que durou mais de uma década.
A crise de 1929 não afetou apenas os Estados Unidos, mas teve repercussões em todo o mundo. Foi um momento crucial que trouxe mudanças significativas na maneira como os governos lidam com a economia e na forma como as pessoas pensam sobre as finanças.
Importância da Crise de 1929
A Crise de 1929 é muito mais do que apenas um momento passado na história. Ela é essencial para entendermos os princípios econômicos básicos, como oferta e demanda, investimento, crescimento econômico e recessão. Além disso, entender a Crise de 1929 nos ajuda a ver os padrões nas crises econômicas e a aprender com os erros do passado.
A crise trouxe várias lições importantes sobre a economia global, regulamentação financeira e política econômica. Ela mudou para sempre a maneira como os governos interagem com a economia, marcando o início do que é conhecido como macroeconomia - o estudo dos fenômenos econômicos em grande escala, como inflação, desemprego e crescimento econômico.
Recomendações de Leitura e Recursos
Para entender melhor a crise de 1929, é altamente recomendável a leitura e utilização dos seguintes recursos:
- Sites e Blogs:
- Livros:
- O Crash de 1929, de John Kenneth Galbraith
- A Grande Depressão, de Ben Bernanke
- Documentários:
- The Great Depression, History Channel
- 1929: The Great Crash, BBC
Atividade Prática
Título da Atividade: Simulando a Crise de 1929
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo permitir que os alunos compreendam melhor os eventos e as causas que levaram à Crise de 1929, bem como suas consequências. Para isso, os alunos serão solicitados a criar e participar de uma simulação da economia nos anos que levaram à crise de 1929, e depois da crise.
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo de 3 a 5 alunos será designado como uma "empresa" em uma versão simplificada da economia dos EUA pré-crise de 1929. Cada grupo terá um certo número de "ações" que podem negociar entre si e com o "mercado". Os alunos devem pesquisar e tentar seguir o que aconteceu durante o período que levou à crise, incluindo os padrões de negociação, os tipos de investimentos feitos, as tendências do mercado e as reações à economia em mudança. O projeto será concluído com a simulação do "Crash" e seus impactos subsequentes na economia dos grupos.
Materiais Necessários
- Cópias de transações de ações (papel)
- Calculadoras
- Quadro branco e marcadores ou quadro de avisos para acompanhar o status do "mercado"
- Computadores ou tablets para pesquisa
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Reunir-se como um grupo e pesquisar sobre a economia dos EUA e a bolsa de valores antes da Crise de 1929.
- Cada grupo recebe um conjunto de "ações" para começar.
- No decorrer de uma semana, os grupos vão realizar "negociações" entre si e com o "mercado". O progresso do mercado pode ser atualizado e anunciado pelo professor a cada dia para simular a flutuação do mercado.
- Os alunos deverão registrar todas as suas negociações e os motivos para cada decisão tomada.
- No final da semana, os alunos experimentarão um "crash" no mercado com uma grande perda de valor nas ações, e precisarão lidar com as consequências para a sua "empresa".
- Os grupos deverão então pesquisar as consequências da Crise de 1929 e como as empresas sobreviveram (ou não) nesse período.
Entregas do Projeto
Com base na atividade prática realizada, cada grupo deve preparar um relatório escrito detalhado incluindo os seguintes componentes:
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Introdução: Contextualizar a Crise de 1929, sua relevância e a motivação para o projeto.
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Desenvolvimento:
- Explicar a teoria por trás da Crise de 1929, os conceitos econômicos relevantes e a metodologia utilizada na simulação.
- Descrição detalhada das decisões tomadas pelo grupo na simulação, justificativa para essas decisões e a relação dessas decisões com a dinâmica histórica de 1929.
- Discussão sobre as mudanças nas estratégias do grupo após o "crash" do mercado, como o grupo reagiu, quais foram as consequências e como se relaciona com o que realmente aconteceu no período de recuperação após 1929.
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Conclusão: Resumir os resultados da simulação, os aprendizados obtidos e as lições tiradas da Crise de 1929.
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Bibliografia: Listar todas as referências utilizadas, incluindo livros, fontes on-line, documentários, etc.