Entrar

Projeto: Simulando a Crise de 1929

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Crise de 1929: Causas e Consequências

Contextualização

A Crise de 1929, tamb√©m conhecida como A Grande Depress√£o, foi um dos eventos mais impactantes e significativos da hist√≥ria econ√īmica mundial. Ela marcou o fim do per√≠odo conhecido como "os anos loucos" - um tempo de r√°pido crescimento econ√īmico e expans√£o na d√©cada de 1920, logo ap√≥s a Primeira Guerra Mundial.

Era uma √©poca de novas tecnologias, ind√ļstrias florescentes e expans√£o do mercado de a√ß√Ķes. No entanto, este per√≠odo de prosperidade n√£o foi sustent√°vel. Em outubro de 1929, na chamada "Quinta-feira Negra", a bolsa de valores de Nova York quebrou, levando a uma perda catastr√≥fica de riqueza e ao in√≠cio de uma grave depress√£o econ√īmica que durou mais de uma d√©cada.

A crise de 1929 n√£o afetou apenas os Estados Unidos, mas teve repercuss√Ķes em todo o mundo. Foi um momento crucial que trouxe mudan√ßas significativas na maneira como os governos lidam com a economia e na forma como as pessoas pensam sobre as finan√ßas.

Import√Ęncia da Crise de 1929

A Crise de 1929 √© muito mais do que apenas um momento passado na hist√≥ria. Ela √© essencial para entendermos os princ√≠pios econ√īmicos b√°sicos, como oferta e demanda, investimento, crescimento econ√īmico e recess√£o. Al√©m disso, entender a Crise de 1929 nos ajuda a ver os padr√Ķes nas crises econ√īmicas e a aprender com os erros do passado.

A crise trouxe v√°rias li√ß√Ķes importantes sobre a economia global, regulamenta√ß√£o financeira e pol√≠tica econ√īmica. Ela mudou para sempre a maneira como os governos interagem com a economia, marcando o in√≠cio do que √© conhecido como macroeconomia - o estudo dos fen√īmenos econ√īmicos em grande escala, como infla√ß√£o, desemprego e crescimento econ√īmico.

Recomenda√ß√Ķes de Leitura e Recursos

Para entender melhor a crise de 1929, é altamente recomendável a leitura e utilização dos seguintes recursos:

  1. Sites e Blogs:
  2. Livros:
    • O Crash de 1929, de John Kenneth Galbraith
    • A Grande Depress√£o, de Ben Bernanke
  3. Document√°rios:
    • The Great Depression, History Channel
    • 1929: The Great Crash, BBC

Atividade Pr√°tica

Título da Atividade: Simulando a Crise de 1929

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo permitir que os alunos compreendam melhor os eventos e as causas que levaram à Crise de 1929, bem como suas consequências. Para isso, os alunos serão solicitados a criar e participar de uma simulação da economia nos anos que levaram à crise de 1929, e depois da crise.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos ser√° designado como uma "empresa" em uma vers√£o simplificada da economia dos EUA pr√©-crise de 1929. Cada grupo ter√° um certo n√ļmero de "a√ß√Ķes" que podem negociar entre si e com o "mercado". Os alunos devem pesquisar e tentar seguir o que aconteceu durante o per√≠odo que levou √† crise, incluindo os padr√Ķes de negocia√ß√£o, os tipos de investimentos feitos, as tend√™ncias do mercado e as rea√ß√Ķes √† economia em mudan√ßa. O projeto ser√° conclu√≠do com a simula√ß√£o do "Crash" e seus impactos subsequentes na economia dos grupos.

Materiais Necess√°rios

  1. C√≥pias de transa√ß√Ķes de a√ß√Ķes (papel)
  2. Calculadoras
  3. Quadro branco e marcadores ou quadro de avisos para acompanhar o status do "mercado"
  4. Computadores ou tablets para pesquisa

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Reunir-se como um grupo e pesquisar sobre a economia dos EUA e a bolsa de valores antes da Crise de 1929.
  2. Cada grupo recebe um conjunto de "a√ß√Ķes" para come√ßar.
  3. No decorrer de uma semana, os grupos v√£o realizar "negocia√ß√Ķes" entre si e com o "mercado". O progresso do mercado pode ser atualizado e anunciado pelo professor a cada dia para simular a flutua√ß√£o do mercado.
  4. Os alunos dever√£o registrar todas as suas negocia√ß√Ķes e os motivos para cada decis√£o tomada.
  5. No final da semana, os alunos experimentar√£o um "crash" no mercado com uma grande perda de valor nas a√ß√Ķes, e precisar√£o lidar com as consequ√™ncias para a sua "empresa".
  6. Os grupos deverão então pesquisar as consequências da Crise de 1929 e como as empresas sobreviveram (ou não) nesse período.

Entregas do Projeto

Com base na atividade prática realizada, cada grupo deve preparar um relatório escrito detalhado incluindo os seguintes componentes:

  1. Introdu√ß√£o: Contextualizar a Crise de 1929, sua relev√Ęncia e a motiva√ß√£o para o projeto.

  2. Desenvolvimento:

    • Explicar a teoria por tr√°s da Crise de 1929, os conceitos econ√īmicos relevantes e a metodologia utilizada na simula√ß√£o.
    • Descri√ß√£o detalhada das decis√Ķes tomadas pelo grupo na simula√ß√£o, justificativa para essas decis√Ķes e a rela√ß√£o dessas decis√Ķes com a din√Ęmica hist√≥rica de 1929.
    • Discuss√£o sobre as mudan√ßas nas estrat√©gias do grupo ap√≥s o "crash" do mercado, como o grupo reagiu, quais foram as consequ√™ncias e como se relaciona com o que realmente aconteceu no per√≠odo de recupera√ß√£o ap√≥s 1929.
  3. Conclus√£o: Resumir os resultados da simula√ß√£o, os aprendizados obtidos e as li√ß√Ķes tiradas da Crise de 1929.

  4. Bibliografia: Listar todas as referências utilizadas, incluindo livros, fontes on-line, documentários, etc.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies