🇧🇷
Entrar

Projeto: Vivenciando o Período Napoleônico: Uma Jornada pela História

História

Original Teachy

'EM13CHS103', 'EM13CHS504'

Período Napoleônico

Contextualização

O período Napolêônico foi um dos momentos mais importantes da história da França e da Europa, marcado pelas transformações políticas, sociais e culturais. Durante os anos de 1799 a 1815, Napoleão Bonaparte, autoproclamado imperador da França, fez diversas reformas que impactaram tanto a França como todo o continente europeu, culminando em uma série de conflitos e guerras conhecidas como Guerras Napoleônicas.

Essas reformas foram uma tentativa de consolidar e institucionalizar os princípios revolucionários da Revolução Francesa, tais como a liberdade individual, a igualdade jurídica e a propriedade privada. No entanto, a forma autocrática como Napoleão governou, além dos conflitos militares que provocou, levaram a um questionamento desses princípios e consequências que reverberam até os dias de hoje.

A compreensão desse período é fundamental para entender a história europeia e a formação dos Estados nacionais, além das relações políticas e diplomáticas contemporâneas. Além disso, o estudo do período Napolêônico pode nos ajudar a refletir sobre questões como autoritarismo, militarismo, imperialismo e nacionalismo, tão presentes em nosso cotidiano.

Introdução

Neste projeto, os alunos irão trabalhar em grupos para pesquisar e analisar aspectos específicos do período Napolêônico, de forma a desenvolver sua capacidade de trabalho em equipe, pesquisa, análise, argumentação e escrita. O trabalho será dividido em três partes: pesquisa, debate e redação de um relatório.

Os alunos irão se dividir em grupos e cada grupo irá escolher um dos tópicos propostos para a pesquisa. Esta pesquisa deverá ser baseada em fontes confiáveis e deverá ser conduzida de forma sistemática, de forma a coletar informações e evidências que possam ser usadas para sustentar os argumentos do grupo no debate.

Após a pesquisa, os grupos terão um debate sobre os tópicos pesquisados. Esse debate será uma chance para os alunos exercitarem suas habilidades de argumentação e crítica, além de aprenderem a lidar com diferentes pontos de vista e a negociar acordos.

Finalmente, os grupos irão escrever um relatório sobre o tópico que pesquisaram e debateram. Esse relatório deverá conter uma introdução, desenvolvimento e conclusão, além da bibliografia utilizada pelo grupo.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Vivenciando o Período Napoleônico: Uma Jornada pela História"

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam mais profundamente o Período Napoleônico. Para tal, os grupos deverão realizar pesquisas sobre temas específicos deste período, participar de um debate, e produzir uma representação lúdica, seja por meio de uma dramatização, podcast, storyboarding ou outra forma criativa escolhida pelo grupo.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo escolherá um sub-tema específico relacionado ao Período Napoleônico, por exemplo: as reformas jurídicas de Napoleão, suas estratégias militares, as Guerras Napoleônicas, a formação da imagem de Napoleão, entre outros. A escolha do tema será de livre escolha, tendo em vistas os interesses e as habilidades únicas de cada grupo.

Esta atividade será dividida em três partes: pesquisa, debate e representação criativa, culminando na escrita do relatório. Espera-se que a atividade leve de cinco a dez horas por membro do grupo para ser concluída, e o prazo de entrega é de um mês.

Materiais Necessários

Os alunos precisarão de recursos para pesquisa, como livros, artigos acadêmicos, documentários, entre outros. Além disso, dependendo da forma de representação escolhida, eles podem precisar de equipamentos para filmagem ou gravação, materiais de arte, softwares de edição, etc.

Passo-a-passo detalhado para a realização da atividade

  1. Formação dos grupos: Os grupos serão formados por 3 a 5 alunos. Uma vez formados, os alunos devem escolher um sub-tema do Período Napoleônico para pesquisar e debater.

  2. Pesquisa: Os grupos terão um tempo para realizar uma pesquisa detalhada sobre o tema escolhido. Eles devem buscar fontes confiáveis e tentar abordar o tema de diferentes perspectivas.

  3. Debate: Realização de um debate entre os grupos. Cada grupo apresentará suas descobertas e defenderá seu ponto de vista. O debate será mediado pelo professor.

  4. Criação da Representação Lúdica: Cada grupo deverá criar uma maneira criativa de apresentar o tema pesquisado. As formas de representação podem variar: dramatização, podcast, storyboard, etc.

  5. Redação do Relatório: Por fim, cada grupo deve redigir um relatório detalhado sobre o projeto. Este deve conter uma introdução (com contextualização do tema e a relevância do projeto), desenvolvimento (explicando a metodologia utilizada, os detalhes da atividade prática e apresentação dos resultados obtidos), conclusão (retomando os pontos principais e discutindo os aprendizados do projeto) e a bibliografia utilizada.

Entregas do Projeto

  1. Realização do Debate: cada grupo deve participar ativamente do debate, apresentando suas descobertas e defendendo seu ponto de vista.

  2. Representação Lúdica: cada grupo deve apresentar de maneira criativa seu sub-tema. Essa apresentação será avaliada tanto pelo seu conteúdo quanto pela sua qualidade e originalidade.

  3. Relatório Escrito: cada grupo deve entregar um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve seguir a estrutura proposta e ser escrito de maneira clara e coesa. Além do conteúdo, será avaliada a capacidade dos alunos de organizar as ideias, de usar as fontes de maneira ética e adequada, e de estruturar um relatório acadêmico.

Os alunos deverão desenvolver habilidades nas áreas de pesquisa, argumentação, trabalho em equipe e criatividade, além de adquirir uma maior compreensão sobre o período Napolêônico. A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na participação no debate, na originalidade e qualidade da representação lúdica e no relatório final.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies