Entrar

Projeto: A Journey Through Time

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Presente Perfeito Contínuo

Contextualização

O presente perfeito cont√≠nuo √© um tempo verbal complexo que √© usado principalmente no ingl√™s brit√Ęnico. Ele √© composto por duas partes principais: o verbo 'have' (ou 'has', para a terceira pessoa do singular) conjugado no presente simples, seguido pelo partic√≠pio passado do verbo 'to be' (been) e finalmente, o verbo principal com o sufixo "-ing". Esse tempo verbal tem o prop√≥sito de indicar a√ß√Ķes ocorridas no passado, mas que ainda est√£o em andamento no presente ou acabaram de terminar.

No dia a dia, √© comum vermos essa estrutura sendo utilizada em v√°rias situa√ß√Ķes. Por exemplo, se voc√™ quer dizer que est√° aprendendo ingl√™s h√° dois anos, voc√™ diria "I have been learning English for two years". Como voc√™ pode ver, o uso do presente perfeito cont√≠nuo expressa uma certa continuidade e durabilidade.

Import√Ęncia

O conhecimento sobre o presente perfeito cont√≠nuo √© essencial para entender e se comunicar com efici√™ncia em ingl√™s, principalmente em situa√ß√Ķes que envolvem a no√ß√£o de tempo e continuidade. Al√©m disso, √© no ensino m√©dio que as bases para um bom entendimento da gram√°tica inglesa s√£o solidificadas, incluindo o entendimento sobre os tempos verbais. Portanto, essa √© uma habilidade lingu√≠stica fundamental n√£o apenas para os estudos em sala de aula, mas tamb√©m para qualquer experi√™ncia futura que possa envolver o uso do ingl√™s, seja em viagens, trabalho ou estudos.

Os alunos podem usar a seguinte plataforma para se aprofundar no tema:

  1. Present Perfect Continuous | British Council
  2. Present Perfect Continuous | Cambridge Dictionary

Essas fontes são confiáveis e fornecem uma excelente introdução ao tema, incluindo detalhes sobre formação e uso do presente perfeito contínuo.

Atividade Pr√°tica: "A Journey Through Time"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é desenvolver um roteiro de viagem imaginária utilizando o presente perfeito contínuo em inglês. Os alunos aplicarão o uso deste tempo verbal para descrever experiências duradouras, explorar a cultura dos locais visitados e desafiar-se a pensar em termos de continuidade. Este projeto também envolverá a disciplina de História, pois os alunos terão que pesquisar sobre os locais que escolherem, suas histórias e peculiaridades, integrando assim conhecimento linguístico e contexto histórico-cultural.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5. Cada grupo será responsável por criar um roteiro de viagem, descrevendo uma jornada que tem se desenrolado ao longo de um determinado período de tempo. Eles deverão usar o presente perfeito contínuo para descrever o que têm feito e experimentado desde o início da viagem até o momento atual.

Materiais necess√°rios

  • Acesso √† internet para pesquisa.
  • Um caderno de anota√ß√Ķes para planejamento de roteiro.
  • Computador com software de edi√ß√£o de texto para reda√ß√£o do roteiro final e relat√≥rio do projeto.

Passo-a-Passo para a Realização da Atividade

  1. Formação dos grupos: Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 pessoas.

  2. Escolha e pesquisa do destino: Cada grupo deve escolher um destino para a viagem imaginária. Eles devem pesquisar e compreender a história e a cultura do local.

  3. Criação do roteiro: O grupo deve criar um roteiro que descreva a viagem que têm feito desde que chegaram ao destino. Eles devem especificar as atividades que têm executado, os lugares que têm visitado, as pessoas que têm conhecido e as experiências que têm vivido, tudo isso usando o presente perfeito contínuo.

  4. Redação do relatório: Após a conclusão do roteiro, os alunos devem redigir um relatório descrevendo o processo de criação do roteiro, os desafios enfrentados, o que aprenderam sobre o uso do presente perfeito contínuo e como conseguiram integrar o conhecimento de história na atividade.

Entrega do Projeto

  • Roteiro de viagem: O roteiro da viagem deve ser entregue em formato de texto, com no m√≠nimo 1000 palavras, onde cada senten√ßa deve conter ao menos um uso do presente perfeito cont√≠nuo.

  • Relat√≥rio do Projeto: O relat√≥rio escrito deve ser estruturado nos seguintes t√≥picos:

    1. Introdu√ß√£o: Onde os alunos explicam o objetivo do projeto, o destino escolhido e sua import√Ęncia.
    2. Desenvolvimento: Onde descrevem a viagem, os desafios enfrentados, a teoria do presente perfeito contínuo e como a aplicaram, assim como a metodologia usada para a pesquisa histórica.
    3. Conclusão: Onde refletem sobre o que aprenderam, tanto em termos de gramática quanto de história, e sobre o processo de trabalho em equipe.
    4. Bibliografia: Onde listam suas fontes de pesquisa.
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies