🇧🇷
Entrar

Projeto: Modelando o Mundo ao Nosso Redor com Figuras de Revolução

Matemática

Original Teachy

Geometria Espacial: Figuras de Revolução

Contextualização

Neste projeto, nos deteremos ao estudo das Figuras de Revolução, aspecto da Geometria Espacial que está ao redor de nós em muitos objetos que manuseamos no nosso dia-a-dia. Compreender estas formas é entender um pouco mais do mundo que nos rodeia, aumentando nosso discernimento e estima pelo papel que a matemática desempenha em nossas vidas.

As figuras de revolução são formas tridimensionais que são produzidas ao girar uma figura plana em torno de um eixo. Isso pode incluir formas como esferas, cilindros e cones. O estudo dessas figuras é importante em muitos campos além da matemática, incluindo física, engenharia e design gráfico.

O mundo está repleto de objetos que são exemplos práticos de figuras de revolução, como latas de refrigerante (cilindros), cones de sorvete (cones) e bolas de futebol (esferas), entre muitos outros exemplos. Portanto, este não é apenas um assunto teórico, é algo que pode ser aplicado de maneira prática, e entendê-lo nos permite entender melhor o mundo ao nosso redor.

A matemática está por toda parte. Ela é uma linguagem universal que descreve nosso mundo e nos ajuda a entender como as coisas funcionam. As figuras de revolução, em particular, são um excelente exemplo de como a matemática descreve o mundo natural. Aprender sobre estas figuras e como calculá-las não apenas aprimora sua compreensão da matemática, mas também dá a você uma nova perspectiva sobre o mundo que o rodeia.

Atividade Prática: Modelando o Mundo ao Nosso Redor com Figuras de Revolução

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo permitir que vocês explorem o mundo ao seu redor e identifiquem objetos que sejam exemplos de figuras de revolução. Além disso, vocês irão calcular as áreas e volumes dessas figuras usando as fórmulas apropriadas e o teorema de Pappus-Guldin.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos será responsável por encontrar, em sua casa ou em seus ambientes diários, cinco exemplos diferentes de figuras de revolução (por exemplo, uma lata de refrigerante, um cone de sorvete, uma bola de futebol, etc.). Cada objeto deve ser cuidadosamente medido para determinar suas dimensões-chave (diâmetro, altura, raio, etc.), e essas medidas devem ser usadas para calcular a área e o volume de cada objeto.

Além disso, cada grupo deve apresentar um relatório escrito que forneça um resumo de suas descobertas, incluindo uma descrição de cada objeto, as medidas tomadas, os cálculos realizados e uma discussão sobre a importância e aplicação das figuras de revolução na vida diária.

Materiais Necessários

  1. Regra ou fita métrica
  2. Calculadora
  3. Câmera ou celular para tirar fotos dos objetos
  4. Papel e lápis para fazer os cálculos e anotações

Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade

  1. Formem grupos de 3 a 5 pessoas.
  2. Cada grupo deve encontrar cinco objetos em seu ambiente que representem figuras de revolução diferentes.
  3. Tirem fotos claras de cada objeto.
  4. Com a ajuda de uma régua ou fita métrica, meçam as dimensões-chave de cada objeto (diâmetro, altura, raio, etc.).
  5. Com base nessas medidas, calculem a área e o volume de cada objeto.
  6. Anotem todos os seus cálculos e resultados.
  7. Escrevam um relatório sobre suas descobertas.

Entregas do Projeto

  1. Fotos dos cinco objetos escolhidos.
  2. Uma tabela com as medidas e cálculos realizados.
  3. Um relatório escrito de 2-3 páginas.

O relatório deve conter os seguintes elementos:

  1. Introdução: Descrevam o objetivo do projeto, a relevância das figuras de revolução no mundo real e a metodologia utilizada.
  2. Desenvolvimento: Apresentem cada um dos cinco objetos, incluindo uma descrição detalhada, as medidas tomadas e os cálculos realizados. Discutam a teoria por trás dos cálculos, como a fórmula para calcular a área e o volume e o teorema de Pappus-Guldin.
  3. Conclusões: Retomem os principais pontos do projeto, discutam o que aprenderam e tirem conclusões a partir de suas descobertas. O que os surpreendeu? O que foi mais desafiador?
  4. Bibliografia: Listem todos os recursos (livros, sites, vídeos, etc) que vocês usaram para se informar sobre o projeto.

Seu relatório deve ser bem organizado, claro e apresentar argumentos de maneira convincente. Este não é apenas um exercício de matemática, mas também um exercício de pensamento crítico, habilidades de escrita e trabalho em equipe.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies