Projeto: Solubilidade em Ação

Química

'EM13CNT303'

Soluções: Solubilidade

Introdução Teórica

A solubilidade é uma propriedade física da matéria e refere-se à capacidade de um soluto se dissolver em um solvente. É um conceito fundamental para entender muitos fenômenos naturais e processos industriais, tais como a fabricação de medicamentos e alimentos, a purificação de água, dentre inúmeros outros exemplos.

A solubilidade de uma substância pode ser afetada por diversos fatores, entre eles a temperatura, pressão e a natureza das substâncias envolvidas. No caso da temperatura, por exemplo, o aumento da mesma geralmente aumenta a solubilidade de substâncias sólidas em líquidos, mas diminui a solubilidade de gases.

A solubilidade é geralmente expressa em gramas do soluto por 100 gramas do solvente, e à uma dada temperatura. Massa de soluto que se dissolve no solvente até atingir a saturação é chamada de coeficiente de solubilidade.

A solubilidade é um conceito muito presente em nosso dia a dia, embora nem sempre percebamos. Vamos pensar, por exemplo, quando preparamos uma xícara de café. A quantidade de café que conseguimos dissolver na água quente é um exemplo prático de solubilidade.

Além disso, a solubilidade tem um papel fundamental em muitas indústrias, como a farmacêutica e alimentícia. Na indústria farmacêutica, por exemplo, a solubilidade de um medicamento afeta diretamente sua eficácia, já que se o medicamento não se dissolve adequadamente, ele não será absorvido pelo organismo.

Segue algumas referências confiáveis para aprofundar o estudo sobre solubilidade:

1. Experiências de Solubilidade - Brasil Escola
  2. Teoria da Solubilidade - Química - InfoEscola
  3. Fatores que afetam a solubilidade - Khan Academy (Vídeo)

Atividade Prática

Título da atividade: Solubilidade em Ação

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma experiência prática e significativa de como a solubilidade funciona no dia a dia e como a temperatura afeta a solubilidade de algumas substâncias.

Descrição detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, irão realizar um experimento simples de solubilidade. Ao longo deste experimento, os estudantes irão variar a temperatura do solvente (água) para observar e medir como isso afeta a quantidade máxima de solutos (sal e açúcar) que podem ser dissolvidos.

Materiais necessários

1. Sal (aproximadamente 500g)
  2. Açúcar (aproximadamente 500g)
  3. Água
  4. 3 Recipientes transparentes (copos de vidro ou de plástico transparente)
  5. Termômetro
  6. Colheres de medida
  7. 3 Fogareiros portáteis ou chapa de aquecimento
  8. Cronômetro

Passo a passo detalhado

PASSO 1: Os estudantes devem medir e registrar a temperatura inicial da água em cada recipiente.

PASSO 2: Em seguida, eles devem adicionar uma colher de sal à água em um dos recipientes e uma colher de açúcar à água em outro recipiente. O terceiro recipiente será o controle, onde nenhuma substância será adicionada.

PASSO 3: Os alunos devem registrar o tempo necessário para dissolver completamente o soluto em cada recipiente sem aquecimento. Eles devem agitar suavemente até que não possam ver mais nenhum grão de sal ou açúcar.

PASSO 4: Em seguida, os alunos devem repetir o processo para cada substância, mas desta vez aquecendo a água. Eles devem registrar o tempo necessário para dissolver o soluto e a temperatura da água.

PASSO 5: Por fim, os alunos devem comparar os resultados: o tempo de dissolução e a temperatura da água com e sem aquecimento.

Entrega do Projeto

Após a conclusão da parte prática, os alunos devem escrever um relatório que contenha os seguintes elementos:

Introdução: Os alunos devem explicar a solubilidade e sua importância, além de dar uma breve descrição do experimento que realizaram.

Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem detalhar a realização do experimento, incluindo a lista de materiais utilizados, o procedimento seguido e os dados coletados. Eles também devem incluir uma discussão dos resultados.

Conclusão: Os alunos devem resumir suas descobertas e refletir sobre o que aprenderam com o experimento. Eles devem conectar seus resultados com o que aprenderam sobre solubilidade e discutir quaisquer observações ou percepções interessantes que surgiram durante o experimento.

Bibliografia: Por fim, os alunos devem listar todas as referências que utilizaram para a realização do projeto. Por exemplo, os sites onde eles leram sobre solubilidade, os vídeos que assistiram para aprender sobre o experimento, etc.

Ao seguir essas etapas, os alunos estarão aprendendo sobre solubilidade de uma forma interativa e prática, além de desenvolver outras habilidades importantes, como a interpretação de resultados, trabalho em equipe e redação técnica.