Contextualização
Introdução Teórica
A solubilidade é uma propriedade física da matéria e refere-se à capacidade de um soluto se dissolver em um solvente. É um conceito fundamental para entender muitos fenômenos naturais e processos industriais, tais como a fabricação de medicamentos e alimentos, a purificação de água, dentre inúmeros outros exemplos.
A solubilidade de uma substância pode ser afetada por diversos fatores, entre eles a temperatura, pressão e a natureza das substâncias envolvidas. No caso da temperatura, por exemplo, o aumento da mesma geralmente aumenta a solubilidade de substâncias sólidas em líquidos, mas diminui a solubilidade de gases.
A solubilidade é geralmente expressa em gramas do soluto por 100 gramas do solvente, e à uma dada temperatura. Massa de soluto que se dissolve no solvente até atingir a saturação é chamada de coeficiente de solubilidade.
Contextualização
A solubilidade é um conceito muito presente em nosso dia a dia, embora nem sempre percebamos. Vamos pensar, por exemplo, quando preparamos uma xícara de café. A quantidade de café que conseguimos dissolver na água quente é um exemplo prático de solubilidade.
Além disso, a solubilidade tem um papel fundamental em muitas indústrias, como a farmacêutica e alimentícia. Na indústria farmacêutica, por exemplo, a solubilidade de um medicamento afeta diretamente sua eficácia, já que se o medicamento não se dissolve adequadamente, ele não será absorvido pelo organismo.
Segue algumas referências confiáveis para aprofundar o estudo sobre solubilidade:
- Experiências de Solubilidade - Brasil Escola
- Teoria da Solubilidade - Química - InfoEscola
- Fatores que afetam a solubilidade - Khan Academy (Vídeo)
Atividade Prática
Título da atividade: Solubilidade em Ação
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma experiência prática e significativa de como a solubilidade funciona no dia a dia e como a temperatura afeta a solubilidade de algumas substâncias.
Descrição detalhada do Projeto
Os alunos, em grupos de 3 a 5, irão realizar um experimento simples de solubilidade. Ao longo deste experimento, os estudantes irão variar a temperatura do solvente (água) para observar e medir como isso afeta a quantidade máxima de solutos (sal e açúcar) que podem ser dissolvidos.
Materiais necessários
- Sal (aproximadamente 500g)
- Açúcar (aproximadamente 500g)
- Água
- 3 Recipientes transparentes (copos de vidro ou de plástico transparente)
- Termômetro
- Colheres de medida
- 3 Fogareiros portáteis ou chapa de aquecimento
- Cronômetro
Passo a passo detalhado
PASSO 1: Os estudantes devem medir e registrar a temperatura inicial da água em cada recipiente.
PASSO 2: Em seguida, eles devem adicionar uma colher de sal à água em um dos recipientes e uma colher de açúcar à água em outro recipiente. O terceiro recipiente será o controle, onde nenhuma substância será adicionada.
PASSO 3: Os alunos devem registrar o tempo necessário para dissolver completamente o soluto em cada recipiente sem aquecimento. Eles devem agitar suavemente até que não possam ver mais nenhum grão de sal ou açúcar.
PASSO 4: Em seguida, os alunos devem repetir o processo para cada substância, mas desta vez aquecendo a água. Eles devem registrar o tempo necessário para dissolver o soluto e a temperatura da água.
PASSO 5: Por fim, os alunos devem comparar os resultados: o tempo de dissolução e a temperatura da água com e sem aquecimento.
Entrega do Projeto
Após a conclusão da parte prática, os alunos devem escrever um relatório que contenha os seguintes elementos:
Introdução: Os alunos devem explicar a solubilidade e sua importância, além de dar uma breve descrição do experimento que realizaram.
Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem detalhar a realização do experimento, incluindo a lista de materiais utilizados, o procedimento seguido e os dados coletados. Eles também devem incluir uma discussão dos resultados.
Conclusão: Os alunos devem resumir suas descobertas e refletir sobre o que aprenderam com o experimento. Eles devem conectar seus resultados com o que aprenderam sobre solubilidade e discutir quaisquer observações ou percepções interessantes que surgiram durante o experimento.
Bibliografia: Por fim, os alunos devem listar todas as referências que utilizaram para a realização do projeto. Por exemplo, os sites onde eles leram sobre solubilidade, os vídeos que assistiram para aprender sobre o experimento, etc.
Ao seguir essas etapas, os alunos estarão aprendendo sobre solubilidade de uma forma interativa e prática, além de desenvolver outras habilidades importantes, como a interpretação de resultados, trabalho em equipe e redação técnica.