🇧🇷
Entrar

Projeto: Dramatizando o Condicional Compuesto

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Condicional Composto

Contextualização

O condicional composto, mais conhecido em espanhol como "Condicional compuesto", é um tempo verbal que permite falar sobre ações que poderiam ter ocorrido no passado, mas que por algum motivo não aconteceram. Formado pela combinação do verbo auxiliar "haber" no condicional simples e o particípio passado do verbo principal, este tempo verbal nos ajuda a expressar possibilidades e hipóteses passadas.

Para uma aprendizagem efetiva, é importante conhecer as regras de conjugação, o uso e as exceções do condicional composto. Além disso, uma boa compreensão das estruturas sintáticas envolvidas é essencial. Estudar este tópico não só nos ajudará a nos comunicar de forma mais precisa, mas também nos permitirá ter um entendimento mais profundo da rica e complexa estrutura verbal do espanhol.

O condicional composto, embora sem um correlato direto na língua portuguesa, é similar ao tradicional "teria + particípio passado" que usamos para expressar a mesma ideia. Estudar e praticar o uso deste tempo verbal nos permitirá melhorar nossa capacidade de comunicação em espanhol, permitindo-nos expressar ideias mais complexas.

Um bom domínio do condicional composto é importante para entender textos literários, jornalísticos e acadêmicos em espanhol. Além disso, sua compreensão será útil para qualquer um que deseje viajar para um país hispanohablante ou ter uma conversa fluente com um nativo.

As regras gramaticais e os tempos verbais podem parecer abstratos a princípio, mas é através deles que conseguimos nos comunicar e nos expressar de forma clara e precisa. Dominar o condicional composto nos permitirá articular pensamentos e ideias mais complexas em espanhol, melhorando nossa capacidade de comunicação neste idioma.

Para entender melhor o condicional composto, os alunos podem se referir a fontes confiáveis como:

  1. Gramática Didactica Del Espanhol: um livro que fornece uma visão abrangente da gramática espanhola.
  2. Babbel: uma plataforma online de aprendizagem de idiomas que oferece aulas de gramática interativas.
  3. BBC Languages: Este recurso online da BBC oferece uma rica variedade de atividades de aprendizagem de idiomas, incluindo lições de gramática, exercícios interativos e dicas úteis.

Atividade Prática - "Dramatizando o Condicional Compuesto"

Objetivo do Projeto

O objetivo desse projeto é a aplicação prática e contextualizada do condicional composto em uma peça de teatro escrita e encenada pelos próprios estudantes. Dessa maneira, eles poderão entender profundamente a gramática do condicional composto enquanto aprimoram suas habilidades socioemocionais em um cenário lúdico e colaborativo.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo será responsável por desenvolver uma peça de teatro onde o condicional composto deve ser amplamente utilizado. A peça deverá se passar em um país hispanohablante à escolha dos alunos, a fim de incluir aspectos culturais desses países.

Haverá quatro etapas principais na realização deste projeto: Pesquisa, Roteiro, Encenação e Documentação.

  1. Pesquisa: Os alunos realizarão pesquisas sobre o condicional composto, suas regras, suas exceções e seus usos. Eles também devem pesquisar sobre o país onde a peça irá se passar, incluindo aspectos culturais, locais históricos e costumes locais que possam ser incorporados no roteiro.
  2. Roteiro: Os alunos escreverão um roteiro para a peça de teatro, fazendo uso extensivo do condicional composto. Eles devem criar situações em que o uso deste tempo verbal seja natural e coerente.
  3. Encenação: Após o roteiro ser aprovado pelo professor, os alunos ensaiarão e encenarão a peça. A peça pode ser gravada ou apresentada ao vivo para a turma.
  4. Documentação: Os alunos irão redigir um relatório detalhado sobre o projeto, incluindo as etapas de pesquisa, roteiro e encenação, bem como reflexões sobre o que aprenderam no processo.

Materiais Necessários:

  • Livros de gramática e/ou recursos online confiáveis de gramática espanhola.
  • Matérias de pesquisa sobre a cultura e os costumes do país espanhol escolhido.
  • Papel e caneta para escrever o roteiro.
  • Câmera ou ferramentas de gravação de vídeo (opcional).

Procedimento

  1. Formação de Grupos: Os alunos são divididos em grupos de 3 a 5.
  2. Pesquisa: Cada grupo deve pesquisar sobre o condicional composto e sobre o país escolhido. Os estudantes devem se dedicar a entender profundamente a gramática do condicional composto e a enriquecer sua peça de teatro com aspectos culturais genuínos do país escolhido.
  3. Escrevendo o Roteiro: Com base na pesquisa, cada grupo deve escrever um roteiro para uma peça de teatro que faça uso extensivo do condicional composto. A peça deverá ter entre 10 e 15 minutos de duração.
  4. Revisão do Roteiro: Os roteiros devem ser entregues para a revisão do professor. O professor deve verificar se o condicional composto foi usado corretamente e se os aspectos culturais do país selecionado foram incorporados de maneira autêntica.
  5. Encenação: Após a aprovação do roteiro, os alunos devem ensaiar e encenar a peça. A peça pode ser gravada ou apresentada ao vivo para a classe.
  6. Redação do Relatório: Finalmente, os alunos devem redigir um relatório detalhado sobre o projeto. Este relatório deverá incluir, mas não se limitar a, quatro seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Introdução: Aqui os alunos deverão contextualizar o projeto, explicar por que é importante aprender o condicional composto e como a peça de teatro ajudou nesse aprendizado.

Desenvolvimento: Os alunos deverão detalhar todas as etapas do projeto, explicar de maneira clara e precisa a teoria do condicional composto, o processo de pesquisa e escrita do roteiro, a preparação e encenação da peça, indicando a metodologia utilizada. Além disso, eles devem discutir os resultados obtidos, como a reação do público, os feedbacks recebidos e as dificuldades encontradas.

Conclusão: Nesta seção, os alunos deverão indicar os principais aprendizados, explicitando como o condicional composto foi utilizado e quais habilidades socioemocionais foram desenvolvidas durante o projeto.

Bibliografia: Os alunos deverão listar todas as fontes utilizadas durante o projeto, sejam elas livros, páginas da web, vídeos, entre outros.

Dado o nível de complexidade e o número de tópicos abordados, estima-se que cada estudante invista mais de 12 horas no projeto.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies