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Projeto: Da Monarquia à República: Vivenciando a Transformação da Roma Antiga

História

Original Teachy

'EM13CHS103', 'EM13CHS204'

Roma Antiga, Monarquia e República: Revisão

Contextualização

A Roma Antiga é uma civilização que surgiu na península itálica no século VIII a.C. e que se expandiu até controlar toda a bacia do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Seu legado é vasto e abrange vários campos, tais como a política, o direito, a arquitetura, a literatura, a filosofia, a arte, a religião entre outros. Neste projeto, nos concentraremos em dois períodos principais dessa grande civilização: a Monarquia e a República.

Durante a Monarquia, que durou de 753-509 a.C., Roma foi governada por reis, enquanto que na era da República (509-27 a.C.), o poder passou para um conselho de senadores. Esta transição marca um dos momentos mais dinâmicos e ricos da história de Roma, com grandes conquistas, conflitos e transformações sociais que moldaram a cidade e o estado romano.

Importância da Roma Antiga

A importância do estudo da Roma Antiga está no fato de que a influência desta civilização ainda está presente em nossa sociedade moderna. O sistema legal e político, a estrutura governamental, a arquitetura, o sistema de estradas e muito mais têm suas raízes na Roma Antiga. Além disso, muitas das nossas instituições modernas, como o exército profissionalizado, o direito privado, e a ideologia de cidadania, foram desenvolvidas e aperfeiçoadas durante o período republicano romano.

O estudo da Monarquia e da República romanas também permite uma compreensão mais profunda sobre a natureza do poder, a transição da monarquia absolutista para uma república e os desafios inerentes à governança de uma grande potência. A comparação desses dois sistemas de governo fornece uma janela única para entender as dinâmicas do poder e da liderança.

Atividade Prática

Título da Atividade: Da Monarquia à República: Vivenciando a Transformação da Roma Antiga

Objetivo do Projeto

Este projeto interdisciplinar tem como objetivo engajar os alunos na exploração da mudança no sistema de governo da Roma antiga, ao passar da Monarquia para a República, por meio do estudo detalhado de aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver a capacidade de pesquisa, síntese, análise crítica e colaboração em equipe.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos de 3 a 5 alunos criará um roteiro para um documentário de curta-metragem (de 10 a 15 minutos) sobre a transição da Monarquia para a República na Roma antiga. Cada grupo será responsável por pesquisar, escrever o roteiro, criar o storyboard, gravar o vídeo e editar o documentário.

O documentário deve abordar os seguintes tópicos:

  1. Contexto e estrutura política e social da Monarquia Romana.
  2. Eventos chave que levaram à queda da monarquia.
  3. Estabelecimento da República e suas características básicas.
  4. Comparação entre a Monarquia e a República em termos de gestão do poder, cidadania, direitos e deveres dos cidadãos.
  5. A influência das estruturas políticas e sociais da Roma antiga na sociedade contemporânea.

Materiais Necessários

  • Livros e materiais online para pesquisa.
  • Um computador com software de edição de vídeo (iMovie, Adobe Premiere, Final Cut, etc.).
  • Uma câmera digital ou um smartphone com capacidade de gravação de vídeo.
  • Softwares gratuitos de design gráfico para a criação do storyboard (Canva, Adobe Spark, etc.).

Passo a Passo Detalhado

  1. Pesquisa e Roteiro: Os alunos deverão fazer uma pesquisa detalhada nos recursos sugeridos e em outras fontes confiáveis para obter um entendimento abrangente dos tópicos chave.
  2. Criação do Storyboard: Baseando-se na pesquisa e no roteiro, os alunos criarão um storyboard que ilustra o fluxo do documentário, incluindo as principais cenas, narrações, entrevistas, imagens, efeitos sonoros, etc.
  3. Gravação do Documentário: Com base no roteiro e no storyboard, os alunos gravarão as cenas e entrevistas para o documentário. Eles podem usar a escola, a casa ou outros locais como cenários para a gravação.
  4. Edição do Documentário: Usando um software de edição de vídeo, os alunos editarão o documentário, integrando as cenas filmadas, a narração, a trilha sonora, etc., para criar uma narrativa coesa.

Entregas do Projeto

Os alunos deverão entregar o seguinte:

  1. Documentário Finalizado: Um documentário de curta-metragem que explora a transição da Monarquia para a República na Roma antiga.
  2. Relatório Escrito: Um documento que contém a introdução ao tema, a descrição detalhada da metodologia utilizada para a execução do projeto, os principais resultados obtidos e as conclusões. Cada seção do relatório deve estar alinhada com os tópicos tratados no documentário. Por exemplo, na seção "Desenvolvimento", os alunos devem explicitar a teoria por trás dos temas abordados no documentário, explicar as atividades em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos. A seção "Conclusão" deve retomar os pontos principais do documentário e do projeto como um todo, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

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