🇧🇷
Entrar

Projeto: Mergulhando na Margem: Uma Iniciação à Literatura Marginal

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Tendências Literárias: Literatura Marginal

Contextualização

A Literatura Marginal é um movimento que ganhou força no Brasil nos anos 70, durante o período da ditadura. Ela é definida como uma narrativa que tem como protagonistas pessoas e contextos marginalizados pela sociedade, oferecendo uma perspectiva mais ampla e inclusiva da realidade brasileira. Seus textos, geralmente de caráter político e social, trazem críticas sobre a sociedade e suas desigualdades, e são produzidos fora dos espaços tradicionais de criação e difusão literária, como as grandes editoras.

Dentro da Literatura Marginal, encontramos uma riqueza de diversidade de estilos e narrativas. Desde poesias, contos, romances até peças de teatro, a literatura marginal utiliza a palavra como uma arma para questionar, protestar e resistir. Muitos desses textos retratam a vida nas periferias, a discriminação, a pobreza e a resistência, procurando dar voz àqueles que geralmente são silenciados pela sociedade.

Importância e Aplicações no Mundo Real

A Literatura Marginal tem um papel importante na formação de cidadãos críticos e na desconstrução de preconceitos. Ela permite que estudantes tenham contato com uma diversidade de experiências de vida e possam desenvolver empatia e solidariedade.

Além disso, a Literatura Marginal é um instrumento de resistência e de luta por direitos. Ela oferece uma visão mais realista e crítica da sociedade, possibilitando que os jovens se tornem mais conscientes dos desafios enfrentados por diferentes grupos sociais e possam se posicionar de maneira mais fundamentada e crítica frente às desigualdades e injustiças.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Mergulhando na Margem: Uma Iniciação à Literatura Marginal"

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorarem a literatura marginal através de uma pesquisa colaborativa e uma produção criativa. Eles irão se familiarizar com os temas e estilos associados a essa vertente literária e desenvolverão suas próprias peças de literatura marginal, utilizando a escrita como uma ferramenta crítica e de expressão.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 integrantes, irão realizar uma pesquisa sobre autores representativos da literatura marginal e suas obras. Cada grupo irá selecionar um autor, estudar sua biografia, contexto de vida e obras principais. Após essa fase de pesquisa, os grupos deverão produzir uma obra literária (poesia, conto, crônica, etc.) que reflita os princípios da literatura marginal.

Materiais Necessários

  • Acesso à internet para pesquisa;
  • Livros e outras fontes de referência sobre literatura marginal;
  • Papel, lápis ou equipamento para produção digital do texto.

Passo a Passo

  1. Pesquisa: Em grupo, escolham um autor representativo da literatura marginal e comecem a pesquisa. Estudem sua biografia, contexto social e político, e suas principais obras. Usem os recursos sugeridos na seção anterior e busquem outras fontes confiáveis.

  2. Discussão e Análise: Discutam as obras lidas, identifiquem temas recorrentes, a linguagem utilizada, o estilo de escrita, a estrutura das obras e como elas dialogam com a sociedade e a cultura.

  3. Criação: Com base nos aprendizados da pesquisa e discussão, desenvolvam uma obra literária que reflita os princípios da literatura marginal. Pode ser uma poesia, um conto ou uma crônica, por exemplo. Usem a criatividade e não esqueçam de que a literatura marginal é uma forma de expressão crítica e de resistência.

  4. Apresentação: Preparem uma apresentação da pesquisa realizada e da obra criada para o restante da turma.

Entregáveis do Projeto

  1. Relatório Escrito: O relatório deve conter: Introdução (contextualização do tema da literatura marginal e relevância), Desenvolvimento (o autor escolhido, sua biografia, obras, análise das obras e discussão sobre os elementos da literatura marginal identificados), a obra literária criada pelo grupo e Conclusão (aprendizados, reflexões e conclusões do grupo sobre o projeto). Por fim, incluir a Bibliografia usada na pesquisa.

  2. Apresentação: O grupo deve preparar uma apresentação oral para a turma sobre a pesquisa realizada e a obra criada. A apresentação deve ser planejada para durar cerca de 15 minutos.

  3. Obra Literária: O texto produzido pelo grupo, que deve ser entregue em formato digital ou impresso, conforme definido pelo professor.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies